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Thu Nov 21 14:20:23 BRT 2024
Inovação | DIFERENCIAL
Como o serviço de entrega rápida influencia na experiência de compra?

As entregas rápidas têm atraido muitos clientes em negócios que se preocupam com esse fator. Veja como pode ser implementado em sua empresa.

· Atualizado em 21/11/2024
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A agilidade e a conveniência estão ganhando cada vez mais espaço entre os consumidores. Nesse cenário, oferecer o serviço de entrega rápida se tornou um dos diferenciais mais importantes e valorizados no mercado. Influenciando diretamente na percepção que o cliente tem de uma marca.

Essa velocidade nas entregas é uma tendência em diversos segmentos, desde produtos alimentícios, itens de uso diário e, até mesmo, equipamentos eletrônicos. Entender como esse fator impacta a experiência do consumidor e saber aplicá-lo em um negócio pode fazer toda a diferença nos resultados da sua empresa.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para aprofundar um pouco mais essa nova exigência do mercado. Continue lendo!

Mudanças no comportamento do consumidor

Nos últimos anos o comportamento dos consumidores passou por mudanças significativas. Os responsáveis por isso foram a evolução da tecnologia e, principalmente, a popularização das compras online, impulsionada pelo surgimento de novos e grandes players no mercado.

Além disso, a crise sanitária que vivemos em 2020 também impulsionou essa digitalização do consumo. Mesmo quem nunca havia comprado nada pela internet antes se viu forçado a experimentar o ambiente virtual para adquirir bens de consumo.

Esses fatos podem ser facilmente detectados ao observar os números do mercado online nos últimos anos. Um levantamento publicado no blog da Rock Content mostrou que em 2019 o comércio eletrônico correspondia a cerca de 9,2% do faturamento do varejo brasileiro.

Em 2022, esse percentual subiu para 22,8%, totalizando um montante de aproximadamente R$ 169 bilhões em vendas, só em nosso país. Além disso, o número não para de subir. De acordo com dados mostrados pelo E-commerce Brasil, o ano de 2024, em seu primeiro trismestre, já apresentou um crescimento de 9,7% em relação a 2023 e com projeção de continuidade da tendência para os próximos anos.

O início das exigências dos clientes por entrega rápida

Com o crescimento do comércio digital, muitas empresas passaram a oferecer alguns benefícios para se destacarem da concorrência. Foi assim que algumas adotaram a possibilidade de o cliente comprar o produto na internet e aguardar poucos dias — e, até mesmo, horas — para receber sua compra.

A partir do momento que alguns concorrentes começam a oferecer essa vantagem, os demais devem se adequar para ofertar o mesmo benefício ao seu cliente. Negligenciar isso pode fazer com que a empresa perca espaço no mercado, o que pode impactar negativamente os seus resultados. Por outro lado, ao implementar esse tipo de estratégia é possível alavancar suas vendas e melhorar a lucratividade.

A entrega rápida como pilar da experiência de compra

Com o surgimento da entrega rápida, essa etapa — que antes era apenas um detalhe pouco explorado pelas empresas — passou a ser um fator determinante para a experiência do cliente. Atualmente, a velocidade com que um produto chega às mãos do consumidor influencia diretamente na sua satisfação e fidelização.

Uma empresa que tem a capacidade de oferecer esse benefício consegue atender à necessidade de conveniência e imediatismo das pessoas, muito comum no perfil dos consumidores modernos.

Para muitos clientes, receber um produto em poucas horas ou no dia seguinte pode ser o diferencial entre escolher uma marca, ou outra. Esse nível de eficiência na entrega provoca uma percepção positiva na mente da pessoa. Assim, reforçando a confiança na empresa e aumentando as chances de tornar o consumidor um cliente fiel.

Portanto, oferecer uma entrega rápida, segura e eficiente se tornou um diferencial ímpar nesse cenário em que a experiência do cliente é tão valorizada. O empreendedor que reconhece essa importância estará mais bem preparado para atuar nesse mercado em que a competitividade e a dinamicidade só crescem.

Comportamento do consumidor x expectativa por entrega rápida

A relação existente entre o comportamento do consumidor e a expectativa por entrega rápida fica mais evidente a cada dia. A busca pelo produto ideal não é a única preocupação do cliente atualmente. Ele espera receber sua compra no menor tempo possível.

O senso de urgência é algo cada vez mais presente nas pessoas que fazem compras online. Essa expectativa crescente é um reflexo direto da conveniência proporcionada por gigantes do e-commerce, que estabeleceram um novo padrão para o setor.

