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Inovação | MELHORIA DE SERVIÇO
Como aplicar o Job To Be Done no seu negócio

Confira o passo a passo para implementar o Job To Be Done na sua empresa e alavancar suas vendas.

· 18/10/2022 · Atualizado em 11/11/2022
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O Job To Be Done (“trabalho a ser feito”) surgiu da necessidade de compreender quais fatores levam um cliente a comprar e, a partir disso, definir quais ações devem ser tomadas para a finalização da compra. 

De acordo com a teoria do Job To Be Done, o cliente não compra um produto apenas por sua funcionalidade, mas por vários fatores secundários, como a satisfação, a praticidade, a experiência e outros. 

Cada produto cumpre funções ou tarefas (jobs) na vida das pessoas. Esses jobs podem ser classificados em três dimensões: 

  1. Dimensão funcional: são as tarefas mais básicas e diretas desempenhadas pelo produto.
  2. Dimensão emocional: provocam sentimentos e emoções, percebidos ou não, no cliente ao consumir seu produto.
  3. Dimensão social: são as funções, intencionais ou não, que fazem o cliente querer compartilhar sua experiência com outras pessoas ou ser reconhecido por utilizar o produto. 

Ao entender as verdadeiras motivações que levam os clientes a comprarem um produto ou serviço, sua empresa pode desenvolver e divulgar melhor seus itens, adequando-os às necessidades reais dos consumidores. A metodologia Job to Be Done, portanto, ajuda a minimizar os riscos ao tornar a inovação mais previsível e lucrativa, já que é centrada na necessidade do cliente. 

Quando usar o Job To Be Done

Negócios de qualquer porte podem utilizar a metodologia Job to Be Done sempre que tiverem como objetivo: 

  • Criar novos produtos ou melhorar os já existentes.
  • Descobrir, avaliar e selecionar novos mercados para explorar.
  • Aperfeiçoar o processo de venda.
  • Melhorar a comunicação e o relacionamento com os clientes.

Trata-se de uma metodologia acessível a todas as empresas que pretendem inovar e obter resultados mais assertivos. Você se interessou pela ferramenta? Abaixo, trazemos um passo a passo para você utilizar a metodologia no seu negócio. Confira!

Passo a passo de uso da ferramenta Job To Be Done

  1. Defina o produto ou serviço a ser trabalhado 

O primeiro passo é segmentar o seu público e conhecer as suas necessidades. Assim, você consegue verificar as oportunidades de mercado. Vale ressaltar que o foco dessa primeira fase não é o público, mas o job ou a tarefa a ser feita. Então, você precisa identificar qual tarefa mais pessoas querem resolver. 

  1. Descubra as tarefas relacionadas ao produto

Nesse passo, você deve agrupar os Jobs de acordo com as dimensões funcional, emocional e social. Para fazer esse levantamento, é preciso conversar com consumidores reais. Pode ser por meio de pesquisas, de formulários ou de entrevistas. 

Dica: Use ferramentas de monitoramento de palavras-chave para descobrir o que estão falando sobre o seu produto nas mídias sociais.

  1. Selecione as tarefas que os clientes mais valorizam

Identifique as necessidades sociais e emocionais dos consumidores para fazer a seleção do que mais importa. Aproveite para verificar as soluções já existentes e os gaps que ainda persistem.

  1. Faça um benchmarking

Observe e compare seu produto com referências do mercado, mesmo que em segmentos diferentes. Por exemplo: uma perfumaria pode ter o mesmo job que uma floricultura ou relojoaria, que é ser uma opção de presente. Avalie o que sua empresa poderia aprender com as outras e compare a experiência de consumo do seu produto com as demais.

  1. Planeje uma experiência de consumo

Considere todas as informações coletadas e organizadas para repensar ou planejar a experiência do seu cliente. Pense também nas possíveis dúvidas e problemas que o seu consumidor pode enfrentar. É uma maneira de prever e minimizar riscos. 

  1. Valide a nova experiência com um Produto Mínimo Viável (MVP)

O Produto Mínimo Viável é uma versão mais básica de um produto, criado para um lançamento prévio e fase de teste e experimentação. Você deve validar o MVP com os seus clientes para verificar falhas e aperfeiçoar a versão final. 

Com o Job To Be Done é possível identificar necessidades não atendidas pelo mercado e compreender como o seu negócio pode criar soluções inovadoras. Trata-se de uma metodologia que está estritamente relacionada à inovação, pois facilita o desenvolvimento e o aprimoramento de soluções para o consumidor. 

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