Descubra mais sobre o marketing de conteúdo e como começar a trabalhar essa estratégia

Pâmela Machado
· 03/04/2023 · Atualizado em 23/11/2023
Quer estar perto do seu público e gerar uma percepção positiva da sua marca? O marketing de conteúdo pode ser uma boa estratégia para seu objetivo. Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre: o que é o marketing de conteúdo, quais os seus benefícios e como começar agora essa estratégia.
O marketing de conteúdo é a estratégia de produzir conteúdos relevantes e de valor para as pessoas, crescendo sua rede de clientes e potenciais clientes. Esses conteúdos podem ser em diferentes formatos, como texto, vídeo, foto, ebook e entre outros.
Os principais benefícios do marketing de conteúdo são:
- Aumento e melhora na visibilidade online da marca, com ele você pode se tornar também referência e autoridade em alguns assuntos;
- Facilidade na hora de adquirir clientes, por exemplo, as pessoas encontram seu site nas buscas e você fica em contato facilmente com potenciais clientes.
Esses são apenas alguns benefícios de destaque. Chegou a hora de conhecer como o marketing de conteúdo funciona na prática.
Como você vai conseguir os benefícios do marketing de conteúdo na prática?
É importante destacar que, no marketing de conteúdo, você vai focar no interesse do seu cliente e não na venda direta dos seus produtos. É o momento de interagir e envolver seu público, mostrar que você é especialista no assunto e pode oferecer um conteúdo útil.
Na prática, caso você opte por produzir um artigo, o seu cliente vai buscar algo sobre o tema na internet e vai encontrar a sua marca oferecendo um conteúdo para ele. Esse conteúdo pode esclarecer alguma dúvida, oferecer uma solução para o problema dele ou até mesmo ensinar algo novo da área.
É assim que a sua marca vira referência no assunto. Quando o potencial cliente precisar de algum produto, as chances dele procurar o seu, que ele conhece, são bem maiores.
Entretanto, é preciso relembrar que você não vai excluir totalmente os interesses da sua marca. Você vai oferecer um conteúdo que o cliente tem interesse, mas vai utilizar estratégias para se beneficiar disso.
Comece a trabalhar o marketing de conteúdo
Para começar efetivamente a construir no marketing de conteúdo, você deve pensar no seu conteúdo em três etapas: planejamento, construção e avaliação. Separamos uma explicação e um exemplo para cada uma delas.
-
Hora de planejar
Em qualquer produção de conteúdo, o planejamento é essencial. No caso do marketing de conteúdo, nessa etapa, você vai pensar:
- Para quem você vai produzir esse conteúdo - é necessário estudar seu público e principalmente, estabelecer sua persona;
- O objetivo desse conteúdo;
- Como ele vai ser distribuído - neste momento, você vai definir qual formato e canal você vai utilizar.
Para definir seu objetivo é preciso pensar naqueles que podem ser medidos, como, gerar leads, gerar autoridade e entre outros. Um exemplo: o número de visitas no seu site, as menções da sua marca nas redes e em outros sites, podem demonstrar a autoridade da sua marca.
Na hora de definir o formato, você vai escolher entre vídeo, áudio, imagem, texto e entre outros. Em conjunto, você vai pensar nos canais que esse conteúdo vai ser distribuído, por exemplo, redes sociais, blog, e-mail ou outros.
-
Construindo o conteúdo
Para a etapa de construção do marketing de conteúdo não existe segredo, você vai seguir o seu planejamento. Porém, com alguns requisitos:
- Construir um conteúdo de qualidade, considerando o estilo próprio de cada canal, além dos formatos ideais;
- Manter uma frequência de publicação para os conteúdos;
- Manter algo visualmente bonito e agradável para o cliente;
- Documentar tudo, pensando na possibilidade de um checklist para se guiar, listando tudo que o seu conteúdo deve ter.
Algumas estratégias podem alavancar sua construção de conteúdo. Para texto, o SEO, que é uma otimização para motores de busca, pode te ajudar. No caso das redes sociais, utilize perfis profissionais, incentive uma conversa com seus clientes e defina a voz do seu negócio.
Para entender mais sobre cada rede social, você pode conferir o artigo “Conheça as principais redes sociais e como usá-las”.
-
É o momento de avaliar se deu certo
Por fim, chegou o momento de avaliar se a sua estratégia de marketing de conteúdo está dando certo. Lembrando, que algumas estratégias de marketing de conteúdo funcionam somente a longo prazo.
É importante conhecer as métricas e estudar sobre os indicadores-chave de performance. Como comentamos inicialmente, para comprovar que melhorou o engajamento da marca é possível verificar, por exemplo, compartilhamento em redes sociais, número de páginas visitadas no site, comentários em postagens e entre outros.
