A localização do estabelecimento pode garantir o sucesso das vendas! Confira dicas para acertar na hora de optar pelo local
A diferença entre alcançar ou não resultados positivos pode vir da seleção do ponto comercial onde seu negócio vai funcionar. Se a localização apresenta aspectos negativos, isso pode comprometer o desempenho das vendas. É oportuno pensar em mudar o empreendimento para um lugar melhor e mais estratégico, mesmo que isso signifique investir mais em infraestrutura e propaganda.
O sucesso do negócio pode depender da sua localização. Antes de decidir onde será a loja, é importante que o empreendedor esteja atento a questões como acessibilidade, número de concorrentes nas proximidades e condições de estacionamento.
Algumas perguntas que devem ser respondidas na hora de escolher o ponto comercial:
- A loja é acessível aos clientes?
- O local favorece a venda por impulso? Mesmo sem intenção de compra, os clientes sentem-se estimulados a comprar apenas ao ver o produto?
- Qual o fluxo de pedestres no local?
- A área em questão concentra mais atividades comerciais e/ou concorrentes?
- Estacionamento é necessário?
- O público-alvo tem acesso garantido à loja?
A escolha do local precisa considerar a coerência entre os 4 P's de marketing: ponto, produto, preço e propaganda. Para garantir um bom ponto comercial confira também as dicas abaixo:
Defina o perfil do consumidor que deseja alcançar e estabeleça qual produto será oferecido.
Analise o contrato, as condições de pagamento e o prazo do aluguel. Certifique-se de que o preço é compatível com sua capacidade de investimento e o prazo de retorno e movimento esperado.
Observe aspectos como: facilidade de acesso e visibilidade, volume do tráfego, local para estacionar (importante ter estacionamento próprio ou nas proximidades), nível de ruído, condições de higiene e segurança.
Verifique se nas proximidades do ponto onde deseja abrir o negócio existem empresas que vão concorrer diretamente com você ou negócios similares. Isso é importante para o planejamento estratégico do seu ponto de venda.
Esteja atento à facilidade de aquisição de matéria-prima e ao recrutamento de mão de obra, ou seja, confira se há pessoas/serviços especializados nas mediações.
Solicite uma busca prévia de localização junto à prefeitura para verificar possíveis impedimentos para a montagem do negócio, com base no plano diretor urbano do município.
Compare diferentes opções de pontos comerciais para garantir o melhor lugar para o negócio e observe o movimento desses locais em diferentes dias e horários.
Converse com proprietários de estabelecimentos próximos e procure descobrir qual o valor médio de compra/aluguel da região.
Procure o lado da rua onde há sombra no período da tarde, pois nesse horário o movimento é maior.
Prefira pontos que tenham o mesmo nível da rua e sem recuo, próximos à entrada principal, a escadas rolantes, praças de alimentação ou lojas-âncora dos shoppings, pois eles têm mais visibilidade.
As lojas de shopping center e de rua têm suas especificidades:
- Lojas de shopping tem campanhas promocionais, segurança, estacionamento amplo, conforto e praticidade são algumas vantagens destes estabelecimentos. As desvantagens são o alto investimento para aquisição, a taxa de condomínio alta, a cobrança de fundo de promoção, as regras de funcionamento e a cobrança de estacionamento.
- Para as lojas de rua, os custos são mais baixos e há maior liberdade de gestão, além de, em alguns casos, estacionamento gratuito. Em contrapartida, dificuldade para estacionar, falta de segurança e de campanhas promocionais podem ser aspectos negativos para esse tipo de ponto.
Como escolher o ponto comercial certo? Confira 10 dicas essenciais
Estar no lugar certo é uma vantagem que vale ouro para qualquer rede varejista, de serviços ou franquia. Afinal, o ponto comercial é a referência que as pessoas têm para chegar até você.
Por mais que os produtos ou serviços sejam fenomenais, a localização errada pode determinar o fracasso de uma unidade.
Mesmo assim, a escolha do ponto comercial nem sempre é priorizada em relação a outros aspectos de uma estratégia de expansão.
Não cometa esse erro. Atingir números de unidades inauguradas é importante, mas o que vale mesmo é que sejam rentáveis a longo prazo.