A entrega no mesmo dia ou em poucas horas já não mais é vista como um luxo. Agora, ela é uma necessidade, especialmente em categorias de produtos específicos, como alimentos, itens de saúde e eletrônicos.

Essa tendência tem o potencial de moldar o comportamento de compra. Isso significa que os consumidores estão mais propensos a escolher uma loja online ou plataforma que promete agilidade no envio, mesmo que o preço seja ligeiramente mais alto.

A implementação de um serviço de entrega rápida

Agora que você entendeu como a entrega rápida pode impactar a experiência do cliente, mostraremos algumas dicas práticas para implementar essa metodologia em sua empresa. Confira!

Invista na automatização de processos logísticos

Automatizar as ações relacionadas às suas entregas tem o potencial de reduzir o tempo de processamento e aumentar a eficiência de toda operação logística da sua empresa. Atualmente, existem sistemas avançados que permitem às empresas gerenciarem seus pedidos em cada uma das fases do processo de entrega.

Eles são capazes de rastrear e gerenciar a entrada de pedidos, separação dos produtos, embalagem e envio. Tudo isso de forma rápida e integrada. Ainda, essa automação reduz erros humanos, uma vez que os fluxos de trabalho manuais, como preenchimentos de fichas, baixas de estoques etc., são eliminados.

Centralize e distribua seu armazenamento de forma estratégica

Dispor de apenas um centro de distribuição pode limitar severamente a capacidade de entrega rápida. Principalmente, se a sua empresa comercializa produtos para regiões mais distantes do país.

Uma solução eficiente para resolver esse problema é descentralizar os estoques, criando hubs regionais próximos aos principais mercados consumidores. Por exemplo: imagine que sua empresa está situada em Recife, mas tem muitos clientes na região da fronteira oeste do estado.

Nesse caso, em vez de enviar um veículo da sua sede até essa região, você pode criar um centro de distribuição em alguma cidade específica. No caso desse exemplo, poderia ser em Petrolina. Assim, os produtos seriam armazenados nesse local e as entregas nessa região poderiam ser efetivadas em um ou dois dias.

Para que essa estratégia funcione, é importante realizar um grande estudo e análise de dados que visa identificar as regiões onde estão as maiores demandas e os produtos mais buscados.

Ofereça múltiplas opções de entrega

Um detalhe importante deve ser gravado em sua mente: entrega rápida não significa apenas velocidade. Temos que ir além! Isso também pressupõe flexibilidade para atender às diferentes necessidades dos clientes.

Portanto, disponibilizar alternativas como retirada em lojas parceiras, lockers inteligentes (armários que armazenam os itens a serem entregues) ou agendamento de horários de entrega tem o potencial de reduzir atrasos e melhorar a experiência do cliente.

Por exemplo, incluir um locker em um local de grande circulação pode atender consumidores que não estarão disponíveis para receber os produtos em casa. Isso porque esses armários funcionam como ponto de coleta.

Por outro lado, o agendamento permite maior previsibilidade na entrega, tanto a quem recebe quanto àqueles que trabalham no envio.

Invista em parcerias com transportadoras confiáveis

As transportadoras têm um papel importantíssimo no cumprimento de prazos de entrega na sua empresa. Por isso, a seleção desses parceiros deve ser feita com o máximo de cautela possível. Escolher empresas com boa reputação em eficiência e pontualidade é vital para garantir a satisfação do cliente no processo de entrega rápida.

Todo o trabalho feito até aqui pode ser perdido se a transportadora não realizar um trabalho satisfatório. Por isso, monitorar regularmente o desempenho desse prestador é indispensável.

Isso pode ser feito utilizando indicadores simples, tais como: taxa de entregas no prazo, índice de satisfação dos clientes, entre outros. Essas métricas permitem identificar pontos de melhoria e manter um padrão elevado de serviço.

Teste e melhore constantemente os procedimentos de entrega

A logística é um processo muito dinâmico, e estratégias que funcionam hoje podem precisar de ajustes no futuro. Por isso, monitorar o desempenho das entregas regularmente é altamente recomendado. Isso permite identificar falhas e implementar melhorias contínuas.

Diversas métricas podem ser observadas. Entre elas, o tempo médio de envio, a taxa de sucesso na primeira tentativa de entrega e o feedback dos clientes. Com base nesses dados, você pode realizar testes A/B que o auxiliarão no entendimento de quais soluções são mais eficazes para atender às expectativas do consumidor.