Como estamos falando sobre marketing de conteúdo no mundo digital, para te auxiliar nessa etapa, indicamos que você leia o artigo “Métricas de marketing digital: conheça algumas dicas para sua empresa”.
Percebeu que sua estratégia não alcançou o resultado esperado? Não tem problema mudar de estratégia e reformular, o importante é tirar algo da sua avaliação.
Por fim, caso você ainda tenha alguma dúvida sobre produção de conteúdo, nós, do Sebrae/MS, estamos prontos para te ajudar. Procure uma unidade mais próxima ou se preferir entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo 0800 570 0800 (whatsapp e ligação).
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?
Conteúdo relacionado
15 termos em inglês que todos falam e você não sabe o que significam
Cada profissão e ramo de atividade tem sua linguagem própria. Por exemplo, quem já não ficou confuso com os termos super técnicos do médico durante uma consulta? Ou não ficou perdido numa conversa com advogados falando o famoso juridiquês? No mundo dos negócios, alguns termos e expressões também são utilizados por quem é da área. Entender esses“business jargon” (ou jargões empresariais) é fundamental para uma comunicação eficiente no dia a dia e em reuniões estratégicas de negócio. Por isso, separamos as expressões mais comuns, traduzindo-as e explicando seu significado.
November, 2023
Como calcular preço de venda?
O preço de venda é aquele preço cobrado dos clientes em relação ao produto que ele comprou. Não basta colocar um valor baseado na concorrência ou aleatoriamente, é preciso entender o conceito de preço de venda mais profundamente. Para conseguir formar um preço competitivo e lucrativo é necessário conhecer algumas definições: Custo: É o que se gasta para obter ou produzir os produtos ou executar os serviços. Este gasto é fundamental ao dia a dia de qualquer empresa, pois é por meio dele que ela consegue operar para levar seu produto ou serviço para venda, exemplo: custo da compra, frete pago para transportar mercadoria, seguro pago da mercadoria, matéria-prima Investimento: É a aplicação de parte do dinheiro para que ele gere rendimentos em longo prazo, exemplo: aquisição de equipamentos para melhorar a produção. Despesa Fixa: É o que se gasta para manter a estrutura da empresa funcionando, exemplo: aluguel, luz, água, telefone, salários, pró-labore, a contribuição do MEI, etc. Despesa Variável: É o que se gasta para comercializar os produtos ou os serviços, exemplo: impostos sobre a venda e comissão de vendedores. Se você quer aprender mais sobre esses conceitos, pode acessar a cartilha “Tipos de custos, despesas e investimentos.” Os elementos relacionados acima são fundamentais para definir o preço de venda, mas além destes procedimentos é importante que sua empresa estabeleça uma política de preços compatíveis com o mercado, seus concorrentes e sua estratégia de crescimento. Cada produto ou serviço exige um tratamento diferenciado, isso em função da demanda e concorrência.
November, 2023
Conheça o potencial do mercado da terceira idade
Antes de nos aprofundarmos na temática do mercado consumidor, é importante lembrar que os idosos também são uma crescente força de trabalho. Já que o Ipea aponta que até 2040 metade da força de trabalho no Brasil terá mais de 50 anos. E o estudo Towards a Longevity Dividend afirma que existe uma relação direta entre longevidade e produtividade no trabalho nos idosos. A conclusão é que pessoas que já passaram por várias fases da vida e não gastam tempo criando filhos ou buscando formação acabam sendo mais comprometidas com o trabalho, além de mais rápidas e seguras para tomar decisões. Porém, sem encontrar espaço no mercado de trabalho, o empreendedorismo acaba sendo uma opção. A pesquisa Global Entrepreneurship Monitor realizada no Brasil pelo Sebrae mostra que a proporção de donos de negócio com 65 anos ou mais é 7% do total no Brasil. Apesar de ser um número tímido, há muito espaço para que ele aumente com o passar dos anos.
November, 2023
O que é shopper e qual sua diferença para o consumidor?
A palavra shopper refere-se ao estado de espírito da pessoa que vai comprar algo. Existe uma pequena diferença entre ele e o consumidor. Neste conteúdo, conversamos com a especialista em varejo, Bia Cavalcante, para entender um pouco mais sobre esses termos.
