Conheça as principais ferramentas e metodologia para começar a inovar nos negócios de maneira mais assertiva e com um ótimo retorno.
6 metodologias para te ajudar a inovar nos negócios
Atualmente, é difícil falarmos em empreendedorismo e sucesso nos negócios sem falar de inovação. Afinal, é ela quem vai manter a sua empresa competitiva e forte em meio a um mercado tão concorrido como o nosso.
A boa notícia é que existem diversas ferramentas e metodologias que podem te ajudar nesse processo. Aqui, reunimos as melhores ferramentas que apoiam o empreendedor na busca pela inovação. Vem saber mais!
1 - Design thinking
Design thinking é uma abordagem centrada no ser humano que ajuda as empresas a inovarem em seus negócios. Ela envolve um grande entendimento dos clientes e de suas necessidades, além da experimentação para resolver problemas de forma criativa e eficaz.
Com o design thinking, as empresas podem criar soluções inovadoras que atendam às necessidades dos clientes e do mercado, criando uma vantagem competitiva. Ainda, auxilia a desenvolver uma cultura de inovação dentro da empresa, incentivando a colaboração, a criatividade e a experimentação.
Ao adotar essa abordagem, as empresas podem criar um ambiente onde as ideias são valorizadas, testadas e melhoradas continuamente, permitindo a inovação constante e o crescimento sustentável.
2 - Lean startup
Outra metodologia que ajuda muito os negócios a inovarem é o lean startup, principalmente em relação ao desenvolvimento de novos produtos ou serviços. Ela prioriza a experimentação rápida, com o objetivo de aprender com o retorno do cliente e ajustar a estratégia.
Isso permite que as empresas criem produtos ou serviços que atendam melhor às necessidades dos clientes, ao mesmo tempo que reduzem o risco de investir em ideias que não são viáveis. Com esse método, fica mais fácil testar suas ideias de forma rápida e barata, validando ou invalidando hipóteses de mercado e evitando investimentos desnecessários.
3 - Agile
O agile é outra metodologia ótima para quem quer desenvolver novos produtos e serviços, já que seu foco é a gestão de projetos. Ele é muito parecido com o lean startup, já que os dois focam nas respostas dos clientes para aprimorar o seu desenvolvimento.
Com ele, as empresas podem se adaptar rapidamente às mudanças no mercado, garantindo a entrega de valor aos clientes em curtos períodos de tempo. Ele também incentiva a colaboração entre equipes e a comunicação com os clientes, permitindo que as empresas adaptem suas estratégias rapidamente às mudanças no mercado.
4 - Business model canvas
Agora, se você precisa avaliar seu modelo de negócio atual e identificar oportunidades de melhoria e inovação, você precisa do business model canvas. Ele tem uma forma simplificada para visualizar os principais componentes do modelo de negócios, como proposta de valor, segmentos de clientes, canais de distribuição, fontes de receita, entre outros.
Com ele é mais fácil analisar seu modelo de negócios atual e identificar oportunidades de melhoria e inovação, permitindo o desenvolvimento de novas estratégias e soluções para se manter competitivo no mercado.
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5 - Scrum
Assim como o agile e o lean startup, o scrum é ideal para empresas que querem desenvolver novos produtos e serviços de forma ágil e assertiva. Uma das suas principais vantagens é a abordagem colaborativa, que envolve a criação de equipes multidisciplinares e auto-organizáveis, responsáveis pela entrega dos resultados.
Além disso, essa metodologia incentiva a comunicação constante com os clientes, permitindo que as empresas sejam mais responsivas e inovadoras na identificação de novas oportunidades e na solução de problemas.
6 - Six sigma
Para finalizar a nossa lista, temos o six sigma, que é uma metodologia focada na qualidade e na melhoria contínua dos processos de negócios, tendo como objetivo a redução de defeitos e a maximização da eficiência. Ele utiliza uma abordagem baseada em dados para identificar e eliminar variações nos processos, aumentando a consistência e a confiabilidade dos resultados.
Com ele, as empresas podem melhorar a qualidade de seus produtos ou serviços, reduzir custos, aumentar a produtividade e a satisfação do cliente. Esse modelo incentiva a colaboração entre equipes e a utilização de ferramentas estatísticas para identificar oportunidades de melhoria nos processos de negócios.
Em um mercado cada vez mais competitivo, inovar é essencial para o sucesso dos negócios. As cinco ferramentas abordadas neste artigo são metodologias eficazes que podem ajudar as empresas a inovarem em seus processos, produtos e serviços.
Ao aplicar essas ferramentas em conjunto, as empresas podem aumentar sua capacidade de adaptação às mudanças do mercado, oferecendo produtos e serviços mais alinhados às necessidades dos clientes.