E como escolher o ponto comercial certo, o imóvel dos sonhos, o ponto 1000%? Nem sempre ele será seu, considerando a disputa no mercado, o timing do seu negócio e o preço que você pode pagar.
Por isso, é importante que você saiba identificar o ponto ideal para o seu negócio.
Dicas:
1. Perfil do público: o ponto ideal é onde seu consumidor está
Certamente, quando chegar a etapa da escolha do ponto ideal, você já terá definido o perfil do consumidor que deseja alcançar. Se você precisa estar em algum lugar, certamente é onde o seu público-alvo está.
E aqui vai uma dica para as redes em processo de expansão de lojas: tome como referência o perfil de clientes das unidades que mais faturam, analisando informações como faixa etária, gênero, renda média, potencial de consumo etc.
Depois, busque regiões com grande concentração deste perfil e alto fluxo de pessoas.
O principal fator que torna um ponto ruim para o comércio é a ausência do público-alvo em seu entorno. Posso afirmar sem medo que não existe ponto micado, mas sim imóveis que não conversam com a sua estratégia.
2. Visibilidade: atenção aos obstáculos visuais
O quanto uma unidade será vista é um dos fatores que mais influenciam a escolha do ponto. Lembre-se que a visibilidade do imóvel é diferente para quem chega de carro, a pé ou de ônibus.
Fique atento aos obstáculos que podem minar a visão da sua fachada, tais como bancas de jornais, fiação e árvores. Do alto do ônibus, o seu cliente pode não enxergar a vitrine com aquela promoção imperdível, por exemplo.
A estrutura e a aglomeração típica dos pontos de ônibus também pode comprometer a frente da loja. Evite pontos com este perfil, a menos que você esteja oferecendo itens de conveniência que podem se favorecer desse fluxo de pessoas.
Para garantir a visibilidade do seu ponto, prefira imóveis que tenham o mesmo nível da rua e sem recuos. Se vai abrir uma loja em shopping centers, priorize os pontos próximos à entrada principal, escadas rolantes, praças de alimentação ou lojas-âncora.
Solicitar ao corretor do imóvel fotografias da vizinhança é uma boa saída para eliminar os primeiros pontos. Mas para bater o martelo nunca dispense o trabalho de campo – falarei mais sobre isso adiante.
Outra dica importante: o peso que a visibilidade assume na escolha do ponto vai depender do momento de compra do seu cliente:
- Compra por impulso;
- Compra por conveniência (alta frequência);
- Destino: o cliente se desloca só para ir à sua loja;
- Passagem: o cliente passa (a pé ou de carro) e resolve comprar.
Nas compras por impulso, por exemplo, tem um ponto com fachada bem visível é decisivo.
Afinal, você pode até desistir de tomar um café quando não encontra uma cafeteria no caminho, certo? Já no caso de uma academia, que é movida a compras programadas, o peso da visibilidade é menor.
3. Acessibilidade: garanta que seu cliente possa chegar até você
Imagine que você está passando por uma via e se encanta por uma roupa exposta numa vitrine. Resolve parar, mas desiste depois de se dar conta que se trata de uma via de trânsito rápido e acessar o estacionamento seria muito complicado.
De nada vale um ponto com ótima visibilidade, se é muito difícil chegar lá, certo?
Assim como a velocidade da via, a ausência de faixa ou semáforos de pedestres (em ruas movimentadas) podem impactar de forma negativa a movimentação da sua loja.
Por outro lado, oferecer estacionamento de bicicletas e veículos pode atrair mais consumidores.
Para validar a acessibilidade do ponto, visite-o em horários alternados. Vale checar, por exemplo, a ocorrência de feiras livres nas proximidades. Não vai ser nada agradável descobrir que o acesso à sua loja estará comprometido em um dia da semana, não é mesmo?
Fuja de locais que causem sensação de insegurança, como praças mal iluminadas e corredores sem saída, que apresentam pouco movimento.
4. Posicionamento: como escolher o ponto comercial no caminho do seu público
A posição no quarteirão é outro fator a ser considerado em sua estratégia de expansão de lojas. Você certamente sabe as vantagens de ter um ponto comercial em esquinas: alta visibilidade e acesso por duas vias.