Os desafios de oferecer a entrega rápida

Que a entrega rápida é um dos maiores atrativos para os consumidores você já sabe. Mas o que muitos não imaginam é que ela também traz muitos desafios. Garantir agilidade sem comprometer a qualidade do serviço ou aumentar excessivamente os custos exige muito planejamento, tecnologia e uma operação logística robusta.

Nos próximos tópicos, nós mostraremos quais são esses desafios inerentes à entrega rápida e como eles podem ser minimizados. Continue lendo!

Alta demanda e logística sob pressão

A entrega rápida é um desafio natural para as empresas. Mas ela se torna especialmente desafiadora em períodos de alta demanda, como Black Friday, Natal ou festas de fim de ano e promoções sazonais.

O aumento significativo no volume de pedidos que existe nesses períodos pode sobrecarregar a capacidade logística da empresa, resultando em atrasos e erros. Assim, gerenciar estoques, garantir transporte suficiente e manter a eficiência durante essas datas é uma tarefa complexa.

Para minimizar problemas, as empresas precisam adotar metodologias capazes de prever esses picos de demanda. Isso pode ser feito com o auxílio de dados históricos, ou seja, com o conhecimento de como foram as compras nos anos anteriores. Com isso, é possível criar um plano de contingência que inclui o reforço da equipe, bem como parcerias temporárias com empresas de logística.

Custos elevados de transporte

A entrega rápida exige investimentos significativos, especialmente em transporte. Enviar produtos em prazos curtos, geralmente, envolve o uso de métodos mais caros, como transporte aéreo ou rotas expressas, além de custos com combustível, pedágios e manutenção de veículos.

Para equilibrar velocidade e viabilidade financeira, as empresas precisam adotar algumas estratégias. Por exemplo, você pode otimizar as rotas, agrupar entregas em áreas próximas e, sempre que possível, repassar parte do custo ao consumidor. Mas é importante fazer isso de forma clara e transparente.

Gestão de estoque descentralizado

Para reduzir o tempo de envio, muitas empresas optam por descentralizar seus estoques em vários centros de distribuição. Inclusive, essa foi uma das dicas que oferecemos para você adotar a entrega rápida em seu negócio.

Contudo, embora essa estratégia reduza distâncias e prazos de entrega, ela também aumenta a complexidade da operação. Nesse caso, é importante gerenciar a disponibilidade de produtos em diferentes localidades, evitando rupturas de estoque ou excessos de itens em determinados centros.

Uma dica interessante para resolver essa questão é apostar em sistemas de gestão de inventário equipados com ferramentas de Inteligência Artificial (IA). Ela pode ajudar a prever a demanda em cada região e otimizar a distribuição de produtos conforme as necessidades da empresa.

Desafios na última milha (Last-Mile Delivery)

A última etapa da entrega, ou seja, aquela que leva o produto até o consumidor final, é uma das mais complicadas e caras da logística. Isso porque certos fatores podem comprometer severamente a eficiência e elevar os custos. Alguns exemplos são: trânsito lento, localização difícil de acessar e entregas fracassadas por ausência do cliente etc.

As formas de dirimir esse desafio incluem: implementação de tecnologias de roteirização inteligente, meios alternativos de transporte (bicicletas ou drones), oferta de opções flexíveis para o cliente, como agendamento ou lockers, entre outras.

Exigência de infraestrutura tecnológica avançada

A entrega rápida depende de uma operação logística altamente conectada e sincronizada. Sistemas de rastreamento em tempo real, integração de pedidos, roteirização automatizada e comunicação com transportadoras são apenas algumas das tecnologias que devem ser aplicadas no processo.

Nesse contexto, implementar e manter essa infraestrutura representa um desafio financeiro e técnico a ser considerado, especialmente, para pequenas e médias empresas.

A superação dessa barreira passa pela busca de soluções tecnológicas mais específicas. Ou seja, sistemas que oferecem funcionalidades que atuam diretamente sobre a gestão das entregas. Geralmente, essas ferramentas tendem a ser mais baratas, uma vez que não incluem outras funções, como gestão de estoques automatizada, por exemplo.

Por fim, vale destacar que o jogo mudou. A entrega rápida — que antes era um benefício adicional que custava mais caro — se tornou uma exigência básica. O consumidor deseja um serviço ágil, transparente e confiável. Quem pretende se manter no mercado precisa se adequar para atender a essas novas necessidades dos clientes.

Se você quer entender como aplicar esse processo na prática e de forma específica para o seu negócio, entre em contato com o Sebrae/PE. Assim, entenderemos melhor o que sua empresa precisa e ofereceremos a solução mais adequada.


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