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Aprenda a inovar em tempos de crise
Como driblar cenários incertos e inovar na sua empresa durante uma crise? Durante um momento de crise, seja ela financeira, sanitária ou de outra origem, a inovação pode ser a alternativa perfeita para que a sua empresa consiga sobreviver, retornando com muito mais mercado e saindo na frente da concorrência. Sabemos que durante cenários incertos e turbulentos, a inovação pode acabar ficando de lado, já que a ordem natural é cortar custos. Porém, se feita de forma correta, ela pode ser o seu bote salva-vidas em meio à tempestade. Para entender melhor como a inovação em tempos de crise funciona, continue a leitura deste artigo! Por que inovar durante uma crise? A sua empresa precisa pensar em inovação, principalmente durante tempos de crise, por diversas razões. A primeira delas é que momentos incertos afetam de forma negativa o mercado e a economia como um todo, levando a uma queda na demanda por produtos ou serviços. Nesse contexto, a inovação pode ajudar sua empresa a se diferenciar da concorrência e criar novas oportunidades de negócios, permitindo que ela se adapte às mudanças conforme as necessidades do mercado. Além disso, a inovação pode ajudar a reduzir seus custos operacionais e aumentar sua eficiência. Isso pode ser muito importante durante os períodos de crise, quando é preciso encontrar maneiras de cortar gastos e manter suas operações funcionando de maneira eficiente. Ainda, a inovação pode te ajudar a se preparar para o futuro. Embora as crises possam ser temporárias, seus efeitos podem ser duradouros, e as empresas que não se adaptarem às mudanças podem ficar para trás quando a economia se recuperar. Como seu negócio pode inovar em tempos de crise? Empreendedores e líderes à frente das empresas, seja qual for o tamanho, precisam conhecer os caminhos da inovação a fim de estarem preparados para toda e qualquer situação. Existem várias estratégias que as empresas podem adotar para inovar durante os períodos de crise. Aqui estão algumas sugestões: Identificar novas oportunidades de mercado: a crise pode ter mudado o comportamento do consumidor e criado novas oportunidades de mercado. Assim, você pode buscar identificar essas oportunidades e desenvolver produtos ou serviços para atendê-las. Focar na experiência do cliente: em tempos de crise, os consumidores podem estar mais preocupados com o valor que estão recebendo pelo seu dinheiro. Seu negócio pode inovar focando em melhorar a experiência do cliente, oferecendo um atendimento personalizado e soluções customizadas. Buscar parcerias e colaboração: a inovação pode ser acelerada através da colaboração com outras empresas, start-ups ou até mesmo com universidades. As empresas podem criar parcerias para desenvolver soluções inovadoras para seus clientes ou melhorar seus processos. Adotar novos modelos de negócio: a crise pode ser uma oportunidade para as empresas repensarem seus modelos de negócio e adotarem novas formas de gerar receita. Assim, sua empresa pode buscar novos modelos de negócio baseados em assinaturas, aluguéis ou vendas diretas para se adaptar às mudanças no mercado. 5 empresas que apostaram na inovação para superar a crise O mundo dos negócios é repleto de empresas que servem de inspiração, principalmente quando falamos em inovação em tempos de crise. Por isso, separamos algumas histórias de sucesso para que você possa perceber que a inovação é a chave para o sucesso pós crise da sua empresa. 1 - Netflix A gigante do streaming de vídeo começou como uma locadora de DVDs, mas percebeu que o mercado estava mudando e decidiu investir em tecnologia para se tornar uma plataforma online de vídeo sob demanda. Isso permitiu que a empresa se adaptasse às mudanças na forma como as pessoas consomem conteúdo e se tornasse líder mundial no mercado de streaming. 2 - Airbnb Já a empresa de hospedagem alternativa criou um novo modelo de negócio que permitiu às pessoas alugarem suas casas e apartamentos para viajantes. Com isso, o negócio se expandiu rapidamente e se tornou uma alternativa popular aos hotéis tradicionais. 3 - Amazon Outra empresa que usou a inovação para se destacar ainda mais durante uma crise foi a Amazon. A empresa de comércio eletrônico sempre foi pioneira em inovação, com iniciativas como a criação do Kindle e a introdução de entregas por drones. Durante a pandemia, a Amazon aumentou ainda mais sua capacidade de entrega e expandiu seus serviços de streaming de vídeo para competir com a Netflix. 4 - Uber A Uber, empresa de transporte de passageiros, revolucionou o setor de táxis ao criar uma plataforma online que conecta motoristas particulares a passageiros. Isso permitiu que a empresa crescesse rapidamente e se tornasse uma opção popular de transporte em várias cidades ao redor do mundo. 5 - Zoom Por fim tem a Zoom, empresa de videoconferência que cresceu rapidamente durante a pandemia, à medida que mais pessoas trabalhavam remotamente e precisavam se comunicar virtualmente. A Zoom investiu em tecnologia para melhorar a qualidade de vídeo e áudio e se tornou uma das principais ferramentas de comunicação para empresas em todo o mundo. Espero que essas histórias tenham te inspirado a apostar na inovação no seu negócio. Afinal, ao estimular a cultura da inovação na sua equipe, a sua empresa fica mais bem preparada para enfrentar todos os desafios. Aqui no blog do Sebrae, você encontra diversos conteúdos sobre inovação e empreendedorismo. Vem dar uma olhada!
Wed Nov 29 16:51:30 BRT 2023
Descubra as características de uma liderança inovadora
As melhores dicas para se tornar um líder inovador O sonho da maioria dos empreendedores é ter uma equipe forte e cheia de habilidades que ajudem o negócio a crescer e ser um grande sucesso. Além de contar com um bom time, é importante que você seja um líder inovador, ou seja, aquele que incentiva esse comportamento. Mas como se tornar uma liderança inovadora ou saber se você já é uma? Separamos as características desse tipo de líder e algumas dicas para você conferir. Vem ver! O que é uma liderança inovadora? Para começar, é importante que você conheça bem o conceito de liderança inovadora. Esse termo não é novo e diz respeito àquele líder criativo, que pensa lá na frente e é movido pela busca por novas ideias, motivando todos ao seu redor a serem criativos e inovadores, sem pressões ou medo de errar. Mas você deve estar se perguntando: “é possível me tornar uma pessoa assim?”. Muita gente já nasce com veia inovadora, porém, estudando e se dedicando, você também consegue se tornar um líder inovador para a sua equipe. Características do líder inovador Agora que você já conhece o conceito, chegou a hora de descobrir as características do líder inovador e ver quais delas você já possui. Vamos lá? Autoconhecimento O líder inovador possui uma compreensão clara de suas próprias habilidades, pontos fortes e fracos, bem como seus valores e motivações. Isso permite que ele tome decisões bem informadas e efetivas, além de ter um senso de propósito e direção. Visão estratégica Outra característica importante é a sua visão clara do futuro da empresa e ser capaz de desenvolver estratégias para alcançar seus objetivos. Ele entende o mercado e a concorrência e é capaz de identificar oportunidades e ameaças para o negócio. Maximização de valores Ele também é capaz de criar valor para a empresa, seus clientes e a sociedade em geral. Isso porque procura maximizar o valor em todas as atividades da empresa, desde o desenvolvimento de produtos até a criação de políticas corporativas. Experiências desafiadoras A liderança inovadora valoriza a experiência de todos e está disposta a correr