Mas será que toda esquina é um ponto dos sonhos? O exemplo abaixo representa um cruzamento, cuja via de maior fluxo é a horizontal. Qual das esquinas é a melhor?
A esquina B é a mais vantajosa por três motivos:
- Parado no semáforo ou de passagem, o consumidor enxerga mais este ponto do que a esquina A, que ficou para trás;
- Quem está de passagem enxerga duas fachadas, enquanto que só uma é vista na esquina A;
- A esquina B capta a atenção do lado esquerdo e isso conta muito, já que tendemos a ler da esquerda para a direita.
Para acertar na escolha do ponto, vale observar também o sentido do fluxo de carros e pedestres, de acordo com o horário. É comum que ele se alterne, conforme as pessoas vão de casa para o trabalho e vice-versa.
Uma padaria, por exemplo, deve escolher o lado da rua onde o fluxo é mais intenso pela manhã, enquanto que lojas de artigos para a casa devem estar no caminho de volta.
Outra dica é procurar o lado da rua onde tenha sombra no período da tarde, quando o movimento é maior.
Algumas vezes, você vai encontrar ruas supermovimentadas, com várias lojas de um lado e muitas placas de “aluga-se” do outro. Um dos motivos pode ser justamente a incidência do sol.
5. Fluxo de pessoas: o combustível das vendas
“Você precisa estar localizado onde o vento corre”. A frase é Luigi Salvaneschi, autor de Location, location, location: How to Select the Best Site for Your Business, e é uma metáfora para a quinta dica deste post: posicione-se onde as pessoas passam.
Para a maioria dos varejistas, quanto mais pessoas circulando no entorno da loja, mais clientes em potencial.
Por isso, antes de escolher o próximo ponto da sua rede, observe se o entorno possui polos geradores de tráfego, ou seja, estabelecimentos que oferecem serviços essenciais, como shoppings, hipermercados, faculdades e bancos.
Vale ainda se certificar que o fluxo da rua se mantém em toda a sua extensão. Pode ser que ali passem muitos ônibus, mas que todos virem na mesma rua; o fluxo tende a seguir o mesmo caminho.
6. Conheça a vizinhança: aposte na compatibilidade negocial
Já ouviu falar que boas cercas fazem bons vizinhos? Nas relações comerciais pode ser justamente o contrário. Quanto mais próximo você estiver de negócios compatíveis ao seu, mais clientes você atrairá.
A lógica é simples: no caso de uma rede varejista de calçados, vale observar se o ponto avaliado está perto de negócios complementares, tais como lojas de roupas ou bijuterias.
Se a vizinhança é composta por oficinas ou bicicletarias, sua loja será um peixe fora d’água.
7. Concorrência: atração por proximidade ou distância estratégica?
Para escolher o ponto comercial ideal, certamente você já considera a presença da concorrência.
A dica deste item é que você pense no perfil do seu negócio e responda: estar perto de um competidor é algo que sua loja precisa evitar?
Lembre-se que, às vezes, ter concorrentes próximos pode ser muito vantajoso, principalmente quando se trata de produtos ou serviços cuja compra exige comparação.
Um casal em busca de móveis provavelmente vai pesquisar um pouco antes de comprar e certamente vai preferir fazer isso em lojas próximas. Já quando os concorrentes são altamente estabelecidos e atraentes, vale apostar em pontos bem longe deles.
Quando se trata de compras programadas, é bom analisar a quantidade de concorrentes e se a região comporta um segundo ponto de mesmo perfil.
Você já se perguntou se realmente conhece toda a sua concorrência? Cuidado, ela nem sempre é óbvia. Uma perfumaria pode ser concorrente indireta de uma loja de chocolates; ambas são muito procuradas em datas comemorativas.
Por isso, é tão importante monitorar a presença da concorrência ou a sua ausência em potenciais mercados, traçando seu plano de expansão a partir da estratégia que for mais interessante para a sua rede.
8. Crescimento da região: sem bola de cristal
A evolução do bairro também integra a nossa lista de dicas sobre como escolher o ponto comercial.
