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Fri Sep 06 11:42:43 BRT 2024
Mercado e Vendas | MIDIAS SOCIAIS
Produção de conteúdo para redes sociais: entregando valor com o salão

Elaborar um bom conteúdo para redes sociais é uma das maneiras mais acessíveis para um salão de beleza se destacar na região

· Atualizado em 06/09/2024
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A popularidade dos canais digitais permitiu que pequenos negócios ganhassem a atenção de milhares de pessoas por todo o país. Essa visibilidade, que antes era conquistada apenas com os comerciais na TV, agora pode ser alcançada por meio do conteúdo para redes sociais.

Vídeos, imagens e stories podem ser usados para conquistar autoridade necessária para destacar-se em um mercado tão concorrido quanto o da beleza. Pensando nisso, organizamos um guia completo com as melhores estratégias para seu salão atrair mais seguidores e gerar valor para aqueles que acompanham sua página.

Siga a leitura e descubra quais mudanças podem ser implementadas imediatamente.

O que é marketing de conteúdo?

Esse tipo de marketing está ligado a um conjunto de práticas facilmente incorporáveis no salão, independentemente do seu tamanho no mercado. Ele envolve estratégias focadas na criação e distribuição de conteúdos relevantes para o público-alvo.

A partir delas, é possível atrair e engajar clientes interessados nos serviços oferecidos no salão, além de criar um relacionamento de confiança e fidelizar os clientes que já conhecem a qualidade oferecida no estabelecimento.

Vale lembrar que o objetivo não é promover diretamente os produtos e serviços, mas fornecer informações úteis que resolvam dificuldades apresentadas pelos clientes, estabelecendo o salão de beleza como autoridade no assunto.

Quais são os pilares do marketing de conteúdo?

A produção de conteúdo utilizando essa estratégia segue princípios que vão ajudar a chamar a atenção do público de modo não invasivo ou interruptivo, atuando de maneira contrária às publicidades tradicionais.

Nesse sentido, as ações são sutis e auxiliam as pessoas a resolver seus problemas, aplicando os seguintes passos:

  • atrair — faz uso de conteúdos relevantes para aumentar o número de visitantes às páginas do negócio;
  • converter — aprofunda os materiais para gerar leads, produzindo interesse nos serviços oferecidos pelo salão;
  • vender — nesta etapa, as pessoas já estão mais conscientes de que têm um problema e uma solução, podendo vender os serviços disponíveis;
  • encantar — o marketing de conteúdo ajuda na experiência do cliente por meio de materiais que vão melhorar os cuidados após os procedimentos.

Ao seguir esses pilares, o salão aumenta a demanda pelos serviços e ainda tem indicações de pessoas satisfeitas com os resultados obtidos.

Qual a importância do marketing de conteúdo para salões de beleza?

O uso de estratégia de conteúdo para redes sociais e para outros canais tem potencial para gerar mais vendas e melhorar o posicionamento do salão de diferentes maneiras. A seguir, listamos várias razões para você investir nesse tipo de marketing:

  • aumenta a confiança — segundo pesquisa recente, 70% dos consumidores preferem conhecer uma empresa por meio de conteúdos e não por anúncios;
  • cria conexões — os materiais disponibilizados ajudam as pessoas a resolverem problemas, estreitando as relações entre elas e o salão;
  • aumenta o alcance — segundo o Statista, há mais de 5 bilhões de usuários nas redes sociais, canal muito utilizado pelo marketing de conteúdo para chegar até os indivíduos;
  • agrega valor a experiência — permite oferecer uma jornada de compra completa, desde antes dos serviços até depois da realização dos procedimentos;
  • aumenta as vendas — as pessoas costumam olhar entre 3 e 5 conteúdos antes de comprar, segundo dados.

Para aproveitar todas essas vantagens, é necessário elaborar uma estratégia de conteúdo para redes sociais e outros canais.

Como produzir conteúdo para as redes sociais do salão de beleza?

Gerar conteúdo para redes sociais exige um bom planejamento para que o engajamento aconteça e cumpra com o objetivo para o qual foi concebido. Veja, a seguir, algumas práticas que colaboram para que suas postagens viralizem.