riscos para alcançar o sucesso. Líderes com esse perfil estão sempre procurando novos desafios e oportunidades de crescimento. Cultivo de talentos O líder inovador entende a importância de atrair e reter talentos. Ele investe na formação e no desenvolvimento dos seus colaboradores e oferece um ambiente de trabalho que estimula a criatividade e a inovação. Construção de alianças Ainda, ele sabe que não pode alcançar o sucesso sozinho e, por isso, constrói alianças com outras empresas, fornecedores e investidores. Ele é capaz de criar uma rede de contatos que ajuda a alavancar a empresa. Aprendizado permanente Além disso, uma liderança inovadora está sempre aprendendo e se atualizando sobre o mercado, a tecnologia e as tendências. Essa liderança valoriza a educação contínua e incentiva seus colaboradores a fazerem o mesmo. Inclusão e diversidade Por fim, ele entende a importância da diversidade e inclusão na empresa. Ele cria um ambiente de trabalho inclusivo que valoriza a diversidade de experiências, habilidades e perspectivas. Além disso, busca promover a equidade de oportunidades para todos os seus colaboradores. Dicas para se tornar uma liderança inovadora Se tornar uma liderança inovadora pode parecer um grande desafio. No entanto, existem alguns passos que podem ajudar a desenvolver habilidades de liderança e estimular a inovação em sua equipe e organização. Confira! Cultive a curiosidade e a criatividade: como líder, você pode (e deve) cultivar essas habilidades em si mesmo e em sua equipe, incentivando a exploração de novas ideias, experimentação e tentativa e erro. Estimule a diversidade e a inclusão: a diversidade de perspectivas, habilidades e experiências pode levar a ideias mais inovadoras. É importante criar um ambiente de trabalho inclusivo e acolhedor, que valorize a diversidade e promova a igualdade de oportunidades. Seja flexível e adaptável: a inovação muitas vezes requer flexibilidade e capacidade de adaptação às mudanças. Você precisa estar aberto a novas ideias, processos e tecnologias, e estar disposto a fazer ajustes quando necessário. Invista em tecnologia e inovação: a tecnologia é uma grande impulsionadora da inovação. Por isso, é importante estar atualizado sobre as novas tecnologias e investir em ferramentas e recursos que possam ajudar a impulsionar a inovação em sua organização. Promova o trabalho em equipe e a colaboração: a inovação muitas vezes requer a colaboração e o trabalho em equipe. Assim, é importante criar um ambiente de trabalho colaborativo e incentivar a cooperação entre equipes e departamentos. Encoraje a experimentação e o aprendizado: a inovação comumente envolve tentativa e erro. Como líder, é importante encorajar a experimentação e o aprendizado, valorizando a aprendizagem contínua e a melhoria constante. Comunique e compartilhe ideias: a comunicação é fundamental para a inovação. Logo, é importante criar um ambiente de comunicação aberta e encorajar a troca de ideias e feedback entre a equipe. Como você pode perceber, é possível se tornar uma liderança inovadora, incentivar a sua equipe e ter um negócio de sucesso em alguns passos. E para ficar por dentro de outros assuntos relevantes do mundo do empreendedorismo, continue navegando pelo blog do Sebrae.
Wed Nov 29 16:18:10 BRT 2023
Quais os benefícios financeiros que a inovação proporciona?
Quais os benefícios financeiros que a inovação proporciona às empresas? Quando falamos em inovação nas empresas, logo vem à mente a ideia de algo super tecnológico, que vai contribuir para que o negócio se torne mais competitivo e alcance o sucesso, não é mesmo? Tudo isso é verdade, mas o que ninguém te conta é que a inovação traz grandes vantagens do ponto de vista financeiro também. Além da melhoria das vendas e do faturamento, ela proporciona rotinas mais ágeis e a redução de erros nos processos internos. Quer saber mais? Então continue a leitura e descubra todos os benefícios da inovação nas finanças da sua empresa! A importância da inovação do ponto de vista financeiro Além de fazer as empresas se manterem mais competitivas em meio a um mercado tão concorrido, a inovação auxilia em uma série de outras questões, principalmente financeiras. Entre elas, podemos citar o aumento da produtividade, a redução de custos, a ampliação de mercado e a melhoria da reputação da empresa. Ao investir em inovação, as empresas podem criar novos produtos ou serviços que atendam às necessidades dos clientes, abrindo novas oportunidades de mercado e aumentando a receita. Além disso, a inovação pode levar a uma maior eficiência operacional, resultando em uma redução nos custos de produção e, claro, em mais rentabilidade. Por fim, é importante destacar que a inovação também pode ajudar as empresas a se diferenciarem da concorrência, criando uma vantagem competitiva e fortalecendo sua posição no mercado. Portanto, a inovação precisa ser vista como um investimento estratégico de longo prazo, capaz de gerar retornos financeiros significativos para o negócio. 5 benefícios financeiros da inovação Agora que você já conhece a importância da inovação para as finanças das empresas, chegou a hora de descobrir os cinco principais benefícios dessa prática. Vem ver! 1 - Rotinas mais ágeis O primeiro grande benefício é o ganho de tempo na execução das rotinas internas, principalmente as do setor financeiro. Ao investir em sistemas inovadores, é possível automatizar processos e ter acesso a dados mais precisos e em tempo real. Dessa forma, erros são evitados e a sua equipe pode se concentrar em tarefas mais estratégicas, ou seja, aquelas que irão trazer um maior retorno financeiro ao negócio. 2 - Redução de custos Outra grande vantagem é a redução de custos, e isso ocorre em todos os níveis da empresa, desde o operacional até o estratégico. Por exemplo, ao investir em um um novo maquinário para a sua produção, você reduz o desperdício de matéria-prima e ainda ganha produtividade. Assim, você vai produzir mais com uma quantidade menor de recursos, aumentando também a sua lucratividade. 3 - Decisões mais assertivas Quando você utiliza ferramentas inovadoras na gestão do seu negócio, o acesso a informações importantes é feito com poucos cliques. Nesse caso, você consegue visualizar relatórios completos e em tempo real, o que proporciona decisões mais precisas. Logo, a sua gestão se torna mais ágil, contribuindo também para a evolução dos processos financeiros e, consequentemente, para a diferenciação que favorece o sucesso do negócio. 4 - Otimização da conciliação financeira A conciliação financeira é um processo muito importante, que tem por objetivo registrar e acompanhar os dados das transações comerciais feitas pela empresa, oferecendo uma visão detalhada das movimentações financeiras. Quando bem feito, ele evita o desequilíbrio financeiro, transtornos com clientes ou fornecedores. Ao realizar esse processo de forma automatizada, você evita erros e ganha agilidade, além de ter acesso a informações valiosas sobre o futuro do negócio. 5 - Aumento do faturamento Essa pode ser uma das vantagens mais importantes. Afinal, quando você investe em um produto ou serviço novo, que atenda às necessidades do seu público, isso pode levar a um aumento na demanda e, consequentemente, no faturamento. Além disso, você pode ter uma redução nos custos de produção, como já falamos por aqui. Com essa diminuição, você pode praticar preços mais competitivos e acabar tendo um aumento das vendas. As vantagens financeiras do investimento em inovação pelas empresas não param por aqui. Afinal, a inovação é o que move os negócios e as vendas. Para continuar por dentro de tudo o que acontece no mundo da inovação, fique de olho no blog do Sebrae.