Prever cenários e possíveis mudanças na região do imóvel pode favorecer sua estratégia de expansão a longo prazo. Não estou dizendo que você precisa desvendar o futuro. Basta recorrer a fontes oficiais de informação.
Órgãos das prefeituras, como as secretarias de planejamento, costumam revelar possíveis construções de viadutos, túneis, passarelas e estações de metrô.
9. Custo do imóvel: o ponto dos sonhos cabe no orçamento?
Antes de assumir um compromisso de locação ou compra do ponto, certifique-se de que o preço é compatível com sua capacidade de investimento, o prazo de retorno e o movimento esperado.
Coloque na conta os gastos que você terá com possíveis reformas e manutenções.
Vale ainda pesquisar o valor médio de compra/aluguel da região, conversando com proprietários de estabelecimentos vizinhos. Essas informações podem ser valiosas na hora de negociar o preço do metro quadrado.
E o mais importante: tenha várias cartas na manga. Jamais encerre a busca com apenas uma opção. Selecione mais de um ponto comercial para decidir a localização da sua nova unidade. Afinal, há uma chance de que a negociação não se concretize.
10. Vá (e volte) a campo, sempre!
A maioria das dicas que trago neste post podem e devem ser complementadas com trabalho de campo. É muito importante que você visite in loco os pontos que está cogitando para expandir sua rede.
Lembre-se que não deve ser uma simples vistoria. Você deve incorporar o seu consumidor. Vá de ônibus, se esse for o caso, e observe fatores como acessibilidade, visibilidade e fluxo de pessoas.
Visite o mesmo ponto em dias e horários alternados para garantir que está observando todas as variáveis. Um local pode ser supermovimentado durante o dia e deserto à noite. Isso conta muito se a sua loja tiver operação noturna.
Fotografe tudo e use um contador para medir o fluxo de pessoas (veículos e pedestres) em pequenas amostras ao longo do dia.
Checklist: como escolher o ponto comercial perfeito
Para facilitar tudo o que abordamos acima, preparei um resumo dos fatores que você deve considerar na hora de escolher o ponto ideal:
- Seu público-alvo está presente na região escolhida?
- O ponto tem boa visibilidade? O quanto isso pesa para o tipo de produto ou serviço que você oferece?
- O local é acessível para trajetos a pé, de carro, transporte público ou bicicleta? Há estacionamento?
- O posicionamento do imóvel na quadra favorece o perfil do seu negócio?
- Há alto fluxo de veículos e pedestres? A região possui polos que atraem a movimentação de pessoas?
- As lojas vizinhas ao imóvel são complementares ao seu negócio?
- Há concorrentes – diretos e indiretos – na vizinhança? Sua estratégia é estar perto ou longe dos concorrentes?
- Que fatores podem mudar o perfil da região nos próximos anos?
- O custo do imóvel cabe no seu plano de expansão de lojas?
- Nunca dispense o trabalho de campo para validar os pontos anteriores.
Agora que você já sabe como escolher o ponto comercial mais adequado para expandir a sua rede, parta para a ação. É sempre bom criar uma ficha de avaliação de pontos, dando pesos diferentes para os fatores que citei, de acordo com o perfil do seu negócio.
Confira orientações para você não se arrepender da escolha do ponto comercial:
Evite lojas em frente a pontos de ônibus: a visibilidade ficará comprometida pela aglomeração.
Fique longe de locais que causem sensação de insegurança: no caso de lojas de rua, um exemplo disso são as praças mal iluminadas.
Encontre um diferencial para o seu negócio: vá em frente. Concorrentes existem em qualquer empreendimento.
Olhe o mapa da cidade em toda sua amplitude: tente detectar as principais necessidades locais. Áreas consideradas nobres não são as únicas opç~çoes para bons pontos comerciais
Tente não optar por locais em últimos andares: evite também corredores sem saída, pois eles apresentam pouco movimento.
Alguns municípios possuem legislação específica para determinados negócios: fique atento e verifique se é o caso do seu.
