this is an h1

this is an h2

Sat Feb 25 13:51:09 BRT 2023
Inovação | GESTÃO DE PRODUTO (INOVAÇÃO)
Como compartilhamento de dados na nuvem pode facilitar sua gestão

Cloud computing já faz parte da rotina das pessoas e pode trazer muitos benefícios para as pequenas empresas.

· Atualizado em 25/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Cloud Computing ou computação em nuvem é uma tecnologia que permite o acesso remoto de informações através da internet. Ou seja, ao utilizar a computação em nuvem, é possível acessar softwares e arquivos, armazenar dados, tudo sem a necessidade de em um computador específico ou de um servidor local. 

A nuvem é como um espaço no qual dados, softwares e aplicativos são hospedados por provedores especializados. Então, ao colocar seus arquivos na nuvem, eles ficaram disponíveis na internet para quem tivesse o acesso, sem ocupar espaço na memória dos seus dispositivos.

A computação em nuvem vem sendo utilizada por empresas de diversos portes e segmentos, sendo flexível em termos de custo e estrutura, além de se adequar a demandas.

Ao contratar serviços de cloud computing, geralmente se paga apenas pelo espaço, recursos e ferramentas que serão utilizados. De acordo com o cenário, a empresa pode adquirir mais ou menos desses itens. 

O Dropbox é um exemplo de cloud computing. Ele permite o armazenamento e compartilhamento de arquivos entre usuários.

Outro modelo de computação na nuvem é o Google Docs, que também dispõe de ferramentas de criação e edição de documentos de texto, planilhas e apresentações on-line pelo navegador. Com ele, não há necessidade de instalar programas, podendo ser utilizado de qualquer lugar.

As possibilidades de uso da cloud computing só aumentam, conforme as tecnologias, e a transformação digital avançam. Lembra daquele sistema de gerenciamento da empresa, que pode ser acessado pelos colaboradores remotamente? Ele também é um exemplo de cloud computing. 

A cloud computing têm facilitado e aumentado a produtividade das empresas e até de nossas vidas pessoais. Antes, o armazenamento de arquivos era feito com uso de hardwares, como HDs internos e externos ou pendrives.

A gestão de dados de uma empresa com vários setores, por exemplo, teria que ser alimentada por cada setor em seus computadores para depois serem integrados manualmente com algum desses hardwares. Somente após esses procedimentos, os dados seriam processados. 

A computação em nuvem pode ser: pública, privada, híbrida ou comunitária. Conheça cada tipo de clouding computing:

  • Nuvem privada

Constituída de uma só organização com sua própria nuvem de servidores e software para a utilização, sem um ponto de acesso público. A empresa mantém a infraestrutura da nuvem em seu domínio interno, disponibilizando o acesso a usuários específicos, como a colaboradores e fornecedores. 

Esse formato tem um custo significativamente maior e, geralmente, é adotado por empresas que devem cumprir regras específicas de segurança e privacidade de dados, como financeiras e governamentais.

  • Nuvem pública

É o modelo mais utilizado. O cliente é responsável pelos conteúdos que serão enviados para a nuvem. Um provedor de nuvem remoto e abrangente cuida da hospedagem, gerenciamento e segurança dos dados.

Estes conteúdos ficam disponíveis na internet e são compartilhados entre vários usuários, que até podem precisar de login e outras autenticações para acessá-los, mas que não conferem o mesmo nível de segurança da rede privada. 

  • Nuvem híbrida

É um mix entre uma nuvem privada e uma pública. Ela permite o armazenamento, compartilhamento e acesso de dados entre nuvens, o que é importante quando a empresa precisa utilizar alguns dados de forma privada e disponibilizar outros dados de forma pública.

  • Nuvem comunitária

Organizações com interesses em comum podem se juntar para compartilhar uma nuvem comunitária, que pode ser hospedada e gerenciada por alguma dessas empresas ou por um provedor de nuvem.

As instituições que participam da nuvem comunitária reúnem seus recursos na nuvem para resolver questões em comum, sendo uma aliada da inovação aberta.

Serviços da computação em nuvem

Como a flexibilidade da computação em nuvem permite que empresas optem por adquirir apenas pelo que utilizam, as soluções também são disponibilizadas por tipos de serviços. Os principais são conhecidos como SaaS, IaaS e PaaS. 

No SaaS, a modalidade mais popular, o serviço de nuvem contratada é para o uso de um software ou solução tecnológica específicos, como por exemplo um sistema de gestão integrado (ERP) e o Google Drive.

Já no IaaS, o serviço corresponde a aluguéis da infraestrutura para a operação da computação em nuvem (servidores, racks, databases), que permitem armazenamento e processamento de alto volume de dados.

Por fim, no modelo PaaS é oferecido um serviço de plataforma on-line para que desenvolvedores possam produzir aplicações próprias sem se preocupar com a infraestrutura necessária para este processo.

Com diversos servidores remotos especializados no mercado e dotados de grande infraestrutura, monitoramento e protocolos de segurança, a cloud computing permite que empresas de pequeno porte possam ter uma estrutura de armazenamento e processamento de dados tão segura e eficiente quanto a de grandes empresas.

É importante entender quais as necessidades de dados do seu negócio, para adotar os tipos e serviços necessários, sem pagar pelo que não precisa. 

Deseja entender mais sobre computação em nuvem? Acesse o artigo do Portal Sebrae Cloud computing: uma maneira de otimizar recursos e agilizar processos.

Para saber mais, leia o texto a seguir:

Você sabe o que é SaaS?

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?