Wed Nov 29 16:02:35 BRT 2023
Como a inovação pode transformar o seu negócio em 2023
5 ideias para inovar na sua empresa em 2023 Ter um negócio inovador é o desejo de todo empreendedor. Afinal, é por meio da inovação que a sua empresa se diferencia da concorrência e alcança o sucesso. Mas por onde começar? Foi pensando nisso que criamos este artigo. Aqui, você vai encontrar diversas ideias de como inovar e transformar a sua empresa ainda em 2023. Vamos lá? O que é inovação e por que sua empresa precisa investir nela? Antes de falarmos em como você pode inovar no seu negócio, é importante relembrar o conceito de inovação. Segundo o dicionário Aurélio, inovar significa criar algo novo. Com base nesse conceito, podemos ir mais longe e dizer que a inovação nos negócios é a criação de algo novo ou a melhoria de um produto, serviço ou processo já existente, gerando valor para a empresa e para os consumidores. Além de manter sua empresa viva e competitiva, promover a inovação e investir nela tem outros benefícios, como: tornar sua equipe mais dinâmica; aumentar a receita do negócio; agregar valor aos produtos e serviços; aumentar o engajamento dos colaboradores; e muito mais. 5 ideias para sua empresa inovar nos dias de hoje Agora que você já revisitou o conceito de inovação e as suas vantagens para as empresas, chegou a hora de conferir as ideias que separamos de como o seu negócio pode inovar e se tornar mais competitivo. Vamos juntos? 1 - Melhore seus processos Nossa primeira dica é que você avalie os processos da sua empresa. Afinal, sempre tem alguma forma de melhorar e torná-los mais eficientes. A ideia é que a sua empresa encontre maneiras de economizar tempo e recursos nos processos existentes. Por exemplo, ao analisar seus processos internos, você pode identificar atividades que possam ser automatizadas ou simplificadas. Isso pode incluir a adoção de ferramentas de software para gerenciamento de projetos, automação de marketing ou atendimento ao cliente. 2 - Utilize novas tecnologias A tecnologia vem evoluindo rapidamente, por isso se manter atualizado é fundamental. Empresas que adotam essas tecnologias podem se tornar mais competitivas e inovadoras, se destacando em um mercado cada vez mais concorrido. Essas tecnologias podem ser sistemas de gestão para evitar erros nos processos, uso das redes sociais para divulgar sua marca e produtos, WhatsApp para um atendimento mais rápido aos clientes e muito mais. 3 - Ofereça novos produtos e serviços Ficar atento às preferências dos clientes é fundamental, e elas podem te render ótimas ideias de como inovar nos seus produtos e serviços. Além disso, você precisa prestar atenção no mercado no qual você está inserido e ficar de olho nas tendências. Imagine que você é dono de uma lanchonete e que seus clientes começaram a pedir opções veganas no cardápio. Basta fazer uma rápida pesquisa na internet para perceber que a comunidade vegana está crescendo muito e que ainda há poucos estabelecimentos que ofertam esse tipo de alimento. Portanto, proporcionar lanches especiais para esse público pode ser uma ótima opção. 4 - Tenha foco na sustentabilidade Quando uma empresa pensa na questão da sustentabilidade, ela acaba tendo um pensamento de longo prazo e desenvolve uma maior criatividade para lidar com os desafios ambientais e sociais da sua região. Logo, essas empresas acabam investindo em pesquisas, incentivando a colaboração e a troca de conhecimentos, criando valor para a marca e aumentando a eficiência e reduzindo custos. Além disso, elas criam uma cultura organizacional que valoriza a sustentabilidade e a responsabilidade social, o que pode atrair e reter talentos e engajar os funcionários em torno de um propósito maior. 5 - Desenvolva parcerias Por fim, você pode criar parcerias com outros empreendedores. Esse processo permite acessar novos conhecimentos, recursos e tecnologias e criar sinergias e ideias inovadoras. As parcerias podem ser particularmente benéficas para empresas menores, que podem não ter o capital ou os recursos necessários para inovar sozinhas. Vamos pegar o exemplo da lanchonete novamente: na hora de criar o seu lanche vegano, que tal aproveitar e fazer uma parceria com as empresas que fornecem os molhos, hambúrgueres e o queijo? Como esses ingredientes são especiais, a parceria pode ser benéfica para todos os negócios. Agora me diz, nossas ideias te ajudaram a pensar fora da caixa e a inovar no seu negócio? Aproveite e fique por dentro de tudo o que acontece no universo da inovação aqui no blog do Sebrae.