Baixa aqui a cartilha com 10 dicas para melhorar o visual de sua loja (em PDF)
Veja como a comunicação visual pode auxiliar a vender mais e melhor
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A principal obrigação do MEI é pagar a “mensalidade” do MEI todos os meses, no dia 20. É muito importante esse pagamento, pois é através dele que você terá acesso aos seus benefícios previdenciários. Às vezes, nos deparamos com uma pessoa MEI que diz coisas assim: “ah... eu não paguei porque não tive tempo de ir na Sala do Empreendedor ou no Sebrae para emitir minha guia e eu não sabia como fazer isso”. Pois neste artigo vamos mostrar como é simples emitir a guia DAS-MEI. Inicialmente precisamos dizer que o MEI tem muitas opções para realizar a quitação das suas parcelas mensais. Aquela que consideramos a melhor opção é o débito automático. O MEI só precisa autorizar uma vez, e o débito ocorre automaticamente todos os meses, bastando controlar para garantir que tenha saldo suficiente no dia 20 de cada mês. 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Sat Sep 14 00:02:28 BRT 2024
Como abrir um MEI
Abrir um MEI e obter um CNPJ é facil, mas antes de abrir é importante se atentar para os direitos e deveres. Cada vez mais, brasileiros que trabalham por conta própria reconhecem a importância de se registrarem como microempreendedores individuais (MEI). Segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Economia em março de 2022, com dados da Receita Federal e a participação do Sebrae, 3,9 milhões de pequenos negócios foram criados em 2021, um aumento de quase 20% em relação ao ano anterior. Destes, 3,1 milhões – ou cerca de 80% do total de Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas (CNPJs) – optaram por serem microempreendedores individuais (MEI). Quais as vantagens de ser MEI? Direito de emitir notas fiscais para seus clientes, evitando a perda de negócios, pois, além de dever do empresário, a emissão do documento é direito do consumidor; Tributação reduzida, com pagamento mensal do documento de arrecadação (DAS-MEI); Acesso a benefícios previdenciários, como o auxílio-doença, em caso de incapacidade de trabalhar por problemas de saúde, entre outros. Mais adiante falaremos mais sobre os benefícios. Mas vale lembrar que, para desfrutar de tudo isso, o primeiro passo é ter um CNPJ ativo, ou seja, registrar a empresa. O registro no portal do governo é de graça. O único custo para se manter como MEI é o recolhimento mensal do imposto, desde que o empreendedor não ultrapasse o teto de receitas anual de R$ 81 mil – o que provoca a cobrança de multas por excesso de faturamento. Fique atento: inscrição como MEI não tem custo! Muitas pessoas, quando vão procurar o endereço virtual para abrirem sua empresa como microempreendedores, acabam clicando em links de sites que cobram para fazer o registro, em troca de assessoria técnica para o empreendedor. Além de oferecer conteúdo sobre empreendedorismo e o universo empresarial, tais páginas trazem orientações – às vezes personalizadas – para abrir, alterar ou cancelar o CNPJ MEI, bem como dicas para a declaração anual. Porém, se você não quer contratar esses serviços adicionais, tenha a certeza de estar entrando no verdadeiro Portal do Empreendedor. Nunca imprima boleto nem faça Pix se não tiver certeza de que aceita comprar tais serviços. A inscrição como MEI no governo é de graça! Passo a passo – como Abrir um MEI Grátis em 2024 É necessário realizar login no ambiente gov.br (que centraliza o acesso do cidadão a diversos serviços sociais e outros portais do governo). Se o empreendedor não tem esse cadastro prévio, deve fazê-lo em https://sso.acesso.gov.br. Após o acesso ao ambiente gov.br, o empresário precisará criar seu MEI no Portal do Empreendedor. Acesse e siga as instruções fornecendo as informações solicitadas. Como já dissemos, a formalização é gratuita! Acabou? Não se esqueça do pagamento mensal das contribuições. Uma dica: embora a declaração de receitas seja anual (analogamente à das pessoas físicas, que todos os anos declaram o Imposto de Renda conforme a sua faixa de renda), não deixe acumular vários meses de contribuições para só resolver as pendências na época de sua declaração como MEI (já que os débitos impedem o envio da declaração). Além de o montante ficar alto, há correção do montante com a cobrança de juros mensais! Quanto pagar para se manter como MEI em 2024? Conforme o ramo de atividade, a contribuição mensal do MEI varia entre de R$ 70,6 a R$ 76,6 a depender do ramo de atividade e Mei caminhoneiro pagará mensalmente entre R$ 169,44 a R$ 175,44. Veja neste vídeo como abrir o MEI (CNPJ), publicado no canal Sebrae Talks Que atividades o MEI pode desenvolver? Ser microempreendedor não significa estar restrito em sua atuação profissional. A lista de atividades cadastradas já cresceu bastante desde que foi criada. Confira as aqui. Ainda ficou com dúvidas? O Sebrae ensina tudo que você, empreendedor ou aspirante, precisa saber sobre o MEI. Quer continuar sua jornada para se tornar MEI? Acesse agora um curso preparado pelo Sebrae e inicie sua trajetória empreendedora hoje mesmo!