November, 2023
Comitiva Empreendedora
No próximo dia 18 de novembro, Coxim recebe a Comitiva Pantaneira, evento que reúne oficinas vivas, exposição de artesanato, gastronomia típica e show com os partas de casa. O evento é gratuito e acontece na Praça Zacarias Mourão (Pé de Cedro), na Rua João Pessoa, 325-409, Centro. Confira a programação completa: 16h as 23h Exposição do Artesanato de Coxim (tenda 10 x10 específica) Exposição do Artesanato Pantaneiro Made in Pantanal (tenda 10x10 específica) Espaço Gastronômico Com Pratos Típicos Pantaneiros (tenda 10x10 específica) Comitiva Pantaneira: Comitiva dos Amigos com Júlio Pipoca (palco principal) 16h as 20h (Tenda montada para abrigar oficina viva) Oficina de Faixa Pantaneira: Tecendo Nossa História Oficina de Arte em Cerâmica: Animais do Pantanal Oficina de Tranças Pantaneiras com a Comitiva 2R Oficina de Contação de Causos Pantaneiro com Escritor Fabio Sobra 18h as 19h (Palco principal) Lançamento do Documentário Rotas Monçoeiras: a história de um rio e seu povo. Direção Cid Nogueira e Silas Ismael - Produção e Roteiro Ariek Albrecht 19h as 20h (Palco Principal) Homenagem aos Mestres dos Saberes de Coxim 20h as 23h (Palco principal) Show com o Artistas Prata da Casa e Artista Regional Após os Shows Roda de Viola com Artistas Pratas da Casa
November, 2023
Abri minha empresa! E agora? - Melhor se a equipe estiver motivada
Na cartilha anterior "Abri minha empresa e agora - Ajudar na renda familiar é uma boa destinação do lucro, mas..." nós falamos da importância em separar pessoa física da pessoa jurídica? Agora, vamos abordar um item muito importante para qualquer empresa que, na maioria das vezes, é aquele que vai fazer a diferença entre você e seus concorrentes. Sem o cliente não existe empresa!O cliente sempre tem razão!O cliente está sempre em primeiro lugar!Atenda o cliente como você gostaria de ser atendido!Cliente é rei! Quantas vezes você já ouviu as frasses acima? Inúmeras, certo? Nós, do Sebrae acreditamos que o cliente prefere comprar em empresas que façam destas frases não apenas propaganda, ou um slogan de pura demagogia, mas sim, que verdadeiramente elas sejam colocadas em ação como parte da sua missão empresarial. O Sebrae elaborou uma cartilha para você conhecer dicas e aprender ferramentas de motivação. Faça o download: Abri minha empresa e agora? Melhor se equipe estiver motivada.(PDF)Você precisa estar logado no Portal de Atendimento do Sebrae no MS para fazer o download do arquivo. Ao inserir login e senha, o download iniciará automaticamente
June, 2023
Mapa da empatia: pensando com a cabeça do cliente
Segundo o sócio da Nodal Consultoria e co-autor do livro Business Model Generation, Luís Eduardo de Carvalho, “É preciso calçar as sandálias do cliente”. Mas para que as sandálias fiquem confortáveis, o empreendedor precisa descobrir o número do consumidor. Para isso, o consultor orienta a aplicação do Mapa da Empatia, uma ferramenta que funciona como uma bússola para chegar ao cliente e às suas perspectivas. “Quando o empresário começa a pensar com a cabeça do cliente tem uma série de cliques. É uma troca de papéis”. Essa troca precisa resultar na reflexão de diversas questões O consultor explica que, conforme sistematização de Alexander Osterwalder, autoridade mundial no assunto, o Mapa da Empatia propõe três conjuntos de questões, determinantes na decisão do cliente de comprar algum produto ou contratar algum serviço. São elas: “tarefa realizada”, “benefício esperado” e “ponto de dor”. Segundo Carvalho, a “tarefa realizada” diz respeito à pretensão do consumidor quanto ao uso do produto ou serviço – as pessoas têm intenções diversas quanto a essa utilidade, o que deve ser considerado pelo empresário. O cliente também projeta expectativas quanto à sua experiência na hora de comprar (o ambiente da loja, a forma de pagamento, o atendimento, etc) e espera muitos benefícios. No outro pólo, estão os fatores que podem servir de obstáculos ao consumo, como, por exemplo, o valor do produto. Trata-se dos “pontos de dor”. O empresário deve oferecer, neste caso, “analgésicos” adequados, isto é, soluções interessantes ao consumidor e que o estimulem a efetivar a compra.
September, 2021
Dez dicas para falar bem nas reuniões de negócios
Atualmente, hábitos de enviar mensagens e e-mail ao invés de telefonar ou mesmo se comunicar com seu colega ao lado têm prejudicado a conversa pessoalmente.Falar bem é uma das maneiras de transmitir confiança e ter uma reunião bem-sucedida. Independente das diferentes áreas de negócio, a boa comunicação deve sempre estar presente nas reuniões, visto que elas podem definir o seu futuro profissional. Segundo especialistas, o medo de falar em público é o maior medo das pessoas. Mas alguns cuidados simples e fáceis de serem observados podem garantir um bom resultado na oratória e garantir o sucesso de uma apresentação. É possível falar com segurança e sem receio de que as pessoas possam censurá-lo ou criticá-lo.