Wed Nov 29 15:48:54 BRT 2023
Ideias para inovar hoje mesmo no seu negócio
4 ideias inovadores para aplicar na sua empresa Se você chegou até aqui, quer dizer que está em busca de mudanças para o seu negócio se tornar mais forte e competitivo, acertei? Saiba que a inovação é o caminho mais seguro para alcançar esses e outros objetivos. Porém, descobrir como promover a inovação na sua empresa é um grande desafio. Pensando nisso, trouxemos algumas ideias de inovação que você pode aplicar hoje mesmo, além de alguns exemplos de negócios que apostaram na inovação e hoje colhem bons frutos. Vamos lá? Ideias inovadoras para o seu negócio Quando falamos em inovação, aposto que você logo pensa em algo super tecnológico e novo. Contudo, inovar vai muito além disso. Ela pode estar em um processo interno novo, no uso de maquinários mais modernos ou até na prestação de um novo serviço. Por isso, trouxemos alguns exemplos de como você pode inovar no seu negócio, se tornar mais competitivo e, ainda, conquistar mais clientes. Utilizar de ferramentas digitais Uma forma de inovar no seu negócio é utilizando ferramentas digitais que tornem a sua rotina mais ágil e produtiva. Um exemplo são os sistemas de gestão, que permitem ter processos mais otimizados e livres de erros. Além disso, você vai reduzir o tempo gasto em tarefas manuais e repetitivas. Outra vantagem é a possibilidade de coletar e analisar dados em tempo real, como o desempenho da empresa, o comportamento do consumidor, entre outras informações relevantes. Esses dados podem ser usados para tomar decisões mais informadas e estratégicas, ajudando a sua empresa a se destacar no mercado. Implementar programas de fidelidade Outra forma de inovar no seu negócio é implementando programas de fidelidade, os quais permitem que você se diferencie da concorrência e crie um relacionamento mais duradouro com seus clientes. Além disso, incentivam que os consumidores voltem a comprar de você, melhorando também seu faturamento. Uma grande vantagem do programa de fidelidade é que ele pode ser totalmente personalizado e adaptado às necessidades dos clientes, oferecendo benefícios exclusivos para cada perfil de consumidor. Desenvolver novos produtos e serviços Esse talvez é o tipo de inovação mais conhecido, pois permite que as empresas atendam às necessidades e demandas dos clientes de maneira eficaz e se mantenham competitivas em um mercado em constante mudança. Para isso, você precisa levar em consideração algumas fontes, como feedback dos clientes, pesquisa de mercado, brainstorming interno e externo e, claro, tendências de mercado e as reais necessidades dos consumidores. Depois da ideia pronta, o produto ou serviço a ser lançado precisa passar por uma série de etapas a fim de aumentar suas chances de sucesso. Dentre elas, estão: pesquisa e análise de mercado, concepção e design, testes e prototipagem, e lançamento e comercialização. Oferecer novos meios de pagamento Por fim, você também pode inovar no seu negócio oferecendo novos meios de pagamento aos clientes. Isso vai permitir que você atenda às necessidades e demandas dos consumidores de maneira mais eficaz, oferecendo opções de pagamento convenientes, seguras e flexíveis. Devido ao avanço da tecnologia, as formas de pagamento evoluíram, e atualmente sua clientela espera que você trabalhe com cartões de crédito e débito, transferências bancárias, carteiras digitais, pagamentos por aproximação, entre outras. Outra grande vantagem de oferecer os novos meios de pagamento é a redução de custos operacionais, como a necessidade de gerenciar grandes quantidades de dinheiro em espécie ou processar cheques e boletos. Empresas que apostaram na inovação para você se inspirar Agora que você já conhece algumas maneiras de inovar no seu negócio, que tal se inspirar em empresas que apostaram na inovação e hoje são super competitivas e bem-sucedidas? Vem ver! Apple: um dos exemplos mais conhecidos de uma empresa que investe pesado em inovação. A empresa é líder em design e tecnologia, e é conhecida por seus produtos revolucionários como o iPhone e o iPad. Tesla: já a Tesla é uma empresa de carros elétricos que tem sido líder em inovação no setor automotivo. É conhecida por seus veículos de alta tecnologia, como o Model S e o Model X, e por sua abordagem inovadora para energia limpa e sustentável. Amazon: a Amazon é uma empresa de comércio eletrônico que revolucionou o varejo online. Conhecida por sua abordagem inovadora, como o serviço Amazon Prime, e por seus produtos próprios, como a assistente de voz Alexa e o leitor de livros Kindle. Airbnb: uma empresa que revolucionou a indústria de hospedagem é a Airbnb, ao criar uma plataforma que permite que os usuários aluguem quartos, apartamentos e casas de outras pessoas ao redor do mundo, oferecendo uma alternativa aos hotéis tradicionais. Netflix: a Netflix é uma empresa de streaming de vídeo que mudou a forma como as pessoas assistem TV e filmes. A empresa é conhecida por sua abordagem diferenciada para a produção de conteúdo original e por sua capacidade de personalizar a experiência de visualização para cada usuário. E aí, gostou de saber mais sobre inovação e das ideias de como inovar no seu negócio? Para se manter atualizado sobre o mundo da inovação, fique de olho no blog do Sebrae.
Wed Nov 29 15:27:50 BRT 2023
A inovação como aliada para ter um negócio mais produtivo
A inovação como aliada para ter um negócio mais produtivo Ultimamente se fala muito em inovação para as empresas, mas você sabia que ela pode ser a sua grande aliada para ganhar mais produtividade? Esses dois conceitos estão ligados, afinal a inovação ajuda na criação de novos métodos e processos, permitindo que você encontre novas maneiras de otimizar seus processos e reduzir custos. Aqui, vamos te explicar como a inovação pode ser uma aliada poderosa para aumentar a produtividade de um negócio. Quer saber mais? Continue a leitura! Como a inovação pode ajudar a sua empresa a ser mais produtiva? Quando falamos em melhorar a produtividade das empresas, é impossível não citar a inovação. Afinal, ela é um fator essencial não só para manter os negócios competitivos, mas também para a continuidade de suas operações. E as inspirações para ter ideias inovadores podem vir do seu time ou das avaliações dos clientes, fornecedores ou da sua análise de mercado. De forma geral, existem três áreas nas quais a inovação pode te ajudar a melhorar a produtividade na sua empresa, são estas: Tecnologia: estamos vivendo a era digital, e a tecnologia é uma grande aliada no sucesso dos negócios. Porém, ela precisa ser utilizada de maneira estratégica, gerando valor para os consumidores. Pessoas: sua empresa é composta por pessoas, e elas precisam se manter atualizadas. Por isso, é necessário fornecer treinamentos para que possam conhecer e operar as novas tecnologias. Processos: por fim, é preciso contar com processos definidos e bem alinhados para garantir a máxima eficiência operacional com o mínimo de erros e retrabalhos. Esses três pilares estão ligados, e quando você contrata uma nova tecnologia, é preciso capacitar as pessoas e rever seus processos a fim de aproveitar a solução implementada da melhor maneira possível. Quais ferramentas podem te ajudar nesse processo? Como você já sabe, existem diversas maneiras de trazer a inovação para o seu negócio, melhorando a sua competitividade e produtividade. No entanto, é preciso conhecer as opções disponíveis no mercado e avaliar qual delas se encaixa na sua realidade. Com isso em mente, separamos algumas ferramentas que podem ser muito úteis nesse momento. Que tal conferir? Computação em nuvem A primeira ferramenta que vem auxiliando diversas empresas é a computação em nuvem. Com ela, você melhora a sua infraestrutura de tecnologia, otimiza seus recursos e ainda ganha muito mais segurança. Isso porque todos os dados ficam salvos em um servidor online, que você pode acessar de qualquer lugar. Ainda, você fica livre do uso de disquete, CD, HD externo e até mesmo pen drive, e as chances de roubo de informações confidenciais são quase inexistentes. Ferramentas colaborativas Outro fator essencial para gerar inovação e aumento de produtividade nas empresas é a colaboração. Logo, o uso de ferramentas colaborativas se torna essencial. Essas soluções costumam ter um acesso livre para que todos possam ler ou editar os arquivos, como o Google Workspace. Nessa plataforma, você encontra ferramentas de textos, planilhas e apresentações, onde todos podem colaborar em tempo real. Esse ambiente é super seguro, e apenas pessoas autorizadas podem acessar. Ainda, você acaba tendo informações centralizadas, ganhando agilidade e facilidade na comunicação, sem precisar se preocupar com a manutenção de processos pouco eficazes. Automação de processos Agora, se você precisa melhorar a produtividade e a eficiência e reduzir erros, a automação de processos é uma ótima alternativa. Aqui, você pode apostar em sistemas de gestão que integram os setores da empresa e facilitam muito seu dia a dia. Ainda, você pode investir em big data e Inteligência Artificial, o que torna os processos de tomada de decisão mais ágeis, além de liberar os colaboradores de uma série de trabalhos manuais. Assim, é possível aumentar a produtividade, reduzir custos e ainda utilizar as habilidades de sua equipe em atividades com maior valor agregado. Por onde começar? Agora que você já sabe como a inovação pode te ajudar a ganhar produtividade no seu negócio e conhece algumas ferramentas que podem te apoiar nesse processo, é a hora de estudar cada uma delas mais a fundo, verificando se elas se encaixam na sua realidade. Se você tiver alguma dúvida, entre em contato com o Sebrae mais próximo ou fique de olho nas nossas postagens aqui no blog. Tenho certeza que nossos conteúdos serão muito úteis nesse momento.