Sat Sep 14 00:02:22 BRT 2024
A arte que vem das mãos
A história do artesanato está intimamente ligada à História da evolução humana. Vem do Neolítico, ainda no campo da Pré-história, ali por volta de 6.000 A.C, a percepção de que, aprendendo a desenvolver habilidades manuais, o ser humano poderia tornar mais fáceis algumas das tarefas elementares da própria vida: caçar, defender-se de inimigos ou animais, processar a comida e se comunicar de forma mais clara.Foram essas necessidades originais que impeliram o ser humano a desenvolver técnicas e a alterar aquilo que, em forma bruta, a natureza lhes deixava ao alcance das mãos. Assim, surgem as flechas, panelas, machados, rodas, mesas, utensílios e armas produzidos a partir da evolução da inteligência para o trato rústico da pedra, da descoberta do fogo e de suas propriedades transformadoras. A origem do artesanato, portanto, é uma das marcas mais significativas do crescimento e desenvolvimento da civilização. De lá, da Pré-história, para cá, o sentido de produzir com as mãos ganhou importância vital e traços de identidade. Carregou consigo, no modo de fazer, as raízes da cultura de quem produz. Tudo o que nasce do fazer com as próprias mãos traz, além do valor material, uma marca reveladora dos hábitos, dos costumes, da essência do povo em que se origina. Apoio e reconhecimento Não por coincidência, cuidar bem de quem produz arte e identidade com as mãos é uma das áreas em que o SEBRAE mais investe. Há pelo menos vinte anos, o programa de apoio a quem produz artesanato identifica ambientes negociais, promove ações de capacitação e treinamento e dá suporte às iniciativas que geram renda e dignidade. Um bom exemplo vem do Espírito Santo. O universo de produção artesanal capixaba se caracteriza por uma produção ampla e diversa. Pelo menos é o que revela o trabalho de catalogação da produção do artesanato regional, feito a partir de 1982. Uma riqueza traduzida em tecelagem, cerâmica, fibras e trançados; objetos em coco e madeira, conchas e sementes. Atividade produtiva que ganha visibilidade e tradição no fortalecimento da cultura popular. E que conquista novos espaços e mais qualidade a partir do apoio estratégico do SEBRAE. Se no início da história o artesanato permitiu o avanço das comunidades nômades para a formação das cidades, hoje o produto dos artesãos incorpora características evolutivas que estão em absoluta sintonia com as tendências de um mercado exigente e sofisticado de arte decorativa. A Casa Cor do Espírito Santo é um exemplo dessa harmonia entre a arquitetura contemporânea e o reconhecimento da identidade e do valor do artesanato local. Ao possibilitar o contato entre o material produzido por artesãos capixabas com os arquitetos, o SEBRAE amplia as possibilidades de negócio e ainda atribui valor ao produto que é feito por pequenas comunidades, garantindo o sustento de muitas famílias. Assim se dá uma relação em que todos ganham. Quem visita a exposição se surpreende com o que vê. Os arquitetos aprofundam o conhecimento sobre os produtores do artesanato e suas peças. E assumem o papel de formadores de opinião sobre um produto legitimamente local. A oportunidade de ampliação do mercado dos artesãos termina por ser um fator decisivo de crescimento das próprias comunidades como um todo. A distância secular que separa os primórdios da civilização com os dias de hoje não foi capaz de apagar a capacidade humana de transformar a matéria-prima em arte. Ao contrário disso, essa habilidade transformadora segue sendo um meio de valorização da espécie humana. Quem leva pra casa um produto artesanal faz muito mais do que uma simples compra. As peças feitas à mão carregam consigo a energia transformadora de quem dedica tempo, conhecimento e afeto. É a mágica do fazer artesanal dando mais sentido à vida.
