Parcerias com outras empresas podem aumentar as oportunidades de negócios e permitir a divisão de riscos e custos.
![Imagem de destaque do artigo](/Sebrae/Portal%20Sebrae/Artigos/Imagens/ximagem_Cooperacao_Associacaoe-estrategia-de-fortalecimento_shutterstock_1538733428.jpg.pagespeed.ic.2tvXKuKgCt.webp)
As associações são organizações que têm por finalidade a promoção de assistência social, cultural, representação política, defesa de interesses de classe e filantropia. Associações são pessoas jurídicas, formadas pela união de grupos que se organizam para a realização de atividades não econômicas, ou seja, sem fins lucrativos. Nessas entidades, o fator preponderante são as pessoas que as compõem. São entidades de direito privado.
Em uma associação, não existe remuneração para seus dirigentes nem distribuição de sobras entre seus associados. O que as mantêm são as contribuições dos sócios ou a cobrança pelos serviços prestados, contratos e acordos firmados, doações etc.
O processo para formar uma associação ocorre com as seguintes etapas:
- Reunir pessoas com objetivos comuns.
- Reunir o grupo para um processo de sensibilização e análise do processo de criação da associação.
- Elaborar e discutir o projeto de estatuto social.
- Fazer a convocação, por edital, da assembleia geral para a criação da associação.
- Realizar a assembleia geral para a criação da associação.
- Antes de iniciar os trabalhos, a mesa diretora da assembleia geral deve ser eleita. Ela será constituída por membros presentes, tendo um presidente e um secretário.
- Após a abertura da assembleia, ler o projeto de estatuto social da empresa e colocá-lo em discussão entre os presentes para possíveis modificações e aprovação.
Concluída a assembleia geral, é preciso lavrar a ata, que relata todos os fatos ocorridos, em livro próprio. O documento deve ser assinado por todos os presentes.
A cooperação entre as empresas é uma forma de torná-las mais competitivas em um mercado muito disputado. Por meio de parcerias, é possível fortalecer o poder de compras, compartilhar recursos, combinar competências, dividir o ônus de realizar pesquisas tecnológicas, partilhar riscos e custos para explorar novas oportunidades e oferecer produtos com qualidade superior e diversificada.
Associação é qualquer iniciativa formal ou informal que reúne pessoas físicas ou outras sociedades jurídicas com objetivos comuns, visando a superar dificuldades e gerar benefícios para os seus associados. Ou seja, é uma forma jurídica de legalizar a união de pessoas em torno de seus interesses.
O Sebrae incentiva a criação de associações e cooperativas para que as pequenas empresas busquem meios de valorizar e escoar seus produtos por meio do acesso a um mercado justo e solidário, como forma de aumentar a geração de emprego e renda para a comunidade e garantir a sua sustentabilidade.
-
Associativismo e cooperativismo - a união faz a força: Você sabe qual é a importância do associativismo e cooperativismo para o seu empreendimento rural? Neste curso, você irá aprender sobre os principais aspectos que envolvem esses modelos de colaboração. Desde a importância do trabalho em conjunto na agricultura familiar até a geração de novas possibilidades de atuação no mercado.
Veja o vídeo
-
Assista ao vídeo abaixo e veja como o associativismo e cooperativismo podem ser um bom negócio para o seu empreendimento.
Foi um prazer te ajudar :)