September, 2021
Abri minha empresa! E agora? - Sem preço bom não haverá negócio
Observe bem, o dinheiro que você gastou, na forma de "investimento" para montar sua empresa, tem que voltar para você na forma de lucro mensal. Senão, montar seu negócio não terá valido a pena. O preço de venda que praticar em seus produtos ou serviços é que vai gerar para sua empresa o lucro necessário. É o que chamamos de Retorno do Investimento. Da mesma forma, tudo que sua empresa gastar mensalmente, para produzir produtos ou serviços, ou para revender se for um comércio, e mesmo o que gasta na sua gestão, com o pagamento de funcionários, aluguéis, impostos, entre outros, tem que retornar para a empresa através do pagamento dos clientes. É o que chamamos no Sebrae como cobertura de custo, ou Compensação dos Gastos da operação da empresa. As perguntas que você e nós do Sebrae fazemos, agora, é: Como conseguir preço compensador para os seus produtos e serviços?Como conseguir volume de vendas que valha a pena? As respostas não seguem um padrão e variam de empresa para empresa. Por isso, o Sebrae elaborou uma cartilha para você saiber como conseguir um volume de vendas que supere seus gastos. Faça o donwload: Abri minha empresa, e agora? Agora sem bom preço não haverá negócio.(PDF)Você precisa estar logado no Portal de Atendimento do Sebrae no MS para fazer o download do arquivo. Ao inserir login e senha, o download iniciará automaticamente
November, 2020
Tendências para E-commerce de Moda
Tido antigamente algo difícil de ser trabalhado, e-commerce de moda vem ganhando proporções significativas no Brasil, a ponto de chamar a atenção de gigantes do segmento. Vale lembrar que há tempos o consumidor não está mais só no comércio de rua ou nos shoppings centers, o cliente em potencial está também na internet. A categoria de Moda e acessórios está em 1º lugar em volume de produtos vendidos no comércio eletrônico. Segundo o relatório do E-bit, o varejo da moda movimentou 16 bilhões de reais no primeiro semestre de 2014, sendo 26% a mais que no mesmo período do ano anterior. Com o objetivo de facilitar o acesso a informação, o Sebrae no MS disponibiliza para empresários e empreendedores o infográfico "Tendências para E-commerce de Moda". Veja: como alcançar novas fatias de mercado, razões para compra online, embalagens, looks, trilha do conhecimento. Faça o download: Tendências para E-commerce da Moda.(PDF)
November, 2020
Tendências para Turismo de Experiência
Como em qualquer negócio, o comportamento do consumidor vem trazendo mudanças significativas nos modelos de operação das empresas atualmente. No caso do turismo, não poderia ser diferente. O segmento registra um conceito que não é novo, mas que vem ganhando força nos dias atuais com um novo tipo de viajante que busca por experiências diferenciadas e personalização da viagem, o turista de experiência. Com a mudança na maneira de consumir o turismo, o importante é valorizar as peculiaridades de cada destino e envolver outros tipos de produtos e serviços dentro do turismo de experiência. Com o objetivo de facilitar o acesso a informação, o Sebrae no MS disponibiliza para empresários e empreendedores o infográfico "Tendências para Turismo de Experiência". Veja: o que é turismo de experiência, o que esse cliente busca, características de um potencial destino de turismo de experiência, trilha de conhecimento. Tendências para Turismo de Experiência(PDF).
November, 2020
Tendências para Indústria de Congelados
A partir da década de 80 os alimentos congelados passaram a ocupar um espaço importante no cardápio dos brasileiros, principalmente das classes média e alta, e em maior concentração em regiões onde a participação das mulheres no mercado de trabalho é grande. Os congelados tornaram-se uma opção para quem não quer, ou não pode dispor de tempo preparando seus próprios alimentos, mas também não abre mão de uma alimentação saudável e saborosa. Estes alimentos ajudam na economia de tempo, eliminação de tarefas cansativas,, refeição do dia a dia, recepção de visitas e eliminação do desperdício de comida. Com o objetivo de facilitar o acesso a informação, o Sebrae no MS disponibiliza para empresários e empreendedores o infográfico "Tendências para Indústria de Congelados". Veja: aascensão do mercado, experiência de degustação, alimentos funcionais, produtos para dietas e controle de peso, regulamentação, trilha de conhecimento. Faça o download: Tendências para Indústria de Congelados.(PDF)