Saiba como preparar o seu negócio para a Black Friday e aproveite as dicas para aumentar as vendas e os resultados da sua empresa.
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A partir do mês de novembro, muitas lojas em todo o mundo começam a celebrar a Black Friday. A data que surgiu nos Estados Unidos, um dia após o feriado de Ação de Graças, ganhou fama e há décadas atrai os consumidores a fazerem aquela comprinha tão desejada. A data é escolhida pelo comércio para conceder uma série de vantagens e descontos para aquecer as vendas de final do ano.
O Sebrae, em parceria com a Serasa Experian, preparou um conteúdo repleto de dicas para que você que é empreendedor saiba como aproveitar a oportunidade e criar as suas promoções. No Brasil, a Black Friday 2022 será celebrada no dia 25 de novembro.
Preparação e planejamento
Os clientes aguardam ansiosos pela Black Friday, pois é o momento oportuno para comprarem produtos de seu interesse com o valor reduzido. E os números falam por si, em 2021, de acordo com um levantamento da empresa Neotrust, só o comércio eletrônico teve um faturamento de R$ 5,4 bilhões de reais.
A data é muito esperada não só pelos clientes, mas também por todo o comércio varejista, que encontra na Black Friday a grande chance de aumentar o seu faturamento.
Para alcançar um bom resultado de vendas é preciso um planejamento antecipado, tanto para a sua loja física, quanto para a virtual. Quanto antes você organizar a sua empresa para atender o volume de demanda, maior a possibilidade de obter êxito.
A primeira sugestão é realizar uma reunião com os colaboradores da sua empresa e listar todos os pontos que merecem uma atenção especial, como por exemplo: atendimento, preço, promoção, divulgação, entrega, estoque, entre outros.
Quais aspectos devo trabalhar em minha empresa para obter sucesso de vendas?
- Estoque – Prepare suas mercadorias com antecedência para realizar suas vendas. Estipule uma quantidade de produtos para comercializar e faça a reposição do seu estoque com uma quantidade a mais para evitar ficar sem mercadoria. Ao falar de estoque é impossível não falar de produto, preze pela qualidade de suas mercadorias e esteja atento a cada uma, de forma unitária. Datas como a Black Friday não são propícias para uma mudança brusca, como por exemplo, a troca de fornecedor. Estabeleça uma quantidade de produtos que seja satisfatória para as vendas da empresa e uma qualidade de produto que seja satisfatório para o seu cliente.
- Atendimento – É válido pensar em uma estrutura de atendimento especial para a Black Friday, uma vez que a procura costuma ser alta. Treinamentos de capacitação com os colaboradores da empresa podem facilitar a logística de funcionamento da loja física. A depender do desconto, um sistema de fila por entrega de senhas ou qualquer dispositivo que facilite a experiência do consumidor que vai comprar presencialmente. Invista em uma decoração atrativa com placas de “sale” ou o percentual do desconto oferecido para chamar a atenção dos clientes.
- Loja virtual – Uma das alternativas para otimizar o atendimento na semana da Black Friday é oferecer as vendas por meio da loja virtual também. O comércio eletrônico costuma ser muito procurado pela facilidade de comprar em qualquer lugar, desde que tenha acesso à internet.
Para não ter ocorrências de problema com a sua loja virtual, é indicado possuir um software no site ou plataforma de vendas, que seja capaz de suportar muitos acessos simultâneos. O usuário das suas plataformas virtuais precisa ter facilidade no processo de compra, então é importante que as informações dos produtos sejam bem claras. Tamanho do produto, cor, valor, prazo de entrega e demais informações relacionadas precisam estar presentes na plataforma. Outra dica é tornar o acesso atraente ao usuário, que haja uma combinação de cores que conversem com o layout do site ou das publicações estratégicas nas redes sociais. O visual é uma ferramenta da campanha de marketing desenvolvida para a Black Friday na sua empresa.
- Pagamento – Tanto no presencial, quanto no virtual, para atrair o maior número de clientes ofereça diversas possibilidades de pagamento, como: cartões de crédito e débito, boleto, pix, dinheiro em espécie. Não se atenha apenas a um método.
Caso você como empreendedor possua a preferência por um método específico, seja estratégico, ofereça um percentual de desconto para aquela forma de pagamento.
- Entregas – Além da opção de retirada na loja, que é muito prática, se certifique das opções de entrega da sua loja virtual. Convencer o cliente a fechar o carrinho tem a ver também com o prazo de entrega e o custo do frete. Para isso, a escolha da sua transportadora é fundamental.
Para garantir ainda mais segurança a quem está do outro lado da tela no processo de compra, ofereça opções de rastreamento no transporte e entrega. O Correios, por exemplo, disponibiliza o sistema de rastreio a partir do código do produto.
- Suporte – Nada pior para o cliente do que efetivar uma compra (no site ou na loja física), ter um contratempo com a sua aquisição e não conseguir contatar a loja para resolver. Por isso, ofereça suporte ao cliente não apenas no momento da compra, mas em todo o pós-compra. Valorize os feedbacks e tenha uma plataforma de comunicação ágil para atender as necessidades do seu cliente.