Sat Aug 24 00:01:35 BRT 2024
Como superar os obstáculos da sua jornada, com Natalia Beauty
Aos 35 anos, Natalia Martins, a empresária responsável pelo Natalia Beauty Group, é um exemplo de quem viu no empreendorismo a resposta para uma vida melhor. Há alguns anos, enfrentando um divórcio e uma dívida de R$ 90 mil, ela decidiu se mudar para São Paulo e começar do zero, trabalhando incansavelmente para sustentar sua filha pequena. Neste artigo, mostraremos como Natalia Beauty saiu de uma pequena sala onde atendia suas clientes para gerir um negócio milionário. Com desenvolvimento de técnicas próprias e dominando as estratégias de marketing digital, a autointitulada marketeira conquistou um público de mais de 10 milhões de seguidores e clientes famosas. Desistir antes de tentar x Inovar para crescer Essa talvez seja a principal lição que podemos aprender com Natalia Beauty: as adversidades da vida são oportunidades para conquistar um lugar melhor. Isso porque, mesmo com uma dívida significativa, ela optou por investir em seu negócio em vez de recuar. A determinação somada a uma visão inovadora foi crucial para o crescimento de sua marca. Combinando técnica autoral e estratégias de marketing, Martins criou a Flow Brows, um serviço de sobrancelhas que se tornou um fenômeno entre celebridades e influencers. Em seguida, expandiu seus serviços para incluir tratamentos de pele, lábios e cílios. Também fundou a NB University, uma plataforma de cursos de beleza certificados pelo MEC. Além dos serviços estéticos e cursos profissionalizantes, Natalia é uma influenciadora digital aclamada. Nas suas redes sociais, assume a sua faceta blogueira, compartilhando muitas dicas sobre marketing digital e sobre como se destacar no seu nicho de mercado. 5 dicas para inovar no seu nicho de mercado Confira algumas dicas, inspiradas na trajetória de Natalia Beauty, para inovar e se de destacar no seu nicho. Identifique uma necessidade e ofereça uma solução Observe o seu nicho e desenvolva produtos e serviços que resolvam um problema. Natalia criou a Flow Brows para preencher uma lacuna específica do setor de beleza: a demanda por serviços estéticos que também fortalecessem a beleza natural. Invista em educação e qualificação Mesmo sem uma formação inicial, Martins buscou aprender e se especializar. Invista em cursos e treinamentos para aprimorar suas habilidades e oferecer serviços de alta qualidade. Quanto mais especialista você for, mais ferramentas para inovar você terá a sua disposição. Utilize as redes sociais de forma estratégica Use as redes sociais para construir sua marca e alcançar um público maior. Natalia compreendeu o potencial do marketing digital para impulsionar um empreendimento e utiliza diferentes plataformas, como Instagram e Youtube, para contar sua história e mostrar seu trabalho. Crie uma marca com identidade própria A estética única e a narrativa em torno da marca Natalia Beauty, como o uso do pijama rosa e a decoração floral, ajudaram a diferenciá-la no mercado. Quais são as característica mais autênticas do seu negócio e como você pode transmiti-las para o público? Expanda seus serviços Não se limite a um único serviço ou produto. Natalia expandiu sua oferta com novos tratamentos e cursos, atendendo a diferentes necessidades dos clientes. Estude sobre o seu nicho e os seus clientes para identificar novas propostas de serviços que combinem com a sua marca. Empreender é sobre fazer negócio, mas também envolve paixão A jornada de superação de Natalia Beauty demonstra que é possível transformar desafios em oportunidades e construir um empreendimento de sucesso começando do zero. Ao começar como MEI abrindo um pequeno negócio, você também pode criar um empreendimento sólido e inovador, alcançando o sucesso no mercado. Empreender com paixão, investindo em sua qualificação e utilizando as redes sociais para construir sua marca é uma boa forma de se inspirar na trajetória de Natalia Beauty. Quais são as estratégias que você pode começar a utilizar ainda hoje?
