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Fri Nov 18 02:06:31 BRT 2022
Mercado e Vendas | MARKETING
Como criar uma persona para a sua empresa

É fundamental que a estratégia de marketing digital comece pela criação da persona do seu negócio.

· Atualizado em 18/11/2022
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Você deseja encontrar o seu público ideal de maneira mais eficiente e gerar conexão mais rapidamente? Você vai aprender o que é uma persona e como identificá-la no seu negócio para aumentar as vendas e o reconhecimento da sua marca.

Se você deseja vender mais, seja na sua loja ou pela internet, antes de pensar em um funil de vendas ou estratégias de marketing, você precisa conhecer bem o seu cliente e o público que deseja atingir. A forma mais clara para você conseguir isso é criando uma persona.

Uma persona nada mais é que a representação ideal do seu cliente. Nela, estão definidos os comportamentos, pensamentos e atitudes de um cliente que você considera perfeito. 

Em outras palavras, você vai definir a história do seu cliente ideal. O que ele pensa, o que ele faz e suas motivações. Tudo isso, claro, baseado em pesquisas. 

Com uma persona definida, você conseguirá, encontrar estratégias mais eficientes para:

  • Derrubar objeções;
  • Gerar ação;
  • Converter suas ofertas em vendas.

O primeiro passo para criar as personas da sua empresa é identificar o seu público-alvo. Atenção! Público-alvo é diferente de persona. Para identificar o público-alvo, você deve fazer uma pesquisa de mercado e levantar dados demográficos de produtos ou serviços que são parecidos com o seu.

Essa etapa é muito importante para criar um ponto de partida para a formação da sua persona. Os dados demográficos mais importantes são:

  • Renda;
  • Escolaridade;
  • Profissão;
  • Estado civil;
  • Número de filhos;
  • Cidade;
  • Idade.

Você pode encontrar essas informações nas suas redes sociais, com pesquisas encomendadas ou observações na sua loja. Com todos esses dados em mãos, vamos para segunda etapa desse processo: definir o comportamento do cliente.

Diferente do que muita gente pode imaginar, seu público vai muito além desses dados demográficos. O que você precisa entender, antes de tudo, é que o seu cliente não é um dado, não é uma ficha em uma planilha. Ele é uma pessoa. Ele possui sonhos, vontades, medos, pessoas com quem ele se importa ou rejeita, opiniões e, também, crenças. Você precisa identificar todas ou a maioria dessas características, na hora de formar a sua persona.

O passo seguinte é entender o comportamento desse cliente. O que uma pessoa com filhos tem como prioridade? Como pensa alguém com mais de 50 anos? Uma pessoa casada toma decisões por si ou consulta seu parceiro? 

Cada informação irá gerar uma pergunta diferente, e você deve buscar as respostas por meio de uma pesquisa comportamental. Ela pode ser feita pela internet, diretamente com o seu público, e pode conter dados de estudos já publicados. Também pode ser realizada a partir da experiência com o seu público. Números são muito importantes, mas a mão na massa e o olho no olho são indispensáveis.

Criando a persona

Com todos esses dados e essas pesquisas em mãos, chegou a hora de dar a vida a sua persona. Ressaltamos que seu cliente não é um dado, mas sim um ser humano. Então, agora, nós vamos criar um personagem que representa essa pessoa.

Vamos supor que você esteja vendendo um produto digital, voltado para o ensino prático de inglês. Nas suas pesquisas, você identificou o seguinte dado demográfico em seus clientes: eles são, a maioria, homens, acima dos 30 anos, casados e com filhos; a renda deles gira em torno de R$ 4 a 7 mil; eles são, em sua maioria, empresários e donos de pequenas empresas. 

Durante a pesquisa comportamental, você descobriu que seus clientes são mais cautelosos e, por terem filhos, preocupam-se muito com o custo-benefício das coisas. Afinal, não podem se dar ao luxo de perder dinheiro. Outra informação que você percebeu é que empresários buscam capacitação a todo momento e que o inglês atrapalha na hora de fazer cursos ou fechar parcerias. Por fim, você viu que pessoas casadas, geralmente, consultam os seus cônjuges antes de qualquer investimento. 

Juntando todas essas informações, podemos formar um personagem. Vamos chamá-lo de André. É um empresário do ramo da TI, que busca a capacitação em novas linguagens de programação, gerenciamento de equipes e projetos. Os principais cursos para essa área são em inglês, por isso, ele precisa melhorar a sua leitura, mas não tem tempo para fazer um curso longo e cansativo.

O André tem dois filhos e grande parte da sua renda já é gasta com eles. Portanto, ele não pode gastar muito dinheiro com um curso. Percebe como fica mais fácil pensar em uma oferta ideal para esse cliente? É esse o poder de uma persona.

Identificar os aspectos principais, tanto demográficos quanto comportamentais do seu cliente, pode facilitar o processo de conversão com a oferta ideal. Você está muito mais próximo de uma venda e, mais que isso, entendendo quem é o seu cliente, você também possui mais chances de fidelizá-lo.  

Lembra que o André tem filhos? Ele também pode se tornar um potencial comprador de um curso de inglês voltado para crianças. Basta atualizar as ofertas e direcionar a sua comunicação para esse objetivo. 

É fundamental que seu negócio tenha várias personas. Tudo depende das características do seu produto ou da solução que o seu negócio oferece. Crie sua persona e aplique nos seus negócios.

Artigo escrito a partir do vídeo do Sebrae Paraná: Persona: o que é? Como criar para sua empresa? Crie conexões com seu cliente de um jeito fácil.

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