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Mercado e Vendas | EXPORTAÇÃO
Brasil é o 4º produtor mundial de banana

Confira um case de sucesso do estado de São Paulo, o campeão nacional de produção!

· 31/03/2023 · Atualizado em 14/04/2023
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Ela é a fruta mais produzida no mundo, cultivada em mais de 125 países. No Brasil, é a mais consumida, de Norte a Sul. Para se ter uma ideia, cada brasileiro come, em média, 25 quilos por ano. Estamos falando da banana que, país afora, tem mais de 465 mil hectares de áreas plantadas, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os números pra lá de expressivos nos colocam como 4º maior produtor mundial e confirmam a importância da bananicultura no Brasil, ratificados, ainda, quando se fala na geração de empregos diretos: são cerca de 500 mil, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA). São Paulo é o maior produtor da fruta, com mais de um milhão de toneladas todos os anos. A cidade de Cajati, no Vale do Ribeira, é um exemplo dessa representatividade do estado. A região tem mais de 3.600 propriedades produtoras, o que corresponde a quase 50% do estado.

Conheça a história da bala de banana Antonina, que tornou conhecida nacionalmente a charmosa cidadezinha colonial do litoral do Paraná. Um case de sucesso que vale a pena você conhecer e se inspirar

É o caso da propriedade de Olival Dan que, há 20 anos, decidiu aproveitar o excedente de produção, que não pode ser estocado, e produzir banana-passa para uma grande empresa de chocolates. “A gente é da roça, não tinha a habilidade de administrar uma indústria. Uma indústria é uma indústria, não é um bananal, é muito diferente. Daí, surgiu a ideia de montar essa agroindústria, para comercializar esse excedente de produção. Temos vários produtos, mas o carro-chefe é o doce sem açúcar, um produto voltado para o público esportista”, explica o produtor. 

Além do desafio constante de diminuir os custos de produção e aumentar a qualidade do produto, a orientação é para que todo empreendedor, principalmente no agro, conheça as potencialidades da sua região e as potencialidades da sua propriedade. “O empreendedor precisa conhecer aquilo que ele pode investir e produzir para que ele comece a acessar mercados diferenciados. Também, ele tem que conhecer os seus profissionais e seus trabalhadores e ver se eles têm aptidão para desenvolver aquele negócio. Ele vai precisar estudar o mercado, fazer uma conexão e ver exatamente o que tem de potencial que, muitas vezes, chega de fora da sua região e que tá tendo no mercado ali, e que ele poderia estar produzindo”, destaca o analista de agronegócio do Sebrae Nacional, Victor Ferreira.

O cultivo da banana

  • O cultivo da banana exige solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado. Cuidado com a umidade do solo, que propicia doenças nas folhas e frutos.
  • A banana é uma fruta tropical, não gosta de temperaturas baixas. O ideal é entre 20 e 30 graus.
  • Para preparar o solo, aplique defensivo um mês antes de plantar as bananeiras.
  • A terra precisa de adubo orgânico para ficar mais fértil, e proporcionar bananas mais saudáveis.
  • Potássio e esterco tendem a ser uma boa mistura para o controle de pragas e parasitas que prejudicam o cultivo da banana.
  • Para plantar as mudas, chamadas de rizomas, abra covas de 30 centímetros de largura por 30 de profundidade. A distância entre elas deve ser de, no mínimo, dois metros.
  • A melhor época para plantar banana é o período quente e chuvoso. a chuva é importante para o seu desenvolvimento, assim como a correta irrigação.

A melhor banana por região 

  • Nanica: precisa de boa quantidade de água para se desenvolver.
  • Maçã: é mais resistente ao frio, e tem menos necessidade de água e defensivos químicos.
  • Da terra: regiões tropicais são os melhores lugares para o seu cultivo.
  • Prata: muito cultivada no centro-oeste e nordeste do Brasil.
  • Ouro: não sobrevive diante da falta d’água. É bastante encontrada em regiões litorâneas. 
  • Roxa: é mais rara e seu ciclo de vida é curto.
  • D’água: tem grande sensibilidade ao frio.

Veja as dicas para você, empreendedor, fazer análise de mercado do seu negócio.

Análise de mercado: fique atento às mudanças. 

Confira algumas dicas para começar no mercado de frutas tropicais

 

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