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Inovação | INOVAÇÃO
Funflation: descura o que está por trás dessa tendência

Aumento generalizado de preços da economia cria fenômeno chamado funflation. Veja o que significa essa tendência e como utilizar a seu favor.

· Atualizado em 22/11/2024
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Você já ouviu falar em funflation? À primeira vista, esse termo pode soar bem estranho. Porém, ele está cada vez mais presente no nosso dia a dia, principalmente, quando tratamos de temas como consumo e experiências.

A explicação desse conceito é muito simples: várias empresas estão apostando na oferta de experiências únicas e inovadoras para conquistar seu público. Com isso, elevando o preço de venda de suas soluções. Assim, em vez de o cliente comprar um produto ou serviço, ele busca algo que o faça sorrir, relaxar ou se sentir especial.

Neste artigo, apresentaremos o conceito de funflation, por que essa tendência tem ganhado força e, principalmente, como se adequar a ela. Continue a leitura!

O que é funflation?

Funflation é um termo em inglês que significa diversão (fun) e inflação (flation). Ele ocorre quando o custo de atividades e produtos relacionados ao lazer cresce mais que os preços de itens básicos da nossa economia, como alimentos e roupas, por exemplo.

Em outras palavras, seria como se tudo o que é divertido e nos proporciona momentos de prazer ficasse mais caro em uma velocidade superior ao aumento de preços naturais existentes em produtos essenciais para a vida de qualquer pessoa.

Esse aumento de preços pode ter vários motivos. Um deles, é a maior demanda por viagens que ocorreu após os períodos de restrição relacionados à crise sanitária mundial de 2019. Com mais pessoas querendo viajar, é natural que os preços subam. É a mais simples e clara aplicação da lei da oferta e procura.

Outro fator que contribui para a funflation é o próprio aumento de preços pressionado pela inflação no país, desvalorização da moeda e, consequentemente, valorização do dólar. Esse último item tem uma grande importância, uma vez que o setor de turismo é diretamente influenciado pela cotação da moeda americana em território nacional.

Qual é a relação entre inflação e diversão?

As pessoas têm buscado mais momentos de distração e escapismo. Ou seja, situações que podem compensar o estresse e as dificuldades do dia a dia. Em momentos de inflação alta, bens e serviços têm seus valores elevados, o que reduz o poder de compra das pessoas.

Nesse cenário, itens materiais — que até podem ser necessários — menos atrativos, se comparados às experiências de divertimento, são deixados de lado e substituídos por momentos de lazer que proporcionam uma satisfação imediata.

Além disso, a pressão econômica também pode levar as pessoas a dar mais atenção a momentos de lazer. Essas mudanças no comportamento de consumo afetam diretamente os setores relacionados à diversão.

Assim, é possível observar um aumento interessante na demanda, mesmo diante de momentos econômicos desafiadores. Isso pode ser facilmente percebido em um levantamento divulgado pelo portal Valor Investe.

Os números mostram que o gasto com lazer vem crescendo com o passar dos anos. De 2021 para 2022 tivemos um aumento de 3,90%. Já no final do ano de 2023 foi registrado um crescimento de 4,20%.

O mesmo levantamento mostra que o gasto com vestuário, pagamento de serviços de telecomunicação e bens duráveis teve uma ligeira queda no último ano. Isso corrobora a ideia de que, no momento, as pessoas estão preferindo momentos de lazer em detrimento de outras despesas básicas.

A experiência tem sido prioridade?

O ser humano tende a valorizar momentos mais significativos que proporcionam prazer, conexão e memórias duradouras, em vez de bens materiais.

Essa mudança de foco reflete o desejo por felicidade imediata e bem-estar emocional, impulsionando o consumo de atividades como viagens, eventos e serviços imersivos. Experiências agora são vistas como investimentos na saúde emocional, por isso, estão ganhando espaço nas prioridades dos consumidores.

Quais as tendências associadas ao funflation?

Existem diversas tendências que estão associadas ao conceito de funflation. A seguir, destacamos as principais. Acompanhe!

Ascensão do consumo de experiências

Uma das principais tendências associadas à funflation é a ascensão do consumo de experiências. As pessoas preferem gastar em atividades que proporcionem vivências únicas, como viagens, shows, eventos culturais e passeios gastronômicos.

Esse movimento é impulsionado pelo desejo de construir memórias significativas, que têm um impacto emocional mais duradouro do que a aquisição de bens materiais.

Crescimento de serviços experienciais

Setores que oferecem atividades imersivas, personalizadas e interativas, como o turismo, o entretenimento digital e os eventos ao vivo são alguns exemplos de serviços experimentais.

As empresas que atuam nesse ramo estão cada vez mais empenhadas em criar memórias que combinem a inovação, bem como a acessibilidade, atraindo consumidores que priorizam momentos de lazer.

Papel das marcas de entretenimento

Como última das tendências mais importantes, temos o papel das marcas de entretenimento. Em um cenário de funflation, elas se tornam as protagonistas do mercado. Afinal, cabe a elas oferecerem produtos e serviços que conectam as pessoas e promovem alívio emocional.

Plataformas de streaming, empresas de turismo e negócios voltados ao lazer investem em soluções que atendem pessoas que buscam uma "fuga da realidade", criatividade e conexão. Inclusive, é comum que muitas dessas empresas se adaptem para oferecer opções mais acessíveis em tempos de restrição financeira.

Como as empresas podem se adequar ao funflation?

A tendência relacionada à funflation pode trazer vantagens interessantes para negócios que atuam no segmento de diversão e lazer. É importante aproveitar esses momentos do mercado, pois eles não acontecem com tanta frequência.

Para se adequar a esse fenômeno e surfar nessa onda, você precisa adotar estratégias que atendam essa demanda crescente por experiências únicas e significativas.

Um dos passos que é preciso adotar em seu negócio é a oferta de soluções imersivas, que prendem a atenção do consumidor e elevam seu grau de emoção.

Além disso, investir em opções de lazer com bom custo-benefício também pode ser interessante. Nesse caso, você pode criar pacotes promocionais ou produtos voltados ao entretenimento econômico. Com isso, é possível conquistar públicos mais sensíveis a preços.

Apostar em soluções que utilizam tecnologias de última geração também é uma estratégia interessante. Por exemplo, criar uma atração que utilize a realidade aumentada e virtual oferece experiências únicas e interessantes para o usuário.

Outro ponto importante é reforçar campanhas que conectam o impacto emocional das experiências ao propósito da marca, destacando como essas vivências podem melhorar a qualidade de vida do consumidor.

Por fim, podemos afirmar que a funflation é um momento de aquecimento para o mercado de lazer e entretenimento. Se você atua nessa área, não perca mais tempo! Invista em oferecer experiências únicas aos seus consumidores. Esse é o caminho para aproveitar essa oportunidade para gerar receitas e investir no seu negócio.

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