Conheça alguns termos em inglês utilizados dentro da área de empreendedorismo para ter uma boa comunicação em qualquer espaço
Cada profissão e ramo de atividade tem sua linguagem própria. Por exemplo, quem já não ficou confuso com os termos super técnicos do médico durante uma consulta? Ou não ficou perdido numa conversa com advogados falando o famoso juridiquês?
No mundo dos negócios, alguns termos e expressões também são utilizados por quem é da área. Entender esses“business jargon” (ou jargões empresariais) é fundamental para uma comunicação eficiente no dia a dia e em reuniões estratégicas de negócio.
Por isso, separamos as expressões mais comuns, traduzindo-as e explicando seu significado.
ROI (Return on Investiment): a sigla significa “retorno sobre investimento” e trata-se de um indicador que mostra quanto dinheiro a empresa está ganhando ou perdendo, com cada investimento realizado.
Budget: o termo da língua inglesa significa “orçamento”. No “budget” de uma empresa são inseridas variáveis de custos, receitas e despesas, definindo um plano de contas.
Market trends: a expressão se refere às tendências de mercado que a empresa deve estudar e avaliar para definir seu plano de negócios e estratégias.
Stakeholder: a tradução livre das duas palavras que formam essa expressão significa “parte interessada”. Diz respeito às pessoas impactadas por um negócio: sócios, clientes, acionistas, funcionários, entre outros.
Spin-off: é o termo utilizado para designar aquilo que foi derivado de algo já desenvolvido ou pesquisado anteriormente. É um negócio que surge de um outro já existente.
Deadline: é a expressão em inglês para dizer o prazo final ou máximo para a entrega de determinada atividade ou trabalho.
Forecast: a tradução da palavra é “previsão”, e pode representar a previsão da empresa para gastos, vendas, contratações, lucro, entre outros.
Briefing: sem uma tradução literal para a palavra, significa o conjunto de dados e informações que vão dar suporte e para a criação e desenvolvimento de determinado trabalho ou atividade.
Brainstorm: expressão inglesa formada pela junção das palavras “brain”, que significa cérebro, intelecto, e “storm”, que significa tempestade. A “tempestade de ideias” é uma metodologia que reúne várias pessoas para lançar ideias aleatórias sobre determinado assunto, a fim de encontrar uma ideia ou uma solução válida para um problema ou situação.
Pitch: sem considerar sua tradução literal, é um discurso breve e objetivo sobre a natureza de um produto ou serviço feito pelo empreendedor, geralmente para convencer investidores sobre o potencial do seu negócio.
Feedback: quando se fala em dar um retorno para alguém sobre algum trabalho realizado, fala-se em dar “feedback”. O feedback do gestor para o funcionário – avaliando suas ações positivas e propondo melhorias – é uma maneira de manter colaboradores engajados e produtivos.
Turnover: a melhor tradução para a expressão é “rotatividade de pessoal”. No contexto de Gestão de Pessoas, está relacionada com a saída e contratação de funcionários.
Benchmarking: Método de comparação de serviços, produtos e práticas que buscam superar a concorrência e aprimorar as funções e processos de uma empresa.
CRM (Customer Relationship Management): traduzindo para o português, é a Gestão de Relacionamento com o Cliente, um conjunto de ferramentas que visam criar e manter um bom relacionamento com o consumidor.
Know-how: a tradução livre das duas palavras é “saber como” e diz-se da expertise de alguém sobre como fazer alguma coisa. Ou seja, conhecimento adquirido com vivências e experiência em determinada área.
Essas são apenas algumas palavras para expandir seu conhecimento, dentro do universo empresarial você vai encontrar muitas outras. Por isso, estude sempre e busque aprender mais sobre cada área dentro do empreendedorismo.
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Mapa da empatia: pensando com a cabeça do cliente
Segundo o sócio da Nodal Consultoria e co-autor do livro Business Model Generation, Luís Eduardo de Carvalho, “É preciso calçar as sandálias do cliente”. Mas para que as sandálias fiquem confortáveis, o empreendedor precisa descobrir o número do consumidor. Para isso, o consultor orienta a aplicação do Mapa da Empatia, uma ferramenta que funciona como uma bússola para chegar ao cliente e às suas perspectivas. “Quando o empresário começa a pensar com a cabeça do cliente tem uma série de cliques. É uma troca de papéis”. Essa troca precisa resultar na reflexão de diversas questões O consultor explica que, conforme sistematização de Alexander Osterwalder, autoridade mundial no assunto, o Mapa da Empatia propõe três conjuntos de questões, determinantes na decisão do cliente de comprar algum produto ou contratar algum serviço. São elas: “tarefa realizada”, “benefício esperado” e “ponto de dor”. Segundo Carvalho, a “tarefa realizada” diz respeito à pretensão do consumidor quanto ao uso do produto ou serviço – as pessoas têm intenções diversas quanto a essa utilidade, o que deve ser considerado pelo empresário. O cliente também projeta expectativas quanto à sua experiência na hora de comprar (o ambiente da loja, a forma de pagamento, o atendimento, etc) e espera muitos benefícios. No outro pólo, estão os fatores que podem servir de obstáculos ao consumo, como, por exemplo, o valor do produto. Trata-se dos “pontos de dor”. O empresário deve oferecer, neste caso, “analgésicos” adequados, isto é, soluções interessantes ao consumidor e que o estimulem a efetivar a compra.
Setembro, 2021
Dez dicas para falar bem nas reuniões de negócios
Atualmente, hábitos de enviar mensagens e e-mail ao invés de telefonar ou mesmo se comunicar com seu colega ao lado têm prejudicado a conversa pessoalmente.Falar bem é uma das maneiras de transmitir confiança e ter uma reunião bem-sucedida. Independente das diferentes áreas de negócio, a boa comunicação deve sempre estar presente nas reuniões, visto que elas podem definir o seu futuro profissional. Segundo especialistas, o medo de falar em público é o maior medo das pessoas. Mas alguns cuidados simples e fáceis de serem observados podem garantir um bom resultado na oratória e garantir o sucesso de uma apresentação. É possível falar com segurança e sem receio de que as pessoas possam censurá-lo ou criticá-lo.