A escuta acolhedora, bem como o suporte para resolução de problemas e o envio de feedbacks do cliente, são positivos também para a imagem e confiabilidade do seu negócio. Saiba que os clientes conquistados na Black Friday, a depender do nível de satisfação com o atendimento na loja que comprou, tem grande possibilidade de vir a comprar novamente e indicar para amigos próximos.
Crie promoções inteligentes
Depois de todas essas dicas, chegou a hora de criar as suas ofertas e partir para as vendas! Antes de estipular as promoções e descontos, tenha um diagnóstico da situação financeira da sua empresa e dos resultados estimados com as vendas. Lembre-se que o intuito é faturar e obter lucro e não ficar no vermelho.
Estude quais produtos a sua loja pode oferecer uma redução no valor, essa é com certeza uma das propostas mais interessantes ao consumidor. Mas além dela, existem também possibilidades como: frete grátis, “pague 1 e leve 2”, descontos a partir de compras em um determinado valor, concessão de brindes, cashback e muitos outros.
Estude o que é atrativo para o mercado sem se esquecer que o faturamento da sua empresa deve estar na lista de prioridades. O sucesso não acontece por acaso. Prepare-se adequadamente para a Black Friday e colha os resultados que você sempre sonhou!
E então? Gostou do conteúdo do Sebrae sobre a Black Friday em parceria com a Serasa Experian? Então não deixe de acessar o nosso portal, nele você encontra artigos sobre como vender mais na Black Friday, como impulsionar as vendas online e uma série de sugestões para melhorar o atendimento ao cliente.
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Sat Jul 27 00:01:37 BRT 2024
Como emitir e pagar a guia DAS-MEI
A principal obrigação do MEI é pagar a “mensalidade” do MEI todos os meses, no dia 20. É muito importante esse pagamento, pois é através dele que você terá acesso aos seus benefícios previdenciários. Às vezes, nos deparamos com uma pessoa MEI que diz coisas assim: “ah... eu não paguei porque não tive tempo de ir na Sala do Empreendedor ou no Sebrae para emitir minha guia e eu não sabia como fazer isso”. Pois neste artigo vamos mostrar como é simples emitir a guia DAS-MEI. Inicialmente precisamos dizer que o MEI tem muitas opções para realizar a quitação das suas parcelas mensais. Aquela que consideramos a melhor opção é o débito automático. O MEI só precisa autorizar uma vez, e o débito ocorre automaticamente todos os meses, bastando controlar para garantir que tenha saldo suficiente no dia 20 de cada mês. Para isso, o microempreendedor precisa ter conta em nome do MEI ou mesmo de sua pessoa física (conta de terceiros não é aceita) em um dos bancos conveniados: 001 - Banco do Brasil S/A003 - Banco da Amazônia S/A004 - Banco do Nordeste do Brasil S/A021 - Banco Banestes S/A033 - Banco Santander (Brasil) S/A041 - Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A047 - Banco do Estado de Sergipe S/A070 - Banco de Brasília S/A104 - Caixa Econômica Federal237 - Banco Bradesco S/A341 - Itaú Unibanco S/A389 - Banco Mercantil do Brasil S/A748 - Banco Cooperativo Sicredi S/A756 - Banco Cooperativo do Brasil S/A Como esta lista é dinâmica e a qualquer momento pode ocorrer a inclusão de novos bancos, ou até a exclusão de algum, sugerimos a consulta quando tiver o interesse. Essa opção é formalizada no Portal do Simples Nacional, sendo necessário que o MEI tenha cadastrado o seu código de acesso. Outra opção é efetuar o pagamento on-line das guias DAS-MEI. Neste caso, precisa ter uma conta pessoa física ou jurídica no Banco do Brasil e, no dia em que desejar pagar, acessar o Portal do Empreendedor e escolher a opção pagamento on-line. Finalmente, temos a opção de gerar a guia DAS-MEI tanto pelo Portal do Empreendedor como pelo app MEI, da Receita Federal, ou pelo app Meu Sebrae, disponibilizado pelo Sebrae. Após gerar a guia DAS-MEI, você poderá escolher a forma de efetuar o pagamento conforme as opções descritas abaixo: Imprimir a DAS-MEI, se dirigir a uma lotérica ou agência bancária e realizar o pagamento; Utilizar o QR Code gerado e realizar o pagamento pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco por meio de Pix; Utilizar o código de barras e pagar pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco. Abaixo descrevemos algumas opções para você gerar/emitir a sua guia DAS-MEI. Passo a passo fácil pelo app Meu Sebrae Primeiro, você deve entrar na sua loja de aplicativos, App Store ou Play Store, e baixar o app Meu Sebrae. Com o app aberto, clique em criar conta; depois informe o seu CPF, seu nome, seu e-mail e sua data de nascimento. Para finalizar, escolha uma senha para acessar o aplicativo. Digite a senha mais uma vez para confirmar. Pronto, você estará cadastrado. Agora, na tela inicial do