Conheça alguns termos em inglês utilizados dentro da área de empreendedorismo para ter uma boa comunicação em qualquer espaço

Cada profissão e ramo de atividade tem sua linguagem própria. Por exemplo, quem já não ficou confuso com os termos super técnicos do médico durante uma consulta? Ou não ficou perdido numa conversa com advogados falando o famoso juridiquês?
No mundo dos negócios, alguns termos e expressões também são utilizados por quem é da área. Entender esses“business jargon” (ou jargões empresariais) é fundamental para uma comunicação eficiente no dia a dia e em reuniões estratégicas de negócio.
Por isso, separamos as expressões mais comuns, traduzindo-as e explicando seu significado.
ROI (Return on Investiment): a sigla significa “retorno sobre investimento” e trata-se de um indicador que mostra quanto dinheiro a empresa está ganhando ou perdendo, com cada investimento realizado.
Budget: o termo da língua inglesa significa “orçamento”. No “budget” de uma empresa são inseridas variáveis de custos, receitas e despesas, definindo um plano de contas.
Market trends: a expressão se refere às tendências de mercado que a empresa deve estudar e avaliar para definir seu plano de negócios e estratégias.
Stakeholder: a tradução livre das duas palavras que formam essa expressão significa “parte interessada”. Diz respeito às pessoas impactadas por um negócio: sócios, clientes, acionistas, funcionários, entre outros.
Spin-off: é o termo utilizado para designar aquilo que foi derivado de algo já desenvolvido ou pesquisado anteriormente. É um negócio que surge de um outro já existente.
Deadline: é a expressão em inglês para dizer o prazo final ou máximo para a entrega de determinada atividade ou trabalho.
Forecast: a tradução da palavra é “previsão”, e pode representar a previsão da empresa para gastos, vendas, contratações, lucro, entre outros.
Briefing: sem uma tradução literal para a palavra, significa o conjunto de dados e informações que vão dar suporte e para a criação e desenvolvimento de determinado trabalho ou atividade.
Brainstorm: expressão inglesa formada pela junção das palavras “brain”, que significa cérebro, intelecto, e “storm”, que significa tempestade. A “tempestade de ideias” é uma metodologia que reúne várias pessoas para lançar ideias aleatórias sobre determinado assunto, a fim de encontrar uma ideia ou uma solução válida para um problema ou situação.
Pitch: sem considerar sua tradução literal, é um discurso breve e objetivo sobre a natureza de um produto ou serviço feito pelo empreendedor, geralmente para convencer investidores sobre o potencial do seu negócio.
Feedback: quando se fala em dar um retorno para alguém sobre algum trabalho realizado, fala-se em dar “feedback”. O feedback do gestor para o funcionário – avaliando suas ações positivas e propondo melhorias – é uma maneira de manter colaboradores engajados e produtivos.
Turnover: a melhor tradução para a expressão é “rotatividade de pessoal”. No contexto de Gestão de Pessoas, está relacionada com a saída e contratação de funcionários.
Benchmarking: Método de comparação de serviços, produtos e práticas que buscam superar a concorrência e aprimorar as funções e processos de uma empresa.
CRM (Customer Relationship Management): traduzindo para o português, é a Gestão de Relacionamento com o Cliente, um conjunto de ferramentas que visam criar e manter um bom relacionamento com o consumidor.
Know-how: a tradução livre das duas palavras é “saber como” e diz-se da expertise de alguém sobre como fazer alguma coisa. Ou seja, conhecimento adquirido com vivências e experiência em determinada área.
Essas são apenas algumas palavras para expandir seu conhecimento, dentro do universo empresarial você vai encontrar muitas outras. Por isso, estude sempre e busque aprender mais sobre cada área dentro do empreendedorismo.
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Como calcular preço de venda?
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June, 2023
Mapa da empatia: pensando com a cabeça do cliente
Segundo o sócio da Nodal Consultoria e co-autor do livro Business Model Generation, Luís Eduardo de Carvalho, “É preciso calçar as sandálias do cliente”. Mas para que as sandálias fiquem confortáveis, o empreendedor precisa descobrir o número do consumidor. Para isso, o consultor orienta a aplicação do Mapa da Empatia, uma ferramenta que funciona como uma bússola para chegar ao cliente e às suas perspectivas. “Quando o empresário começa a pensar com a cabeça do cliente tem uma série de cliques. É uma troca de papéis”. Essa troca precisa resultar na reflexão de diversas questões O consultor explica que, conforme sistematização de Alexander Osterwalder, autoridade mundial no assunto, o Mapa da Empatia propõe três conjuntos de questões, determinantes na decisão do cliente de comprar algum produto ou contratar algum serviço. São elas: “tarefa realizada”, “benefício esperado” e “ponto de dor”. Segundo Carvalho, a “tarefa realizada” diz respeito à pretensão do consumidor quanto ao uso do produto ou serviço – as pessoas têm intenções diversas quanto a essa utilidade, o que deve ser considerado pelo empresário. O cliente também projeta expectativas quanto à sua experiência na hora de comprar (o ambiente da loja, a forma de pagamento, o atendimento, etc) e espera muitos benefícios. No outro pólo, estão os fatores que podem servir de obstáculos ao consumo, como, por exemplo, o valor do produto. Trata-se dos “pontos de dor”. O empresário deve oferecer, neste caso, “analgésicos” adequados, isto é, soluções interessantes ao consumidor e que o estimulem a efetivar a compra.
