Entrevistamos uma especialista em varejo para você entender as diferenças e aumentar suas vendas.
A palavra shopper refere-se ao estado de espírito da pessoa que vai comprar algo. Existe uma pequena diferença entre ele e o consumidor. Neste conteúdo, conversamos com a especialista em varejo, Bia Cavalcante, para entender um pouco mais sobre esses termos.
Apesar dos termos diferentes, segundo Bia Cavalcante,o papel de consumidor e shopper pode ou não ser exercido pela mesma pessoa. “Consumidor é o que exerce o papel no ato de consumo de determinado produto, enquanto shopper é o papel exercido pela pessoa que compra o mesmo produto”.
Num exemplo clássico, uma mãe pode comprar um produto para a filha, mas não ser consumidora dele, mas se ela consumir, ela será shopper e consumidora. “Entender esses diferentes momentos é muito importante para que o empresário possa traçar estratégias de sucesso no varejo. O shopper, então, é a pessoa que avalia, durante o ato da compra, onde, como e o que comprar”.
Segundo Bia Cavalcante a emoção é a responsável pela compra de itens de desejo, por isso é importante escutar o que o consumidor quer. “O momento da compra pode ser um momento de estresse para os shoppers, pois o varejo nem sempre está estruturado de uma maneira lógica, organizada sob seu ponto de vista, com comunicação eficiente e sortimento adequado. Além disso, o tempo hoje exerce um fator primordial na experiência de compra do shopper. É muito importante que o empresário entenda todos esses fatores – racionais, emocionais e psicológicos – envolvidos no momento da compra, para que possa atender a esse cliente de uma maneira melhor”.
Além disso, o excesso de ofertas no varejo pode afetar as micro e pequenas empresas. “O excesso de oferta produz clientes mais exigentes. Se o varejo não atende às suas expectativas, a troca por outro varejo é muito fácil. Hoje o cliente pode escolher tudo: o que, onde, qual serviço utilizar. O empreendedor deve entender que o grande desafio não é o preço, mas o potencial de estar mais próximo do seu cliente, que busca um serviço diferenciado”.
Por fim, a especialista em varejo dá algumas dicas de como o empreendedor pode se preparar para atender as expectativas de clientes mais exigentes. “É preciso uma gestão baseada no ponto de vista do cliente. A estratégia deve ser desenhada com um olhar de fora para dentro do negócio, com base na visão do cliente. [...] É fundamental ter os olhos e ouvidos atentos para compreendê-lo, atendê-lo e surpreendê-lo. É preciso lembrar que lucratividade não pode ser um meio, tem que ser um fim”.
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Comitiva Empreendedora
No próximo dia 18 de novembro, Coxim recebe a Comitiva Pantaneira, evento que reúne oficinas vivas, exposição de artesanato, gastronomia típica e show com os partas de casa. O evento é gratuito e acontece na Praça Zacarias Mourão (Pé de Cedro), na Rua João Pessoa, 325-409, Centro. Confira a programação completa: 16h as 23h Exposição do Artesanato de Coxim (tenda 10 x10 específica) Exposição do Artesanato Pantaneiro Made in Pantanal (tenda 10x10 específica) Espaço Gastronômico Com Pratos Típicos Pantaneiros (tenda 10x10 específica) Comitiva Pantaneira: Comitiva dos Amigos com Júlio Pipoca (palco principal) 16h as 20h (Tenda montada para abrigar oficina viva) Oficina de Faixa Pantaneira: Tecendo Nossa História Oficina de Arte em Cerâmica: Animais do Pantanal Oficina de Tranças Pantaneiras com a Comitiva 2R Oficina de Contação de Causos Pantaneiro com Escritor Fabio Sobra 18h as 19h (Palco principal) Lançamento do Documentário Rotas Monçoeiras: a história de um rio e seu povo. Direção Cid Nogueira e Silas Ismael - Produção e Roteiro Ariek Albrecht 19h as 20h (Palco Principal) Homenagem aos Mestres dos Saberes de Coxim 20h as 23h (Palco principal) Show com o Artistas Prata da Casa e Artista Regional Após os Shows Roda de Viola com Artistas Pratas da Casa
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Abri minha empresa! E agora? - Melhor se a equipe estiver motivada
Na cartilha anterior "Abri minha empresa e agora - Ajudar na renda familiar é uma boa destinação do lucro, mas..." nós falamos da importância em separar pessoa física da pessoa jurídica? Agora, vamos abordar um item muito importante para qualquer empresa que, na maioria das vezes, é aquele que vai fazer a diferença entre você e seus concorrentes. Sem o cliente não existe empresa!O cliente sempre tem razão!O cliente está sempre em primeiro lugar!Atenda o cliente como você gostaria de ser atendido!Cliente é rei! Quantas vezes você já ouviu as frasses acima? Inúmeras, certo? Nós, do Sebrae acreditamos que o cliente prefere comprar em empresas que façam destas frases não apenas propaganda, ou um slogan de pura demagogia, mas sim, que verdadeiramente elas sejam colocadas em ação como parte da sua missão empresarial. O Sebrae elaborou uma cartilha para você conhecer dicas e aprender ferramentas de motivação. Faça o download: Abri minha empresa e agora? Melhor se equipe estiver motivada.(PDF)Você precisa estar logado no Portal de Atendimento do Sebrae no MS para fazer o download do arquivo. Ao inserir login e senha, o download iniciará automaticamente
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Mapa da empatia: pensando com a cabeça do cliente
Segundo o sócio da Nodal Consultoria e co-autor do livro Business Model Generation, Luís Eduardo de Carvalho, “É preciso calçar as sandálias do cliente”. Mas para que as sandálias fiquem confortáveis, o empreendedor precisa descobrir o número do consumidor. Para isso, o consultor orienta a aplicação do Mapa da Empatia, uma ferramenta que funciona como uma bússola para chegar ao cliente e às suas perspectivas. “Quando o empresário começa a pensar com a cabeça do cliente tem uma série de cliques. É uma troca de papéis”. Essa troca precisa resultar na reflexão de diversas questões O consultor explica que, conforme sistematização de Alexander Osterwalder, autoridade mundial no assunto, o Mapa da Empatia propõe três conjuntos de questões, determinantes na decisão do cliente de comprar algum produto ou contratar algum serviço. São elas: “tarefa realizada”, “benefício esperado” e “ponto de dor”. Segundo Carvalho, a “tarefa realizada” diz respeito à pretensão do consumidor quanto ao uso do produto ou serviço – as pessoas têm intenções diversas quanto a essa utilidade, o que deve ser considerado pelo empresário. O cliente também projeta expectativas quanto à sua experiência na hora de comprar (o ambiente da loja, a forma de pagamento, o atendimento, etc) e espera muitos benefícios. No outro pólo, estão os fatores que podem servir de obstáculos ao consumo, como, por exemplo, o valor do produto. Trata-se dos “pontos de dor”. O empresário deve oferecer, neste caso, “analgésicos” adequados, isto é, soluções interessantes ao consumidor e que o estimulem a efetivar a compra.
Thu Sep 16 09:56:50 BRT 2021
Dez dicas para falar bem nas reuniões de negócios
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