Wed Nov 29 15:17:51 BRT 2023
7 principais desafios da inovação no varejo brasileiro
Os maiores desafios para se inovar no Brasil A inovação é um tema constante em toda roda de empreendedores no país. Seja qual for o segmento em que você atue, é muito importante se reinventar e inovar para se manter competitivo no mercado. No entanto, sabemos que esse processo não é simples e que é cheio de desafios. Por isso, separamos os principais desafios da inovação no varejo brasileiro para que você possa se preparar e superar cada um deles. Vamos lá? Por que o varejo brasileiro precisa inovar? Antes de falarmos sobre os desafios da inovação no Brasil, é importante que você conheça alguns dos motivos que levam as empresas a buscarem pela inovação. Um dos principais é o avanço da internet, que tornou a concorrência muito mais acirrada. Agora você precisa competir com empresas de todo país, não só as do seu bairro. E uma das razões é o rápido crescimento do comércio virtual no Brasil, que fez muitos consumidores optarem por fazer suas compras online em vez de irem a lojas físicas. Falando em consumidores, o seu comportamento também passou por muitas mudanças. Eles estão cada vez mais bem informados e exigentes, buscando experiências de compra personalizadas, convenientes e que atendam às suas necessidades e desejos específicos. Ainda sobre os motivos que levam o varejo a buscar pela inovação, está a necessidade de reduzir custos. É sabido que a economia do país vem passando por grandes desafios ultimamente, por isso os negócios vêm procurando maneiras de melhorar sua eficiência e gastar menos, e a inovação pode ser uma ótima alternativa. 7 desafios da inovação no Brasil Agora que você já entendeu alguns dos motivos pelos quais seu negócio precisa investir em inovação, vamos conhecer alguns dos desafios desse processo. Assim, você estará mais bem preparado e poderá superá-los com facilidade. 1 - Cultura organizacional tradicional Muitas empresas varejistas brasileiras têm uma cultura organizacional tradicional, que pode ser resistente à mudança e à inovação. Você, como líder, precisa estar disposto a adotar novas abordagens e incentivar seus funcionários a fazerem o mesmo. Transformar a cultura de uma empresa não é uma tarefa simples, mas se você realmente quer entrar nesse universo, esse passo é fundamental. Ter uma cultura de inovação transforma a maneira como você e sua equipe pensam e agem dentro da empresa, inclusive tirando as boas ideias do papel. 2 - Falta de investimentos Inovar é um processo que começa por uma boa ideia. Porém, além da ideia, é preciso de incentivo tanto moral como financeiro para colocá-la em prática. No entanto, por não terem uma cultura inovadora, muitas empresas acabam não realizando investimentos nessa área. Esse desafio afeta tanto as pequenas como as grandes varejistas, que ainda não investem o suficiente em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e em tecnologias inovadoras. Isso pode ser resultado de falta de recursos financeiros ou falta de entendimento sobre o valor da inovação para o sucesso do negócio. 3 - Dificuldade em integrar tecnologias A tecnologia está evoluindo rapidamente, e está cada vez mais difícil acompanhar todos os lançamentos. Assim que aprendemos a lidar com uma tecnologia, logo ela fica obsoleta e precisamos reaprender uma nova. Agora, se pensarmos em uma empresa, além de lidar com novas tecnologias diariamente, é preciso que elas estejam integradas com seus sistemas. É importante que os empreendedores estejam dispostos a investir em sistemas integrados e a criar uma estrutura que facilite a integração de novas tecnologias. Dessa forma, fica muito mais fácil acompanhar as mudanças tecnológicas. 4 - Mudanças no comportamento do consumidor Outro grande desafio que impacta muito a inovação do varejo brasileiro são as constantes mudanças no comportamento do consumidor. Por isso, as empresas que querem se manter competitivas precisam estar atentas a essas mudanças e ser capazes de se adaptarem rapidamente para atender às novas demandas. 5 - Falta de habilidades em inovação Além dos desafios já listados, a inovação esbarra na falta de pessoal qualificado para desenvolver, implementar e gerenciar novas soluções. Infelizmente, muitas empresas enfrentam uma falta de habilidades e talentos em inovação, o que pode dificultar a adoção de novas tecnologias e práticas de negócios inovadoras. 6 - Dificuldade em coletar e analisar dados A dificuldade em coletar e analisar dados é um dos grandes desafios para a inovação no varejo brasileiro. As empresas geram uma quantidade significativa de dados diariamente, incluindo informações sobre vendas, estoques, preferências do cliente e comportamento de compra. No entanto, muitas dessas empresas ainda não estão aproveitando todo o potencial desses dados para inovar em suas práticas de negócios. A falta de habilidades em análise de dados, ferramentas e tecnologias pode dificultar a coleta e análise de dados precisos e relevantes, o que pode resultar em decisões de negócios equivocadas ou na perda de oportunidades de inovação. 7 - Concorrência com empresas globais Por fim, a elevada concorrência impacta muito na inovação brasileira. Afinal, as empresas globais têm acesso a recursos financeiros e expertise em inovação, o que permite implementar soluções inovadoras em seus processos de negócios. Isso pode criar uma pressão sobre as empresas varejistas brasileiras para inovar e adotar tecnologias avançadas para manter a competitividade no mercado. No entanto, muitos negócios têm menos recursos e experiência em inovação, o que pode dificultar a adoção de novas tecnologias e práticas de negócios inovadoras. Como você viu, com preparo e conhecimento, fica fácil superar esses e outros desafios que possam surgir no seu caminho rumo à inovação. E para seguir bem informado, fique de olho no blog do Sebrae.
