Marketing de indicação é o nome de uma ferramenta eficiente que utiliza o famoso boca a boca dos consumidores para conquistar novos clientes.

Indicação vale ouro, não é assim que se costuma dizer? Então, como conseguir que alguém procure você ou o seu negócio, quando precisar de um determinado serviço ou quiser comprar um produto específico?
Para pensar na resposta, aqui vai um dos pensamentos de Philip Kotler, o pai do marketing: “A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos”.
Aí, você poderia responder que isso é óbvio. É verdade, mas também se trata do famoso e poderoso boca a boca para alavancar negócios e vender mais. É o Referral Marketing, ou melhor, Marketing de Indicação, que pode impulsionar as vendas de um negócio de forma totalmente orgânica.
Uma pessoa compra um produto e consegue bons resultados. Um belo dia, comenta com outra, que também o adquire e avisa uma terceira. E assim por diante. Só que estrategicamente.
O Marketing de indicação é um conjunto de técnicas que transformam clientes, parceiros e demais promotores em um canal de vendas. Em outras palavras, gerar novas vendas utilizando apenas os seus clientes atuais. A ferramenta também estimula a criação de ações de recompensa para eles.
Quem fez um bom negócio ou adquiriu algo que gostou, tende a indicar espontaneamente a experiência para outras pessoas. Segundo estudos feitos por Ogilvy, Google e TNS, 74% dos consumidores identificam o boca a boca como um fator de influência na sua decisão de compra.
E mais: de acordo com publicação na Harvard Business Review, clientes indicados têm tendência maior à retenção do que os que chegaram por outros canais de vendas, e um cliente indicado é 18% mais leal do que um adquirido, além de gastar 13,2% mais do que um cliente não indicado e possuir um valor vitalício 16% maior.
Como utilizar a ferramenta
O Marketing de indicação cabe para todos os negócios. Mas, ele serve para quem tem clientes satisfeitos com seus produtos e serviços, certo? Errado! Você não precisa ter os consumidores mais felizes do mundo (o que é bem difícil). Porém, para implantar a ferramenta, é necessário segmentar clientes que estão contentes, em um determinado período, para que ela funcione. Afinal, no momento em que se está satisfeito, há uma grande chance de o comprador indicar o produto ou serviço.
São cinco etapas para usar a ferramenta de forma estratégica e eficiente:
1 - Definir o objetivo: Tem que ser uma ideia muito clara e direta sobre o que se pretende realizar, como, por exemplo, aumentar as vendas de um determinado produto. É importante que o objetivo esteja alinhado ao planejamento estratégico de vendas do negócio para a iniciativa ter sucesso.
2 - Fazer o mapeamento: Para mapear os clientes com maior probabilidade de fazer uma recomendação, é preciso combinar as informações presentes no CRM e as obtidas por meio de pesquisas de satisfação.
3 - Escolher uma recompensa: A recompensa tem que ser um incentivo para quem indica e para quem foi indicado. São benefícios distintos. Especialistas afirmam que a recompensa não precisa ser necessariamente financeira, e que os perfis dos clientes ajudam a definir isso.
4 - Montar uma mecânica: A mecânica define áreas responsáveis e ações que garantem que a estratégia seja colocada em prática. E isso é prioritário para que você consiga fazer da sua estratégia de indicações um verdadeiro sucesso.
5 - Avaliar resultados: Toda ação de marketing deve ter acompanhamento, avaliação, mensuração, revisão e melhorias para entender possíveis gargalos e fazer os ajustes necessários, visando sempre engajar quem indica e quem foi indicado.
Vantagens da ferramenta
Mais de 50% das pessoas estão propensas a realizar uma indicação se receberem incentivo direto, algum reconhecimento social ou acesso a um programa de fidelidade exclusivo, segundo o The B2B Marketing Mentor. Essa informação, por si só, já mostra a importância do marketing de indicação para a concretização de negócios.
Para agregar a isso, de acordo com o estudo da Referral Candy, cerca de 83% dos consumidores estão dispostos a recomendar empresas de sua confiança, mas apenas 29% delas fazem alguma ação formal para incentivar que isso aconteça. Esses dados evidenciam a necessidade da utilização da ferramenta para o êxito nas vendas de produtos e serviços.
As vantagens do marketing de indicação são:
- Alto potencial de qualificação: Leads que chegam via recomendação possuem uma taxa de qualificação maior. O potencial cliente já foi previamente qualificado e o time comercial entra na fase seguinte à inicial, otimizando recursos.
- Menor tempo de negociação: O tempo de negociação encurta, consequência da aplicação da ferramenta, diminuindo o ciclo de vendas. O resultado chega mais rápido. O time comercial pode se dedicar a mais contatos em um mesmo período.
- Menor custo de aquisição de cliente: O investimento é menor do que o aplicado em campanhas de geração de leads on-line ou off-line.
Não restam dúvidas de que o marketing de inovação é uma oportunidade excelente. Um canal fácil de usar, de custo baixo e que pode trazer grandes chances de negócios. É preciso, também, informar de forma clara e criativa que seus clientes serão beneficiados ao fazer a indicação de outros.
Saiba mais
No E-book Como elaborar um plano de marketing você vai ter acesso a como elaborar ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de clientes, o aumento das vendas e da lucratividade do seu negócio.
Você também pode fazer o curso on-line Planejamento de marketing - ferramentas práticas para aprender a usar três importantes ferramentas de marketing: persona, jornada do cliente e funil de vendas
Foi um prazer te ajudar :)