Confira o passo a passo para implementar o Job To Be Done na sua empresa e alavancar suas vendas.

O Job To Be Done (“trabalho a ser feito”) surgiu da necessidade de compreender quais fatores levam um cliente a comprar e, a partir disso, definir quais ações devem ser tomadas para a finalização da compra.
De acordo com a teoria do Job To Be Done, o cliente não compra um produto apenas por sua funcionalidade, mas por vários fatores secundários, como a satisfação, a praticidade, a experiência e outros.
Cada produto cumpre funções ou tarefas (jobs) na vida das pessoas. Esses jobs podem ser classificados em três dimensões:
- Dimensão funcional: são as tarefas mais básicas e diretas desempenhadas pelo produto.
- Dimensão emocional: provocam sentimentos e emoções, percebidos ou não, no cliente ao consumir seu produto.
- Dimensão social: são as funções, intencionais ou não, que fazem o cliente querer compartilhar sua experiência com outras pessoas ou ser reconhecido por utilizar o produto.
Ao entender as verdadeiras motivações que levam os clientes a comprarem um produto ou serviço, sua empresa pode desenvolver e divulgar melhor seus itens, adequando-os às necessidades reais dos consumidores. A metodologia Job to Be Done, portanto, ajuda a minimizar os riscos ao tornar a inovação mais previsível e lucrativa, já que é centrada na necessidade do cliente.
Quando usar o Job To Be Done
Negócios de qualquer porte podem utilizar a metodologia Job to Be Done sempre que tiverem como objetivo:
- Criar novos produtos ou melhorar os já existentes.
- Descobrir, avaliar e selecionar novos mercados para explorar.
- Aperfeiçoar o processo de venda.
- Melhorar a comunicação e o relacionamento com os clientes.
Trata-se de uma metodologia acessível a todas as empresas que pretendem inovar e obter resultados mais assertivos. Você se interessou pela ferramenta? Abaixo, trazemos um passo a passo para você utilizar a metodologia no seu negócio. Confira!
Passo a passo de uso da ferramenta Job To Be Done
- Defina o produto ou serviço a ser trabalhado
O primeiro passo é segmentar o seu público e conhecer as suas necessidades. Assim, você consegue verificar as oportunidades de mercado. Vale ressaltar que o foco dessa primeira fase não é o público, mas o job ou a tarefa a ser feita. Então, você precisa identificar qual tarefa mais pessoas querem resolver.
- Descubra as tarefas relacionadas ao produto
Nesse passo, você deve agrupar os Jobs de acordo com as dimensões funcional, emocional e social. Para fazer esse levantamento, é preciso conversar com consumidores reais. Pode ser por meio de pesquisas, de formulários ou de entrevistas.
Dica: Use ferramentas de monitoramento de palavras-chave para descobrir o que estão falando sobre o seu produto nas mídias sociais.
- Selecione as tarefas que os clientes mais valorizam
Identifique as necessidades sociais e emocionais dos consumidores para fazer a seleção do que mais importa. Aproveite para verificar as soluções já existentes e os gaps que ainda persistem.
- Faça um benchmarking
Observe e compare seu produto com referências do mercado, mesmo que em segmentos diferentes. Por exemplo: uma perfumaria pode ter o mesmo job que uma floricultura ou relojoaria, que é ser uma opção de presente. Avalie o que sua empresa poderia aprender com as outras e compare a experiência de consumo do seu produto com as demais.
- Planeje uma experiência de consumo
Considere todas as informações coletadas e organizadas para repensar ou planejar a experiência do seu cliente. Pense também nas possíveis dúvidas e problemas que o seu consumidor pode enfrentar. É uma maneira de prever e minimizar riscos.
- Valide a nova experiência com um Produto Mínimo Viável (MVP)
O Produto Mínimo Viável é uma versão mais básica de um produto, criado para um lançamento prévio e fase de teste e experimentação. Você deve validar o MVP com os seus clientes para verificar falhas e aperfeiçoar a versão final.
Com o Job To Be Done é possível identificar necessidades não atendidas pelo mercado e compreender como o seu negócio pode criar soluções inovadoras. Trata-se de uma metodologia que está estritamente relacionada à inovação, pois facilita o desenvolvimento e o aprimoramento de soluções para o consumidor.
Aproveite o curso do Sebrae:
Como desenvolver produtos e modelos de negócios inovadores - Sebrae
Foi um prazer te ajudar :)