Wed Nov 29 15:03:58 BRT 2023
O que é inovação? Descubra seu conceito, tipos e muito mais!
O que é inovação e por que sua empresa precisa dela? A inovação é a força que mantém os negócios competitivos e que impulsiona a economia em todo o mundo. Por isso, conhecer a fundo o conceito de inovação é super importante para que a sua empresa continue crescendo em meio a um mercado tão concorrido como o nosso. Muitas pessoas acabam confundindo inovação com invenção, afinal inovar também é criar algo tecnológico e que ainda não existe. Porém, ela vai muito além disso. A inovação pode estar no seu modelo de negócio diferenciado, em um processo mais ágil ou nos produtos e serviços que você vende. Para tirar essa dúvida da sua cabeça de uma vez por todas, vem com a gente que nós vamos te explicar o que é inovação, seus tipos e por que a sua empresa precisa dela. Conceito de inovação A inovação pode ser definida como a criação de algo novo ou a melhoria de algo existente. Esse processo envolve o desenvolvimento de novas ideias, produtos, serviços ou métodos que oferecem valor ou soluções para determinados problemas. Uma definição mais técnica de inovação, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), diz que a inovação é “um produto ou processo novo ou aprimorado (ou uma combinação dos dois) que difere significativamente dos produtos ou processos anteriores da empresa e que tenha sido introduzido no mercado ou colocado em uso pela empresa.” Como você pode ver, ela não é apenas sobre tecnologia ou produtos novos. Aqui, qualquer melhoria ou novidade implementada em uma empresa pode ser considerada uma inovação. Tipos de inovação Agora que você já sabe o que é inovação e que ela vai muito além da criação de novas tecnologias, que tal aprender os quatro tipos de inovação? Inovação de produto Esse é, de longe, o tipo de inovação mais conhecido, e nada mais é do que a criação de um novo produto ou serviço para venda. Mas quando falamos em criar algo novo, não precisa ser algo mais moderno e tecnológico. Um exemplo é o Airbnb, que inovou o mercado de hotéis criando uma plataforma de compartilhamento de hospedagens entre viajantes ao redor do mundo. Quer ver mais alguns exemplos de inovação de produto? mudança na embalagem ou na estética de um produto; adição de novas funcionalidades e recursos; mudança no volume e peso do produto; criação de novas coleções e tendências, muito usada no mercado da moda. Inovação de processos Já a inovação de processos é qualquer mudança ou melhoria realizada nos processos de produção e desenvolvimento de produtos e serviços. Pensando em uma indústria, um exemplo fácil é a compra de um maquinário mais moderno que vai aumentar a produtividade e a qualidade do produto final. O importante é que o novo processo traga vantagens para a empresa e seus clientes, resultando em uma experiência mais completa e satisfatória. Inovação disruptiva Existe também a inovação disruptiva, aquela que vai romper com a ordem natural de um segmento, implementando algo totalmente novo, seja um produto ou processo. Um exemplo é a Netflix, que desenvolveu um sistema de streaming de filmes e séries, revolucionando todo o segmento. Ela mudou o mercado, levando locadoras à falência e dando início aos sistemas de assinatura de serviços. Inovação aberta Por fim, ainda temos a inovação aberta. Esse é um processo diferenciado em que outras pessoas e empresas podem contribuir, inclusive os próprios usuários do produto ou serviço. Essa colaboração é muito importante, pois assim é possível atingir novos patamares de inovação, em vez de somente competir. O processo aberto é cada vez mais comum entre as grandes empresas para a criação de soluções inovadoras e com grande potencial de mercado. Por que sua empresa precisa investir em inovação? Como falamos no começo deste artigo, é a inovação que mantém os negócios competitivos, sendo uma prática indispensável no mercado atual. Antes, as empresas tinham o controle do mercado e havia uma demanda maior do que a oferta. Com o tempo, essa realidade se inverteu, e os consumidores estão no centro e estão mais exigentes. Já a oferta se multiplicou, criando um mercado altamente competitivo. Portanto, para que a sua empresa consiga se destacar, é necessário oferecer os melhores produtos e serviços, o melhor atendimento ao cliente, a melhor usabilidade no site, a entrega mais rápida, entre outros critérios. Ou seja, é preciso inovar! Afinal, inovar aumenta a produtividade, traz novas soluções, cria novas tecnologias, produz riqueza e melhora a qualidade de vida das pessoas. Agora, se você quer continuar por dentro do mundo da inovação e ter um negócio mais forte e competitivo, acompanhe o blog do Sebrae.