Aposte em formatos diferentes

Diversificar os formatos na produção de conteúdo para redes sociais do salão é um dos passos mais importantes para manter a atenção da audiência e ter bons resultados. Nesse sentido, use as opções a seguir:

  • vídeos — são usados de maneiras distintas, como em tutoriais e dicas rápidas;
  • fotos — ajudam a destacar os resultados que as clientes podem obter com os procedimentos no salão;
  • carrosséis — permitem apresentar um passo a passo de como cuidar de cabelo, unhas e outras partes do corpo;
  • lives — são ótimas para interagir com o público e criar um relacionamento de confiança.

Vale apostar nesses diferentes tipos para garantir consistência, intercalando os formatos de acordo com a gestão do salão.

Divulgue os bastidores do salão

Uma das melhores práticas que você pode usar na hora de criar conteúdo para redes sociais é mostrar um pouco do dia a dia do salão, mostrando a organização dos produtos, os preparativos para os procedimentos e um pouco do ambiente de trabalho.

Essa prática é excelente para humanizar o conteúdo e fazer com que a audiência se sinta dentro do seu salão. Além disso, as pessoas adoram ver o que acontece por trás das câmeras.

Faça demonstração de serviços

O uso dos formatos já apresentados também ajuda a demonstrar um pouco do que está disponível no salão. Por exemplo, você pode gravar vídeos curtos mostrando como são feitas as colorações, o trabalho da manicure e outros.

Fotos com antes e depois dos procedimentos representam outra oportunidade de produzir conteúdos atrativos, pois destacam a competência da equipe do salão e os benefícios que as clientes têm ao contratar os serviços.

Tenha promoções especiais

Você pode fazer promoções especiais para clientes que estão em canais específicos do salão e que já avançaram a etapa de atenção. Nesse sentido, uma boa prática é criar grupos no WhatsApp e no Telegram para destacar esse tipo de oferta.

Pode ser um desconto em determinados serviços, combos com vários tratamentos com preços atrativos e promoções para superar meses que têm um movimento mais fraco historicamente.

Conte histórias e curiosidades

As pessoas adoram ouvir histórias e conhecer curiosidades, e usar o marketing de conteúdo para apresentar um pouco mais sobre o seu salão é uma ótima maneira de criar um relacionamento mais próximo e fortalecer a confiança das clientes.

Nesse estilo de produção, é viável apresentar um pouco sobre a história de fundação do salão e como ele evoluiu ao longo do tempo para informar sobre a visão do negócio. Além disso, destaque curiosidades sobre produtos ou tendências de beleza. Essa prática mantém o conteúdo interessante, além de reforçar a identidade do salão.

Produza tutoriais

Repassar os conhecimentos obtidos ao longo da história do salão é mais uma maneira de chamar a atenção e aproveitar o marketing a favor do negócio. Para isso, vale a pena criar tutoriais ensinando:

  • passo a passo de como fazer penteados simples;
  • dicas de cuidado com a pele;
  • técnicas de maquiagem.

Esses materiais práticos são valorizados pela audiência e agregam valor, além de ativar o gatilho da reciprocidade. Desse modo, quando precisarem de algum serviço, vão buscar pelo seu salão.

Fale sobre mitos e verdades

Um tipo interessante de conteúdo para apresentar para o público são os mitos e verdades referentes aos cuidados com o cabelo, as unhas e a pele. A partir desse tipo de conteúdo, você combate informações falsas e ajuda a audiência a se cuidar.

Por exemplo, é possível elaborar conteúdos que esclareçam se cortar o cabelo faz com que ele cresça mais rápido ou se lavar o cabelo todos os dias é prejudicial. Com isso, você se estabelece como autoridade no assunto, mostrando que sua equipe é confiável.

Aposte no compartilhamento de transformações

O visual exerce um importante impacto na autoestima das pessoas, colaborando para que elas se sintam prontas para uma nova fase na carreira ou na vida pessoal. Por isso o conteúdo das transformações é tão importante. Ele mostra as habilidades da sua equipe, mas também traz um pouco do desejo de mudança e da autoestima para os clientes.

Ao compartilhar desde a forma como a cliente chegou até o resultado final, seu salão tem a oportunidade de mostrar as habilidades do time enquanto os clientes podem viver um momento de valorização e autoestima, aparecendo como modelos da sua marca.

Como planejar a criação de conteúdo?

Para que sua produção de conteúdo nas redes sociais seja sustentável, é necessário realizar um bom planejamento. Influenciadores que aparentam apenas registrar recortes do dia a dia, na verdade, utilizam um plano bem estruturado para os stories, vídeos e demais postagens.

Um dos exemplos dessa organização foi registrado por Bianca Andrade, a Boca Rosa, em sua conta no Instagram. O conteúdo mostra sua programação com horários para postar fotos do filho e até regras internas referentes aos posts. Para criar um plano tão eficiente quanto o da Boca Rosa, veja alguns passos que devem fazer parte da sua programação.

Saiba o que o público quer ver

O primeiro passo na hora planejar a rotina de postagens é entender qual tipo de conteúdo faz sentido para o seu público e quais formatos têm mais alcance. Quanto à preferência do público, basta ver quais foram os seus conteúdos mais curtidos e comentados para entender os temas favoritos.

Já para a definição com relação ao que algoritmo da rede social favorece, vale a pena acompanhar alguns estudos recentes para entender melhor estilos tem seu alcance potencializado.

Uma pesquisa da Semrush, por exemplo, mostrou que os vídeos nos Reels tiveram um desempenho superior de distribuição no Instagram, sendo 59% melhor que o conteúdo em Carrossel e 75% superior às imagens estáticas.

Crie um calendário editorial

Assim como você precisa de uma agenda para organizar o atendimento das clientes no salão, também é necessário criar algo parecido com sua rede social. Como esse canal pode ser o seu principal meio de publicidade, vale a pena dedicar um bom tempo na organização dos posts.

O calendário é normalmente criado dentro do próprio mês, listando quais dias e horários as postagens vão ao ar. Para organizar a programação, use ferramentas digitais que facilitam a listagem de tarefas, especialmente se existem mais pessoas envolvidas no processo criativo.

O Trello é um dos recursos mais utilizados, pois além de oferecer um plano gratuito, ele conta com diversas ferramentas para facilitar a criação do calendário.

Teste a viabilidade do seu plano

Muitas vezes, a execução acaba sendo bem mais difícil do que o previsto no planejamento. Imagine, por exemplo, que você decidiu publicar 10 vídeos ao longo do mês, incluindo penteados para o dia a dia e cuidados com o cabelo. Embora essa seja uma boa meta, é possível que ao final do mês você tenha postado apenas 3 ou 4 conteúdos desse tipo.

Para evitar a frustração de produzir bem menos que o esperado, o calendário editorial deve respeitar os limites da sua rotina, especialmente em épocas festivas e finais de ano, nos quais as demandas no salão crescem bastante.

Essa abordagem mais tranquila tira toda a pressão de postar de maneira desenfreada apenas para cumprir as metas de publicação. Manter o foco na qualidade também é importante na hora de gerar valor por meio de conteúdo.

Quais são os melhores recursos das redes sociais?

Cada rede social conta com suas peculiaridades, mas vamos nos concentrar naquelas que geram mais oportunidades para os salões de beleza gerar valor para o público: o Instagram, o TikTok e o Facebook.

Instagram

Para o Instagram, apresente seus bastidores e tutoriais rápidos por meio dos stories, transformações pelos Reels, conteúdos educativos nos carrosséis e tendências de beleza em imagens estáticas. 

TikTok

Já o ambiente do TikTok pode ser usado com a finalidade de mostrar truques de make e penteados nos vídeos curtos, para participar de desafios populares entre os profissionais de beleza e ainda fazer anúncios no TikTok Ads que vão atingir o público de sua região.

Facebook

Quanto ao Facebook, vale a pena aproveitar as oportunidades que aparecem nos grupos de beleza, mostrando algumas dicas e orientando os usuários sobre cuidados pessoais. Isso contribui para aumentar sua autoridade e ainda atrai novos seguidores.

As lives também podem ser exploradas como um meio de chamar a atenção, mas é importante que os envolvidos estejam preparados para os desafios que surgem em uma transmissão ao vivo.

Levar em conta todas essas informações permite que o seu conteúdo para redes sociais se torne ainda mais rico, atraindo pessoas que compartilham dos seus valores e estilo. Você pode usar esse posicionamento para ampliar a base de clientes, ministrar cursos na área da beleza e até mesmo criar infoprodutos para ajudar seus seguidores a manter o faturamento obtido no salão.

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