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Mercado e Vendas | DEMANDA DE CONSUMO
Ações promocionais para aumentar o faturamento de sua academia

Com as ações promocionais certas, você vai alavancar o faturamento de sua academia.

· 07/02/2023 · Atualizado em 17/03/2023
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É comum as academias oferecerem planos e promoções para fidelizar seus clientes. Mas, você sabe qual é o plano mais vantajoso para a saúde financeira de seu negócio? Este artigo, inspirado no post do Varejo Mais – Sebrae Minas, vai te ajudar a entender como as ações promocionais podem aumentar o seu faturamento.

Antes de mais nada, é importante salientar que os planos de fidelização precisam ser saudáveis para o seu bolso e relevante para os seus clientes. Eles precisam garantir a operação de seu negócio, sem negligenciar suas despesas fiscais, trabalhistas e o seu lucro – sendo, sobretudo, vantajoso para quem adquirir.

E o que isso significa na prática? Suponhamos que todos os alunos da academia optem pelo plano mais longo e mais em conta. Essa possibilidade precisa garantir que você alcance seu ponto de equilíbrio, isto é, o valor que você precisa para quitar todas as suas despesas mensais. Assim, você consegue definir o preço base a ser cobrado por este plano. Essa condição pode gerar insatisfação para os seus clientes, podendo, inclusive, levá-los a abandonar a academia. Além disso, você pode aumentar os custos com energia, limpeza e manutenção, por exemplo.

Não caia na armadilha de se posicionar no mercado com o menor preço. Em vez disso, procure gerar valor para o seu cliente. Ofereça uma experiência exclusiva, que se destaque com atendimento de qualidade, ações de pós-venda, vantagens de diferenciação para justificar o custo mensal maior.

E, se o espaço que você oferece tem tamanho reduzido, não esqueça que a estratégia de menor custo funciona para as academias que têm condições de receber muitos clientes ao mesmo tempo, mantendo o mínimo de conforto e de qualidade.

Por isso, a dica é criar um plano intermediário entre essa modalidade, que custa um valor superior ao plano mais em conta oferecido por sua academia, e mais barato que o valor mensal. Não se esqueça que o valor mensal é aquele que não faz parte de seus pacotes promocionais.

Então, qual plano você deve incentivar em sua academia? Naturalmente, quanto maior e mais durável for o plano, maior a garantia de manter a fidelização e o faturamento, pois seu cliente terá um incentivo a mais para manter-se na academia o ano todo, diminuindo a taxa de evasão - inclusive nos meses de menor interesse do seu público.

Agora que você já sabe qual é o plano mais vantajoso, você deve estar se perguntando: qual deve ser o tempo de duração de cada plano? Notadamente, este é um segmento movido pelas estações: nos meses mais quentes, a procura e interesse tende a ser maior. Esse é o ponto-chave para você definir a duração de seus pacotes promocionais.

Os planos de seis meses atendem o interesse das pessoas que desejam frequentar a academia por uma ou duas estações. E essa é a nossa sugestão de tempo para o plano curto de seu negócio. Porém, você pode oferecer vantagens para que o interesse seja estendido para dozes meses, garantindo o faturamento para o período mais frio, no qual há uma queda significativa da frequência dos alunos.

O mês de vigência que o plano será contratado é um fator importante a ser considerado na hora de definir a duração de seus pacotes. Em geral, os meses de dezembro e junho são de baixa procura nas academias, com tendência de queda em novas matrículas. Por isso, não é interessante vender planos de seis e doze meses neste período, já que a possibilidade de desinteresse na renovação do plano no ciclo seguinte é maior.

Portanto, seguindo essa lógica, o período de duração mais recomendável é de oito a onze meses ou de treze a dezoito meses. Considere sempre o mês de término do ciclo de vigência. Se esse for o mês de baixa procura, estenda ou diminua a duração de acordo com o perfil de seu público para que o ciclo termine em um mês de muito interesse. É recomendável que, a cada dois meses, você possa renovar os valores e duração de pacotes, de acordo com essa sazonalidade.

Uma modalidade de cobrança bastante atual e muito utilizada hoje nas academias é o modo de cobrança recorrente. Sabe aquela assinatura de produtos ou serviços que é debitado mensalmente sem ocupar o limite de cartão de crédito? Funciona também como uma forte argumentação de venda, contribuindo na decisão positiva de compra do seu cliente. Além disso, promove redução de inadimplência, previsibilidade de receita, potencializa a relação duradoura entre você e o seu cliente, não compromete o limite do cartão, entre outras vantagens.

No Brasil, o mercado de academias é formado em sua maioria por micro e pequenas empresas (47,5%). Para o sucesso da academia, o gestor nem sempre conta com grandes recursos e, por isso, é fundamental ser criativo. Invista no relacionamento com o cliente também de modo on-line. Esta foi a grande lição da pandemia para este nicho de mercado: é possível reinventar-se sempre. Esteja atento aos conteúdos que seu público deseja e capriche nas postagens.

Estas dicas são importantes estratégias para fidelizar os clientes, mas é fundamental você conhecer o seu diferencial, aquilo que sua academia tem de melhor, para conquistar e fidelizar clientes. Não se trata aqui dos melhores aparelhos ou aquela tecnologia que nenhum concorrente possui. Mas, do ambiente, das conexões formadas entre a equipe e que transbordam para os clientes. Esta atmosfera acolhedora, onde os alunos se sentem à vontade, é o motivo pelo qual seu negócio se diferencia. 

Coloque em prática essas dicas e aumente o faturamento de sua academia, garantindo a durabilidade de seu negócio. Não se esqueça de definir seu custo de operação, encargos, lucro e manutenção dos equipamentos. E sempre ouça seu cliente, ofereça soluções que realmente atendam às necessidades de seu público e lhe tragam benefícios.

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