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Wed Mar 15 10:30:35 BRT 2023
Empreendedorismo | COMÉRCIO
Como deve ser o atendimento ao cliente?

O processo de oferecer a melhor experiência de atendimento ao cliente cria vínculos afetivos com a marca da empresa e estabelece um relacionamento

· Atualizado em 15/03/2023
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Uma empresa não sobrevive sem os clientes, certo? Alguns empreendedores até pensam que o seu problema são os clientes, os quais estão cada vez mais exigentes. A verdade é que as empresas existem em razão de ter ou não clientes, pois sem eles, fecham as portas. 

O principal objetivo de qualquer empresa, portanto, é conquistar e manter clientes, mas como fazer para que isso se concretize? A resposta é: construir um modelo de atendimento que represente um caminho para criar um relacionamento de longo prazo com o cliente.

Esse caminho é definido por meio do conhecimento adquirido sobre as necessidades e desejos do cliente, como também do processo de experimentação que ele vivencia em todos os contatos que realiza com a empresa.

Além das vendas e do marketing, o processo de oferecer a melhor experiência para o cliente estabelece uma relação emocional criando um vínculo afetivo com a marca da empresa. Os parques Disney são considerados modelos de excelência no atendimento ao cliente.

Chamado de “O jeito Disney de encantar os clientes”, esse modelo está totalmente vinculado à cultura da empresa e faz com que o nível de retenção dos clientes que fazem a primeira experiência e retornam, seja de 70%.

Para as empresas do Grupo Disney, o cliente é tão importante que ele não é o “cliente”, mas aquela pessoa que você convida para a sua casa e faz tudo ser agradável nesta convivência.

A empresa de software que desenvolve soluções para o gerenciamento do relacionamento de clientes Salesforce Brasil apresentou um estudo em que afirma que 89% dos clientes brasileiros consideram a experiência oferecida pelas marcas algo tão importante quanto a qualidade dos produtos ou serviços.

Então, vamos conhecer os princípios de um atendimento excelente? Veja a seguir.

  1. Bom atendimento passa pela empatia: ter empatia significa perceber os sentimentos do outro, entendendo as suas emoções e demonstrando a importância que a empresa dá para cada cliente individualmente.
  2. A hora da verdade: conceito que foi desenvolvido pelo consultor Jan Carlzon, em que todos os contatos que o cliente tem com a empresa gera percepções positivas ou negativas, desde a chegada no estacionamento, passando pelo deslocamento e pesquisa na loja, do atendimento dos vendedores, chegando ao caixa para pagamento e a saída da loja. Todo esse movimento do cliente deve ser observado e mapeado para realizar melhorias no aspecto físico da loja, no layout e no atendimento das pessoas.
  3. Atendimento rápido: clientes desejam atendimento rápido, mas eficiente. Agilidade no atendimento significa que o cliente não perde tempo do momento em que entra na loja até o pagamento no caixa, daí por que é necessário preparar antecipadamente kits que são utilizados no atendimento, composto de solicitação de pedidos, folhetos, entre outros. Também foi evidenciado em pesquisas de atendimento que o cliente entende como atendimento o tempo gasto por ele para entender as informações que são prestadas pelos atendentes, por isso, os cuidados em criar scripts com respostas curtas, mas completas e de fácil entendimento para treinamento das pessoas que vão atender o cliente.
  4. Personalização: atender o cliente de forma individual reconhecendo que ele é único, pois o que mata um bom atendimento é um “sorriso artificial padrão”. Para realizar um atendimento personalizado, é necessário conhecer o cliente por meio de perguntas, ou mesmo ouvindo de forma muito atenta o que ele tem para falar, e não tomando a frente de todo o processo de vendas como se o vendedor fosse o sabe-tudo e o cliente, o ignorante.

Empreendedor, conheça mais sobre o processo de proporcionar um atendimento de qualidade ao cliente buscando conteúdos, ferramentas e cursos no Portal Sebrae.

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