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Wed Feb 01 22:20:10 BRT 2023
Empreendedorismo | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
Alimentos e bebidas: a importância do atendimento humanizado

Veja as nossas dicas para implantar um atendimento humanizado ao cliente e como isso pode trazer inúmeros benefícios para negócios de alimentos e bebidas.

· Atualizado em 01/02/2023
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Estamos mais digitais, com certeza! As tecnologias tornaram a forma como interagimos no mundo diferente, muitas vezes, acontecendo de maneira robotizada, o que pode até ser uma novidade interessante, mas não necessariamente suficiente. Se tem algo que não mudou é que o cliente quer ser bem atendido e ter uma boa experiência de compra, não importa se é numa loja de roupa, se é no supermercado ou no restaurante. Por isso, o atendimento humanizado tem sido um tema buscado por muitos empreendedores, inclusive os donos de negócios do setor de alimentos e bebidas.

O atendimento humanizado é possível quando existe a prática de empatia para a percepção das necessidades dos clientes, ou seja, é uma relação de respeito que se estabelece entre a empresa e o cliente. Não importa qual é o perfil do estabelecimento, o tipo de cardápio, o público, a localização, se é presencial ou on-line. A regra é a mesma para todos: o bom atendimento nunca falha, humanizado fica melhor ainda. A prática do atendimento humanizado faz com que os clientes tenham suas necessidades atendidas: o acesso é permitido de maneira igualitária. Isso fideliza o cliente, que vai divulgar a reputação do seu estabelecimento entre amigos e familiares.

Assim, o atendimento humanizado é aquele que assegura o acesso aos meios físicos, à informação, comunicação e instalações de forma igualitária. Por isso, a necessidade do investimento na acessibilidade, seja por meio do site, das redes sociais, no cardápio e nas instalações físicas do seu negócio. Tenha em mente que a prática do atendimento humanizado agrega valor à marca, traduzindo para o público que o atendimento da sua empresa é de qualidade.

Como implementar o atendimento humanizado?

O primeiro passo, sem dúvida, é conhecer o seu cliente, entender quais são as suas necessidades e desejos, e conhecer o mercado, pois é preciso saber o que a concorrência está fazendo e inovar, oferecer um diferencial, que pode ser o atendimento humanizado e de excelência. Veja algumas dicas que podem ajudar:

  • implemente a escuta ativa: canais presenciais ou digitais em que o cliente possa manifestar suas necessidades e dores. Lembre-se de que o feedback do cliente é uma etapa importante da jornada do consumidor;
  • pratique a empatia: colocar-se no lugar do outro é sempre a melhor forma de encontrar a solução do problema. Por isso, pense em formas de tornar o seu espaço mais acessível (tanto no caso de ser on-line como físico);
  • não crie o mesmo roteiro para todos: as pessoas são diferentes e os problemas também. Pense em diferentes formas de abordagem;
  • conheça seu cliente; importante saber com quem você está conversando para ser assertivo na conversa;
  • converse muito com sua equipe e capacite-a: se quiser que o seu time faça atendimento humanizado, tenha a mesma prática com ele. Invista também em cursos de capacitação e treinamento, bem como em benefícios e incentivos. Isso, com certeza, se reflete no atendimento.

Hora de colocar em prática e utilizar as dicas que trouxemos para promover um atendimento de qualidade na sua empresa! Conte com a parceria do Sebrae e, se precisar de ajuda, ligue no 0800 570 0800.


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