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Wed Mar 01 16:36:02 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
5 fatos sobre sua empresa que indicam liderança positiva

Uma das ferramentas mais assertivas para engajar seu time é desenvolver liderança positiva por meio de feedbacks

· Atualizado em 01/03/2023
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Desenvolver uma liderança positiva, que garanta a motivação dos funcionários e um ótimo clima na empresa, é um dos maiores desafios de qualquer gestor. Líderes com autocrítica estão o tempo todo se perguntando se o sucesso (ou fracasso) da empresa está sob sua responsabilidade direta.

Isso porque estar à frente de um empreendimento ou de um time é uma tarefa que naturalmente afasta o líder dos liderados e da empresa. 

Por ser consultado para quase tudo, o líder acaba se acostumando a ficar em uma posição onde a sua visão sobre o que deve ser feito está sempre certa. 

Poucos refletem, porém, que uma das ferramentas para torná-los mais eficientes no engajamento dos times é o feedback. 

Por não terem o hábito de solicitar retornos ou mesmo por acreditarem que sua opinião e visão estão acima dos outros, muitos gestores acabam sem evidências muito claras de que estão sendo líderes eficientes.

Por isso, é hora de analisar suas habilidades comportamentais e praticar autoconhecimento. Confira 5 coisas que acontecem na sua empresa e que mostram que você é um bom líder

1) Comunicação aberta

Quando a empresa permite uma comunicação aberta, as pessoas conversam sem muitas travas umas com as outras. Neste ambiente, opiniões discordantes são colocadas na mesa e é comum que levem em consideração a opinião de partes que não concordam para chegar a uma decisão.

Quando é preciso chamar a atenção ou dar um feedback, o líder não faz estardalhaço e age com mais naturalidade, mesmo quando o retorno não é exatamente positivo. 

2) O trabalho é realizado de forma colaborativa

Em um time com um bom líder, as pessoas sentem-se bem trabalhando em grupo, mesmo que seja um ambiente heterogêneo. Um indicativo da colaboração no trabalho é quando um líder procura a opinião de alguém com conhecimento técnico mais elevado para apresentar soluções sobre assuntos que ele não domina.

Além disso, as pessoas buscam apoio mútuo para aprender questões técnicas, como aprender a operar algum programa ou dúvidas a respeito de produtos mais complexos.

Normalmente, esses pedidos por ajuda não são considerados fraqueza, pelo contrário, aqueles que sabem mais ajudam com prazer e os que sabem menos não se sentem humilhados ao pedir auxílio.

3) As pessoas arriscam

Quando há um bom clima organizacional, o grupo sente-se encorajado a fazer as coisas de um jeito diferente, como procurar um novo app para ajudar nas vendas ou no atendimento.

Além disso, estão ligados ao que acontece, acompanham youtubers ou Instagram de pessoas influentes relacionadas ao trabalho e trazem novidades para dentro da empresa com frequência. Nos grupos internos, é possível ver que compartilham ideias interessantes e alguns cases de fora.

Quando alguém perde uma venda, faz um mau atendimento ou fracassa em um projeto, existe uma revisão do que aconteceu sem, contudo, instalar uma “caça às bruxas”. Ninguém quer errar, mas quando acontece, não é tratado como algo absurdo ou digno de punição.

Em geral, estão abertos a mudanças e acreditam que podem fazer hoje um pouco mais do que fizeram ontem.

4) Orientação a resultados

O time liderado por um bom líder preocupa-se com as metas, sejam elas físicas (volume de vendas), de datas (realizar um bom evento de Dia dos Pais) ou qualidade. Percebe-se que as pessoas estão visivelmente comprometidas em alcançar o resultado, o que pode se traduzir em sacrifícios extras, como alongar o horário de trabalho ou hora de almoço, mas não de uma forma exagerada.

As metas fazem parte dos assuntos cotidianos e os colaboradores estão sempre se lembrando que precisam realizar seu trabalho e entregar seus resultados com a qualidade esperada. Faz parte da cultura do time “correr atrás” e, quando não conseguem, existe um sentimento generalizado de frustração.

5) Tem uma cultura de desenvolvimento

A cultura do desenvolvimento se expressa pelo sentimento generalizado de que é preciso aprender mais sobre cada ofício. As pessoas buscam capacitações externas e têm consciência de que podem sempre melhorar e aprender algo novo, quer seja com os colegas, quer seja com outras pessoas.

Há um senso de estudar antes de fazer as coisas. Costumam se orgulhar de serem especialistas nas áreas que atuam ou no segmento de mercado da empresa. Muitas vezes, são distribuidores exclusivos de algum produto ou mesmo representantes ou embaixadores.  

Identificou algum dos 5 aspectos listados na sua empresa? Comece agora a refletir sobre os pontos positivos e o que pode melhorar, exercite a cultura do feedback e comemore seu sucesso!

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