September, 2021
Dez dicas para falar bem nas reuniões de negócios
Atualmente, hábitos de enviar mensagens e e-mail ao invés de telefonar ou mesmo se comunicar com seu colega ao lado têm prejudicado a conversa pessoalmente.Falar bem é uma das maneiras de transmitir confiança e ter uma reunião bem-sucedida. Independente das diferentes áreas de negócio, a boa comunicação deve sempre estar presente nas reuniões, visto que elas podem definir o seu futuro profissional. Segundo especialistas, o medo de falar em público é o maior medo das pessoas. Mas alguns cuidados simples e fáceis de serem observados podem garantir um bom resultado na oratória e garantir o sucesso de uma apresentação. É possível falar com segurança e sem receio de que as pessoas possam censurá-lo ou criticá-lo.
September, 2021
Abri minha empresa! E agora? - Sem preço bom não haverá negócio
Observe bem, o dinheiro que você gastou, na forma de "investimento" para montar sua empresa, tem que voltar para você na forma de lucro mensal. Senão, montar seu negócio não terá valido a pena. O preço de venda que praticar em seus produtos ou serviços é que vai gerar para sua empresa o lucro necessário. É o que chamamos de Retorno do Investimento. Da mesma forma, tudo que sua empresa gastar mensalmente, para produzir produtos ou serviços, ou para revender se for um comércio, e mesmo o que gasta na sua gestão, com o pagamento de funcionários, aluguéis, impostos, entre outros, tem que retornar para a empresa através do pagamento dos clientes. É o que chamamos no Sebrae como cobertura de custo, ou Compensação dos Gastos da operação da empresa. As perguntas que você e nós do Sebrae fazemos, agora, é: Como conseguir preço compensador para os seus produtos e serviços?Como conseguir volume de vendas que valha a pena? As respostas não seguem um padrão e variam de empresa para empresa. Por isso, o Sebrae elaborou uma cartilha para você saiber como conseguir um volume de vendas que supere seus gastos. Faça o donwload: Abri minha empresa, e agora? Agora sem bom preço não haverá negócio.(PDF)Você precisa estar logado no Portal de Atendimento do Sebrae no MS para fazer o download do arquivo. Ao inserir login e senha, o download iniciará automaticamente
November, 2020
Tendências para E-commerce de Moda
Tido antigamente algo difícil de ser trabalhado, e-commerce de moda vem ganhando proporções significativas no Brasil, a ponto de chamar a atenção de gigantes do segmento. Vale lembrar que há tempos o consumidor não está mais só no comércio de rua ou nos shoppings centers, o cliente em potencial está também na internet. A categoria de Moda e acessórios está em 1º lugar em volume de produtos vendidos no comércio eletrônico. Segundo o relatório do E-bit, o varejo da moda movimentou 16 bilhões de reais no primeiro semestre de 2014, sendo 26% a mais que no mesmo período do ano anterior. Com o objetivo de facilitar o acesso a informação, o Sebrae no MS disponibiliza para empresários e empreendedores o infográfico "Tendências para E-commerce de Moda". Veja: como alcançar novas fatias de mercado, razões para compra online, embalagens, looks, trilha do conhecimento. Faça o download: Tendências para E-commerce da Moda.(PDF)
November, 2020
Tendências para Turismo de Experiência
Como em qualquer negócio, o comportamento do consumidor vem trazendo mudanças significativas nos modelos de operação das empresas atualmente. No caso do turismo, não poderia ser diferente. O segmento registra um conceito que não é novo, mas que vem ganhando força nos dias atuais com um novo tipo de viajante que busca por experiências diferenciadas e personalização da viagem, o turista de experiência. Com a mudança na maneira de consumir o turismo, o importante é valorizar as peculiaridades de cada destino e envolver outros tipos de produtos e serviços dentro do turismo de experiência. Com o objetivo de facilitar o acesso a informação, o Sebrae no MS disponibiliza para empresários e empreendedores o infográfico "Tendências para Turismo de Experiência". Veja: o que é turismo de experiência, o que esse cliente busca, características de um potencial destino de turismo de experiência, trilha de conhecimento. Tendências para Turismo de Experiência(PDF).
November, 2020
Tendências para Indústria de Congelados
A partir da década de 80 os alimentos congelados passaram a ocupar um espaço importante no cardápio dos brasileiros, principalmente das classes média e alta, e em maior concentração em regiões onde a participação das mulheres no mercado de trabalho é grande. Os congelados tornaram-se uma opção para quem não quer, ou não pode dispor de tempo preparando seus próprios alimentos, mas também não abre mão de uma alimentação saudável e saborosa. Estes alimentos ajudam na economia de tempo, eliminação de tarefas cansativas,, refeição do dia a dia, recepção de visitas e eliminação do desperdício de comida. Com o objetivo de facilitar o acesso a informação, o Sebrae no MS disponibiliza para empresários e empreendedores o infográfico "Tendências para Indústria de Congelados". Veja: aascensão do mercado, experiência de degustação, alimentos funcionais, produtos para dietas e controle de peso, regulamentação, trilha de conhecimento. Faça o download: Tendências para Indústria de Congelados.(PDF)