this is an h1

this is an h2

Wed Apr 13 16:56:35 BRT 2022
Empreendedorismo | DESAFIO
Acessibilidade digital: coloque a inclusão em prática na sua empresa

Amplie o seu mercado para os mais de 45 milhões de brasileiros com deficiência.

· 13/04/2022 · Atualizado em 13/04/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Já pensou como uma pessoa com deficiência navega no site da sua empresa ou acessa os seus conteúdos digitais? Se a resposta for não, talvez seja o momento de se informar sobre acessibilidade digital e ampliar ainda mais o seu público.

Você pode até não saber, mas talvez já tenha perdido clientes por falta disso. Isso porque, atualmente, cerca de 15% da população mundial - 1 bilhão de pessoas – tem algum tipo de deficiência. No Brasil, são mais 45 milhões de brasileiros, segundo dados Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Essas pessoas, assim como qualquer outra, acessam os meios virtuais para se informar, comprar, estudar, etc. Por isso, possibilitar a sua presença digital amplia o seu alcance e, consequentemente, o seu negócio.

Quer saber como melhorar a sua presença digital e vender mais pela internet? Participe do UP digital do Sebrae.

O que é acessibilidade digital?

É um conjunto de recursos que permitem que qualquer pessoa, independentemente de sua condição, consiga navegar e interagir na web sem precisar do auxílio de outras. Ou seja, é uma internet acessível.

Embora o número de indivíduos com deficiência no país seja alto, estima-se que apenas 2% dos sites brasileiros estão preparados para acolher essas pessoas. No entanto, assim como uma loja ou um prédio são obrigados, por lei, a cumprir normas de acessibilidade, os sites da internet também são.

É o que diz a Lei Brasileira de Inclusão, que está em vigor desde 2015:

Art. 63: “É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.”

Quando o seu negócio não é acessível, você impede que milhares de pessoas consumam o que você oferece e perde dinheiro com isso.

Vamos imaginar que o seu empreendimento funcione em uma loja física. Já pensou como seria impedir o acesso de uma pessoa com deficiência a seu estabelecimento? Em uma loja digital sem recursos específicos é isso que acontece. O empreendedor fecha as portas para esse público.

Entendeu agora porque a acessibilidade é importante para os seus canais digitais? Veja a seguir como implementá-la.

Comece com ações simples

Algumas pequenas melhorias já podem fazer uma grande diferença. Confira algumas dicas para você tornar o seu negócio mais acessível a partir de agora:

Descrição das imagens

Para que pessoas com deficiência visual tenham acesso ao seu conteúdo, comece a descrever as imagens utilizadas em sua publicação. A descrição tem de ser feita de modo objetivo e com o máximo de detalhes possível para que o leitor possa entender do que se trata.

Use legenda em seus vídeos

Esse recurso possibilita que pessoas com deficiência auditiva acessem o seu conteúdo sem dificuldades. Além delas, você também consegue se comunicar com todos que preferem assistir a vídeos sem áudio.

Estruture seus textos de modo simples

Evite fontes com serifa: apesar de bonitas, elas são difíceis de ser lidas por pessoas com baixa visão.

Alinhe os textos à esquerda: algumas pessoas com deficiência intelectual têm dificuldades para ler textos justificados devido ao espaçamento desigual entre as palavras.

Opte pelo contraste: os daltônicos não conseguem distinguir a diferença entre algumas cores. Optar pelo contraste facilita essa compreensão. Jamais confie na intenção de uma palavra por meio do uso de uma cor específica. Por exemplo, verde para algo correto, e vermelho para algo errado.

Além dessas ações, você também pode:

- Criar área de clique maiores para os botões;

- Simplificar os textos;

- Utilizar o plug-in “Hand Talk” para tornar o seu conteúdo acessível em libras;

- Oferecer a opção de alto contraste;

- Tornar todas as funcionalidades do site acessíveis pelo teclado;

- Disponibilizar o conteúdo dos seus textos em áudio.

Investir em acessibilidade é democratizar o seu negócio. Além de ampliar o seu público, você também posiciona a sua empresa como uma marca que incentiva, apoia e coloca em prática a inclusão e a diversidade.

Pronto para começar?

Para mais informações sobre marketing digital, participe do nosso grupo do Telegram.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora