Conheça algumas dicas que podem te auxiliar a definir o seu preço de venda
O preço de venda é aquele preço cobrado dos clientes em relação ao produto que ele comprou. Não basta colocar um valor baseado na concorrência ou aleatoriamente, é preciso entender o conceito de preço de venda mais profundamente.
Para conseguir formar um preço competitivo e lucrativo é necessário conhecer algumas definições:
Custo: É o que se gasta para obter ou produzir os produtos ou executar os serviços. Este gasto é fundamental ao dia a dia de qualquer empresa, pois é por meio dele que ela consegue operar para levar seu produto ou serviço para venda, exemplo: custo da compra, frete pago para transportar mercadoria, seguro pago da mercadoria, matéria-prima
Investimento: É a aplicação de parte do dinheiro para que ele gere rendimentos em longo prazo, exemplo: aquisição de equipamentos para melhorar a produção.
Despesa Fixa: É o que se gasta para manter a estrutura da empresa funcionando, exemplo: aluguel, luz, água, telefone, salários, pró-labore, a contribuição do MEI, etc.
Despesa Variável: É o que se gasta para comercializar os produtos ou os serviços, exemplo: impostos sobre a venda e comissão de vendedores.
Se você quer aprender mais sobre esses conceitos, pode acessar a cartilha “Tipos de custos, despesas e investimentos.”
Os elementos relacionados acima são fundamentais para definir o preço de venda, mas além destes procedimentos é importante que sua empresa estabeleça uma política de preços compatíveis com o mercado, seus concorrentes e sua estratégia de crescimento. Cada produto ou serviço exige um tratamento diferenciado, isso em função da demanda e concorrência.
Ter um preço de venda adequado pode proporcionar diversas vantagens, as principais são:
O preço de venda correto, mantém os lucros e reduz os riscos de vender abaixo do ideal;
Conhecer os componentes para elaboração do seu preço, permite aumentar a rentabilidade na produção de produtos e serviços;
O esforço de vendas será orientado para os produtos com maior margem de lucro;
Facilidade para estabelecer ações de redução de gastos e manter a empresa mais competitiva;
Conhecer a lucratividade e rentabilidade dos produtos e serviços, permite crescer com saúde financeira;
Preço de venda em conformidade com o mercado, aumenta as vendas.
Para conseguir formar o preço de venda para os produtos ou serviços de sua empresa é preciso conseguir responder as seguintes perguntas, que são importantes para a competitividade e sustentabilidade de seu negócio:
- Controlo e organizo as minhas contas?
- Faço pesquisas de satisfação junto aos meus clientes?
- Pesquiso os preços da concorrência?
- Conheço os custos do meu negócio?
- Busco me atualizar sobre os produtos que vendo/fabrico ou sobre os serviços que executo?
- Procuro informações e faço todas as pesquisas necessárias para formar o preço de venda?
As respostas dessas perguntas são itens fundamentais para formação do preço de venda, caso não tenha conseguido responder é preciso refletir e começar a buscar soluções para estruturar seu negócio.
Para te ajudar um pouco mais a entender o conceito, separamos o vídeo abaixo que traz vários pontos sobre o assunto.
Separamos alguns materiais, planilhas e indicação de curso/consultorias para te auxiliar nesta etapa de formação de preço:
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