this is an h1

this is an h2

Wed May 31 02:47:55 BRT 2023
Mercado e Vendas | NEGOCIAÇÃO EM VENDA
Como aumentar as vendas por meio de boas negociações

O bom negociador não é fruto da sorte, mas da aplicação das melhores técnicas.

· 10/02/2023 · Atualizado em 31/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Técnicas de negociação para venda são habilidades e comportamentos que permitem chegar a um acordo rapidamente e fechar negócios.

Por meio delas, você pode aplicar seu poder de persuasão para influenciar a decisão do consumidor, buscando o melhor resultado para ambas as partes. Apesar do efeito de convencimento, essas técnicas não são uma forma de manipular pessoas, e sim de guiar a negociação para um fechamento “ganha-ganha”. O vendedor conduz a conversa até o ponto de equilíbrio entre suas metas e as necessidades do cliente, e todos saem ganhando com a transação.

Geralmente, o profissional aprende as técnicas de negociação em vendas com a própria experiência, selecionando os argumentos que funcionam melhor para cada público. Mas, também é possível aprendê-las com conteúdos de qualidade.

Algumas dicas para quem deseja aperfeiçoar as suas técnicas de negociação. 

1. Invista na preparação

A preparação deve ser a primeira etapa da sua estratégia para abordar um cliente. Caso se trate de um prospect que vem sendo trabalhado pela equipe de marketing, você já deve ter acesso a dados fundamentais para fazer a negociação.

Mas, vá além e busque conhecer por completo as características do cliente. Caso o negócio envolva uma transação B2B, busque conhecer mais sobre a área de atuação da empresa, as vantagens competitivas e seus desafios. Esses detalhes podem ser utilizados em seu favor durante as conversas.

2. Seja estratégico na fase de abertura

A etapa de abertura diz respeito ao início das conversas que serão determinantes para a tomada de decisão do cliente. Para aumentar as chances de sucesso, é importante que você trate cada negociação como única, criando uma estratégia específica para cada abordagem.

Se na fase de abertura você deve reunir o máximo de dados relacionados às características e problemas do cliente, essa é a hora de transformá-los em ação. O exemplo mais básico dessa ideia é a utilização do nome próprio da pessoa com quem você está negociando, com o objetivo de demonstrar a importância dela para você.

A fase de abertura, em muitos casos, gera a primeira impressão pessoal que o cliente tem do vendedor. Apresente-se de forma profissional, utilize as ideias de marketing pessoal e aplique uma linguagem condizente com a persona.

3. Conheça a metodologia SPIN

Não existe um roteiro fixo para as perguntas realizadas em uma negociação. A metodologia SPIN Selling, porém, é uma boa forma de estruturar a elaboração das questões.

O nome dessa técnica de negociação é um combinado das letras iniciais dos quatro elementos considerados essenciais: situation, problem, implication e need-payoff (situação, problema, implicação e necessidade). 

  • Situação

As primeiras perguntas devem ser voltadas para o aprendizado sobre a situação do cliente. A intenção é entender os maiores objetivos dele para, no futuro, relacioná-los à sua solução. 

  • Qual é o seu objetivo principal?
  • O que tem feito para atingir essa meta?
  • Está satisfeito com os resultados até aqui?
  • Quanto investe nessas atividades?
  • Problema

Aqui, o foco está nos obstáculos encarados pelo potencial cliente na busca pelo objetivo evidenciado nas perguntas anteriores. Nessa fase, é extremamente importante que o vendedor não deixe de insistir nas perguntas, mantendo sempre, é claro, o tom respeitoso.

  • Quão próximo está de alcançar seus objetivos?
  • Qual sua principal dificuldade em alcançá-los?
  • Se constatasse que sua abordagem não está sendo efetiva, o que faria para mudar o rumo das coisas?
  • Você se considera completamente qualificado para lidar com esse problema?
  • Implicação

A fase de implicação é destinada a fazer com que o prospect compreenda as consequências de não resolver o problema apresentado no ponto anterior. Ao fim, você pode sinalizar que a necessidade de contar com uma solução eficiente supera os gastos necessários para adquiri-la. 

  • Esse problema já trouxe dificuldades para a empresa?
  • O que acontece se você não o resolver em um prazo determinado?
  • Quanto já investiu para lidar com a situação?
  • Quanto já deixou de faturar por causa desse obstáculo?
  • Necessidade

A última etapa da metodologia SPIN Selling, que é uma das técnicas de venda mais conhecidas e eficientes no mercado, são as questões relacionadas à necessidade. Aqui, o objetivo é fazer com que o produto seja visto como um investimento que vale a pena pelos benefícios que proporciona. Alguns exemplos de pergunta são:

  • Acredita que há espaço para melhorar essa área em sua empresa?
  • Se investir em nossa solução, como imagina que seu negócio será impactado?
  • Acredita que nosso produto facilitaria a busca pelo objetivo?
  • Como seria se o problema que você relatou fosse eliminado?

4. Utilize a técnica do OU

Uma das formas mais eficazes de incentivar uma compra é criar um senso de urgência. Essa é a peça central desse método. A ideia é limitar as opções do cliente, de modo que ele possa produzir uma resposta mais ágil e favorável ao objetivo da sua empresa.

É bom ressaltar que a técnica do OU pode ser introduzida em qualquer tipo de questão que aconteça dentro do processo de vendas.

5. Fale menos, escute mais

Essa pode parecer uma dica simples, mas trata-se de algo com enorme importância. Se você se preparou para a negociação, levantou dados sobre o cliente e mentalizou as perguntas a serem realizadas, é comum que chegue na conversa com muito o que falar.

Contudo, é necessário segurar esse ímpeto. Deixe que a outra parte tome o protagonismo da conversa, deixando mais tempo para você elaborar perguntas e captar informações úteis. Além disso, essa prática cria uma boa impressão no cliente, que tende a se sentir mais próximo de um vendedor que o escuta.

6. Conheça os diferentes tipos de cliente

Não é novidade que conhecer o perfil do seu público-alvo é crucial para elaborar a estratégia de abordagem. No momento da negociação, porém, é preciso conhecer a pessoa com quem você está lidando em um nível mais pessoal. Isso porque cada indivíduo pode apresentar peculiaridades que influenciam na interação.

Assim, é importante observar com atenção a forma como agem para, mais a frente, elaborar formas eficientes de lidar com o cliente. Um dos perfis mais comuns é o chamado “cliente negociador”. Ele está sempre buscando formas de tirar o máximo proveito da transação.

Outro tipo comum é o “cliente indeciso”. Lidar com esse perfil costuma ser mais desgastante, mas o vendedor pode tirar a situação de letra se focar menos no item em si e mais nas necessidades da pessoa.

Saiba mais:

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?