aplicativo, você deve clicar em “Serviços” e depois em “Serviços MEI”; em seguida, clique em “Pagamento de Contribuição Mensal” e em “Boleto de Pagamento”; em seguida, clique na opção “Cadastrar nova empresa” e, finalmente, informe o seu CNPJ. Agora é só escolher o ano da contribuição e o mês vigente e baixar o boleto da DAS. De forma simples e rápida, você gerou a guia DAS-MEI. Agora é só salvar e escolher a maneira que mais lhe convier para efetuar o pagamento: pelo QR Code com Pix; imprimir o boleto e ir a uma lotérica ou agência bancária para pagar; com o código de barras, pagar pelo internet banking ou app de seu banco. Passo a passo pelo app MEI da Receita Federal Na loja de aplicativos, App Store ou Play Store, baixe o app MEI. Na tela inicial do aplicativo, inserir o CNPJ, escolher a opção “Emitir DAS”; selecionar o ano e o mês para o qual você quer emitir a guia DAS; ela estará disponível e tem opção de exibir/salvar/compartilhar ou copiar o QR Code para pagar por meio de Pix. Passo a passo para emissão da guia DAS-MEI pelo Portal do Empreendedor Entre no Portal do Empreendedor na plataforma gov.br; Clique na guia “Já Sou MEI”; Depois em “Pagamento da Contribuição Mensal (DAS)”; Em seguida em “Boleto de Pagamento”; Preencha o CNPJ da sua empresa e clique em continuar; Clique em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”; Em “Informe o Ano-Calendário”, selecione o ano e clique em “OK”; Selecione o(s) mês(es) do ano que você deseja gerar o(s) boleto(s); Informe a data em que você deseja pagar o boleto e clique em “Apurar/Gerar DAS” (se for antes do vencimento ou se estiver vencido e deseja pagar no próprio dia da emissão não precisa preencher); Aparecerá na tela a mensagem “Os documentos DAS foram gerados com sucesso!” Clique em “Imprimir/Visualizar PDF”; Após a visualização, você pode imprimir, salvar ou compartilhar a guia DAS ou pagar conforme uma das modalidades já explicadas acima. Qualquer uma das formas descritas é segura e garante ao MEI estar com a sua obrigação em dia. Importante! O Sebrae está sempre disponível para ajudar o MEI e os micro e pequenos empreendedores em geral em todas essas etapas com consultorias e cursos on-line ou presenciais, muitos deles de forma gratuita. O empreendedor pode esclarecer dúvidas, buscar ideias e se qualificar em qualquer área que precise procurando cursos e consultores do Sebrae. É só acessar www.sebrae.com.br. Saiba mais: Portal do Sebrae: Cursos gratuitos on-line: O que você quer aprender hoje? Veja o que você precisa saber antes de virar MEI e quais são as principais obrigações do MEI após a formalização. Portal do Empreendedor: Pagamento da Contribuição Mensal (DAS); Emissão da Guia DAS-MEI. FONTES:1. Atenção ao novo valor de contribuição do MEI!2. MEI terá novo valor de contribuição3. Como emitir a guia DAS em menos de 1 minuto4. O que acontece se você formalizar seu MEI e não pagar mensalmente as guias do DAS?
Sat Jul 27 00:01:15 BRT 2024
Domicílio Judicial Eletrônico: o que é e como fazer o seu cadastro
Você sabia que todas as empresas privadas, incluindo as micro e pequenas empresas (MPEs), precisam se cadastrar no Domicílio Judicial Eletrônico para receber citações e intimações judiciais? A exigência de fazer o cadastramento está no art. 246, caput e § 1°, do CPC/2015. Se você já tem um endereço eletrônico cadastrado na Redesim, não se preocupe: o CNJ usará esse endereço para enviar as comunicações. Prazo para cadastramento voluntário Fique atento! O prazo para o cadastramento voluntário termina em 30 de setembro de 2024. Depois dessa data, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) fará o cadastramento de forma automática, utilizando os dados da Receita Federal. Como se cadastrar no sistema 1. Acesso ao Sistema: Visite o portal do CNJ e procure pela seção de Domicílio Judicial Eletrônico. 2. Você pode acessar pelo sistema ou através do portal gov.br. 3. Aceite o termo de adesão e confira o e-mail por meio do qual irá receber as comunicações. 4. Cadastro: Preencha o formulário de cadastro com os dados da sua empresa, seguindo as instruções. 5. Confirmação: Verifique os dados e confirme o cadastro. 6. Utilização: Acesse o sistema regularmente para acompanhar e responder a citações e intimações recebidas. O que acontece se eu não usar o sistema? Não atualizar seu cadastro ou não usar a ferramenta pode trazer problemas. Você pode perder prazos processuais e até sofrer penalidades. Empresas que não confirmarem o recebimento de citações no prazo legal, sem justificativa, podem receber multa de até 5% do valor da causa por ato atentatório à dignidade da Justiça (conforme § 1º-C do Art. 246 do CPC). Não deixe para a última hora! Faça seu cadastramento no Domicílio Judicial Eletrônico e evite problemas e multas!