Wed Nov 29 14:51:44 BRT 2023
5 segredos do Sebrae sobre gestão de salão de beleza
O sonho de todo empreendedor de higiene e beleza é ter seu próprio espaço e, dessa forma, sair do aluguel, decorar e oferecer o máximo de conforto para seus clientes. Contudo, entre sonhar e realizar esse sonho, existem grandes desafios a serem superados, como concorrência, gestão financeira e de equipe, diferencial competitivo, portfólio de serviços, entre outros. A jornada é longa e quase nunca é simples. Por isso, para ajudar você, empresário ou empresária, listamos cinco dicas de como fazer uma gestão de salão de beleza eficiente e realizar todos os seus sonhos. Boa leitura! Como ter mais eficiência na gestão de salão de beleza? Para que as metas de crescimento sejam alcançadas, é necessário que a gestão do salão de beleza alcance todas as áreas do negócio, desde as finanças até o atendimento e o marketing. Acompanhe as dicas do Sebrae e comece agora as estratégias que vão levar o seu negócio ao sucesso! 1. Controle as entradas e saídas de dinheiro e faça um planejamento de longo prazo Grande parte das metas a serem conquistadas partem de uma boa gestão financeira. Quando o empresário ou empresária conhece a fundo o fluxo de caixa do salão de beleza, consegue analisar com mais clareza as entradas e saídas de dinheiro, os custos fixos e variáveis, o capital de giro necessário para manter como reserva, além de identificar maiores gastos e reduzir custos. Com esses dados em mente, é possível precificar adequadamente os serviços, negociar valores ou formas de pagamento com os fornecedores e criar um planejamento financeiro preciso. Dessa forma, você consegue juntar dinheiro para investir em melhorias no salão de beleza e estética, ou até mesmo buscar um financiamento e comprar um espaço próprio para o seu negócio. O Sebrae tem um Kit de Finanças bem completo e gratuito que serve como um ótimo ponto de partida para você começar a organizar as finanças do seu negócio. Clique aqui para acessar! 2. Ofereça serviços de qualidade e conquiste clientes com um atendimento perfeito Se você ainda vê o seu salão de beleza e estética apenas como um local onde as pessoas têm acesso a serviços de massagem, manicure, pedicure ou cortes de cabelo, precisa deixar essa visão de lado agora. As pessoas buscam uma experiência completa, relaxante e agradável. É claro que a qualidade na prestação de serviços também é fundamental, mas não é apenas o corte de cabelo perfeito que irá fidelizar seus clientes. Em outras palavras, é muito importante que seus clientes sejam bem atendidos desde o momento em que entram em contato com seu estabelecimento até a sala de espera e a prestação de serviços. Para criar essa sensação de relaxamento e bem-estar, você pode investir em poltronas confortáveis, velas perfumadas e decoração agradável, oferecer bebidas de cortesia para quem espera, entre outras iniciativas. Com bastante criatividade, é possível até criar um cantinho instagramável. Assim, seus clientes publicam fotos dos cortes e penteados marcando o seu salão de beleza nas redes sociais e fazem uma publicidade gratuita. 3. Contrate a equipe perfeita, invista nos seus funcionários e os valorize É bem provável que, nos primeiros anos do seu salão de beleza e estética, você execute todas as funções por conta própria, desde o agendamento de clientes até a limpeza e a prestação de serviços. Porém, conforme a evolução do seu negócio, você precisará contratar uma equipe para ajudar. É muito importante que seus funcionários estejam alinhados aos seus valores e que possam oferecer aos clientes o mesmo tratamento de qualidade que você oferece. Para isso, é importante garantir um salário e benefícios compatíveis com o mercado e com as funções exercidas. Manter a equipe motivada também é fundamental para evitar a rotatividade de funcionários, e você pode garantir a motivação oferecendo treinamentos, estando aberto a sugestões e críticas, dando feedbacks regulares, etc. 4. Invista em marketing e crie uma presença online para seu salão de beleza e estética Mesmo que você já tenha um certo número de clientes fiéis no seu salão de beleza e estética, é necessário fazer com que mais pessoas saibam da existência do seu negócio para manter o bom faturamento o ano inteiro. Entre as diversas estratégias que existem, o marketing digital, principalmente nas redes sociais, é a que traz o melhor custo-benefício para quem não tem um grande orçamento disponível. Afinal, você mesmo pode criar um calendário de publicações e postar as fotos ou novidades que farão com que o seu salão de beleza e estética alcance um público maior. A seguir, confira algumas estratégias que vão ajudar você a criar as melhores ações digitais para o seu negócio: Crie um anúncio no Google Meu Negócio: Essa ferramenta gratuita do Google é uma forma eficaz de atrair novos clientes, uma vez que mostra informações relevantes sobre a empresa, como endereço, telefone, horário de funcionamento e avaliações de clientes anteriores. Além disso, o Google Meu Negócio ajuda a melhorar a visibilidade do salão de beleza nos resultados de pesquisa do Google, contribuindo para o aumento de tráfego de clientes em potencial para o site do salão. Crie um perfil comercial nas redes sociais: Antes de se aventurar no mundo da internet, é bem importante conhecer o público-alvo do seu negócio e descobrir do que eles sentem falta e o que esperam do seu salão de beleza e estética. Dessa forma, sua produção de conteúdo e estratégias de comunicação podem ser mais assertivas e atingir pessoas que realmente se interessam pelo seu negócio e que vão consumir seus serviços. Depois, é importante navegar pelas páginas da concorrência e descobrir o que eles estão criando para atrair o público deles. Assim, você pode criar conteúdos atrativos para as suas redes baseados em conteúdos que já fazem sucesso em outros negócios. Entre as estratégias de conteúdo para redes sociais que vão fazer a diferença na visibilidade e conquista de clientes para o seu salão de beleza e estética, estão: Promoções exclusivas para seguidores nas redes sociais. Parcerias com influenciadores digitais que tenham seguidores que se encaixam no perfil do seu público-alvo. Produção de vídeos mostrando seus serviços, entrevistas com clientes satisfeitos e dicas de beleza. Interação com seus seguidores, respondendo as mensagens e os comentários. Isso ajuda a criar um relacionamento mais próximo com eles e a construir uma comunidade em torno do seu salão de beleza. Assim como o Kit de Finanças, o Sebrae também tem um combo de materiais de Marketing e Vendas que vão facilitar a criação de suas próprias estratégias online. Clique aqui para baixar! 5. Esteja atento às tendências do mercado e ofereça serviços inovadores O setor de higiene e beleza é muito dinâmico e está em constante evolução. Isso quer dizer que determinado serviço que hoje é o motor de vendas do salão de beleza, em um ano pode estar ultrapassado e parar de gerar renda. [link BP 4 job 19.1] Ou seja, é fundamental para donos ou donas de um salão de beleza e estética estarem atentos às tendências e novidades do setor para atender melhor às demandas dos clientes. Dessa forma, você garante a competitividade no mercado e oferece serviços de alta qualidade. Além disso, as novidades tecnológicas e as inovações no setor podem permitir que o salão ofereça novos serviços e expanda sua oferta, aumentando assim a receita do negócio. Estar atento às tendências também pode ajudar o dono do salão a criar estratégias de marketing mais eficazes e a se destacar da concorrência. A melhor forma de estar por dentro das tendências do mercado é participar de feiras e eventos, se inscrever em cursos e capacitações e seguir grandes influenciadores do setor de higiene e beleza. Essas foram as cinco dicas do Sebrae para você investir na gestão do seu salão de beleza e estética e conquistar o sucesso que você e o seu negócio merecem! Para mais conteúdos como este, acesse o kit de conteúdos de higiene e beleza ou continue navegando pelo Portal Sebrae.