this is an h1

this is an h2

Fri Mar 31 00:22:05 BRT 2023
Mercado e Vendas | COMUNICAÇÃO
Boas práticas da comunicação interna e as ferramentas mais utilizadas

Como construir bons relacionamentos, utilizando ferramentas da comunicação interna como newsletters, redes sociais e caixas de sugestões.

· Atualizado em 31/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A comunicação interna é um dos pilares de empresas e cooperativas para alinhar o pensamento de todos os colaboradores em prol de um mesmo objetivo. Promover o fluxo de informações entre funcionários e diretores é a missão da comunicação interna. Com ela, faz-se a transmissão e o compartilhamento de informações dentro da empresa.  

Ao garantir que todos fiquem bem-informados, a comunicação interna consegue promover um engajamento maior do público interno com o trabalho. Para isso, é preciso implementar um padrão para que se construa uma comunicação interna estruturada. Criar canais oficiais dentro da empresa ou cooperativa é o primeiro passo para isso. 

Outro ponto que garante uma comunicação interna efetiva é que ela não seja apenas uma entrega unilateral de informações. Promover o diálogo faz todo o sentido quando se trata de comunicação. A inclusão dos colaboradores ou cooperados favorece a transparência e a motivação. 

A comunicação interna difunde entre todos a missão, visão, valores e boas práticas da empresa e oferece oportunidades para que todos falem e sejam ouvidos. Ainda incentiva a troca de feedbacks, proporciona a aproximação entre departamentos ou equipes e, muito importante, elimina ruídos na comunicação como o surgimento de boatos e fofocas. 

Ferramentas da comunicação interna   

Mesmo em tempos cada vez mais digitais, as ferramentas da comunicação interna ainda compartilham as informações em opções físicas como murais e caixas de sugestões.  

Intranet e rede social corporativa trazem a personalização de redes para divulgar informações.

No tradicional mural, são fixados lembretes e informações sempre atualizados em pontos estratégicos da empresa.  

Um canal de TV corporativo também divulga as informações em vários pontos da empresa.  

O e-mail segue com sua eficiência para o compartilhamento de recados e agenda reuniões.  

Uma ferramenta que pode ter tanto a versão impressa quanto a digital, a newsletter tem espaço importante na divulgação de informações para o público interno. 

Principalmente para os novos colaboradores, o Manual do Colaborador deve estar sempre à disposição de todos.  

Colaborador com vergonha ou receio de falar? A caixa de sugestões serve  para dar voz às boas ideias e sugestões para os tímidos.  

Reuniões e videoconferências são mais utilizadas em ocasiões especiais da comunicação interna. 

Para saber mais: aprenda como a comunicação interna fortalece os laços entre colaboradores e cooperados. 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?