this is an h1

this is an h2

Wed Aug 03 09:27:40 BRT 2022
Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
A importância das técnicas de recrutamento de pessoal

Descobrir e fidelizar talentos é tão desafiador e essencial quanto fidelizar clientes.

· 19/07/2022 · Atualizado em 03/08/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Ter as pessoas certas na equipe é essencial para a empresa que pretende oferecer um serviço de excelência e diferenciado no mercado, por isso é necessário investir no potencial dos colaboradores. Mais que isso, é fundamental aderir a técnicas de recrutamento e seleção, capazes de contratar pessoas que se identificam com os propósitos da empresa e que tenham um perfil adequado ao cargo que vão ocupar.

Para melhorar o processo de recrutamento e seleção, seguir algumas técnicas é fundamental:

  • Mapeamento de valores: além de conhecimento técnico e competências comportamentais, o candidato precisa ter valores alinhados aos da empresa, garantindo o processo de adaptação ao ambiente e à cultura da organização.
  • Jogos digitais e gamificação: estratégia que permite mensurar alguns aspectos comportamentais e de personalidade dos candidatos.
  • Mapeamento de competências: atividades que avaliam as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) de cada um dos candidatos. Antes, porém, a empresa precisa definir algumas competências que têm relevância no processo seletivo.
  • Testes psicológicos: com embasamento científico, foram desenvolvidos para mensuração de diversas características. Só podem ser aplicados e interpretados por profissionais formados em Psicologia.
  • Banco de currículos: tem como finalidade manter organizadas informações dos candidatos para que, quando a empresa necessitar contratar para uma vaga definida, o processo de busca pelo currículo que atenda às solicitações possa ser  facilitado.
  • Seleção interna: trata-se de uma espécie de reaproveitamento, no qual os talentos podem ser promovidos ou realocados dentro da própria organização, por isso restringe-se aos colaboradores que já trabalham na organização.
  • Arquivos de sindicatos: alguns sindicatos mantêm um banco de currículos no seu setor de RH (Recursos Humanos).
  • Agências de recrutamento e headhunters: na tradução, “caçador de talentos”. Em alguns casos, escolher a pessoa certa para determinado cargo não é uma tarefa  fácil e necessita de ajuda especializada. O headhunter é um profissional que desempenha um papel estratégico, por isso sua atuação está mais direcionada a vagas e áreas específicas, para as quais a empresa identifica urgência de pessoas altamente qualificadas.
  • Indicação de funcionário: o colaborador que indicou o novo funcionário torna-se uma espécie de conselheiro, o que é muito positivo para a equipe.
  • Divulgação on-line: o uso de redes sociais, site da empresa e outros meios eletrônicos é um instrumento eficiente para recrutamentos internos e externos.
  • Contato direto com universidades: permite a criação de programas de estágio, o que pode facilitar o treinamento de um profissional identificado com todos os valores da empresa.

A contratação de um colaborador que não se enquadra no perfil esperado pode ser financeiramente muito caro para uma empresa, além de poder gerar inúmeros desentendimentos em equipes que costumavam ser altamente produtivas. Por isso, conte com a parceria do Sebrae e acesse outros conteúdos sobre o assunto:

Artigo Como desenvolver estratégias para a retenção de talentos

Invista em boa gestão de pessoas para manter os melhores funcionários trabalhando na sua empresa.

Artigo O sucesso do negócio depende de uma boa gestão de equipe 

Veja como o correto gerenciamento de pessoas permite captar bons profissionais e melhorar o rendimento da empresa.

 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?