Sat Aug 24 00:01:04 BRT 2024
Oficina 2 - Laboratório de Ideias
Destaque a importância da inovação e incentive seus alunos a encontrarem a resolução de problemas, sejam eles novos ou antigos. Aqui, os participantes trabalharão na solução de um problema real da escola, do bairro ou da cidade, incentivando a criatividade e a troca de experiências. Faça o download do material Manual do Participante: Laboratório de Ideias Guia do Educador: Laboratório de Ideias
Thu Aug 15 09:37:26 BRT 2024
Oficina 5 - Empreendedorismo Digital e Profissões do Futuro
Aborde temas atuais e relevantes em suas aulas, focando nas novas oportunidades que surgem na sociedade digital. Você ajudará seus alunos a explorar como esse cenário está transformando o mercado de trabalho e apresentará as diversas profissões que surgiram para atender às demandas dessa nova realidade. Faça o download do material Manual do Participante: Empreendedorismo Digital e Profissões do Futuro Guia do Educador: Empreendedorismo Digital e Profissões do Futuro
Thu Aug 15 09:34:45 BRT 2024
Oficina 6 - Comunicação e Marketing
Esta oficina vai explorar os diferentes aspectos da comunicação e do marketing aplicáveis tanto na vida pessoal quanto na profissional. Seus alunos serão incentivados a usar sua criatividade na criação de um Plano de Marketing Pessoal. Faça o download do material Manual do Participante: Comunicação e Marketing Guia do Educador: Comunicação e Marketing
Thu Aug 15 09:31:27 BRT 2024
Oficina 4 - Relações Humanas: por que isto é importante?
Este conteúdo explora a importância das relações humanas em diferentes contextos, como família, amigos, escola e trabalho. Seus alunos serão incentivados a refletir sobre suas atitudes e a maneira como interagem com os outros, destacando a relevância dos princípios éticos e morais para uma convivência saudável nos diversos espaços sociais. Faça o download do material Manual do Participante: Relações Humanas Guia do Educador: Relações Humanas
Thu Aug 15 09:17:54 BRT 2024
Oficina 3 - Projeto de Vida! Você tem um?
Aqui, você e seus alunos vão explorar a importância da gestão do tempo, por meio do Método GTD (Getting Things Done), e da construção de um projeto de vida, utilizando a Metodologia Effectuation. Faça o download do material Manual do Participante: Projeto de Vida! Você tem um? Guia do Educador: Projeto de Vida! Você tem um?
Thu Aug 15 09:13:19 BRT 2024
Oficina 1 - Viagem ao mundo do empreendedorismo
Com nosso material, você poderá explorar em sala de aula os conceitos fundamentais do empreendedorismo, realizar um teste para identificar perfis empreendedores entre seus alunos e terá acesso à atividades que conectam o empreendedorismo ao cotidiano dos jovens. Essa é uma oportunidade de trazer discussões relevantes e práticas que inspiram e engajam seus alunos. Transforme o aprendizado em uma experiência real e significativa! Faça o download do material Manual do Participante: Viagem ao mundo do empreendedorismo Guia do Educador: Viagem ao mundo do empreendedorismo
Thu Aug 15 09:11:25 BRT 2024
Domicílio Judicial Eletrônico: o que é e como fazer o seu cadastro
Você sabia que todas as empresas privadas, incluindo as micro e pequenas empresas (MPEs), precisam se cadastrar no Domicílio Judicial Eletrônico para receber citações e intimações judiciais? A exigência de fazer o cadastramento está no art. 246, caput e § 1°, do CPC/2015. Se você já tem um endereço eletrônico cadastrado na Redesim, não se preocupe: o CNJ usará esse endereço para enviar as comunicações. Prazo para cadastramento voluntário Fique atento! O prazo para o cadastramento voluntário termina em 30 de setembro de 2024. Depois dessa data, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) fará o cadastramento de forma automática, utilizando os dados da Receita Federal. Como se cadastrar no sistema 1. Acesso ao Sistema: Visite o portal do CNJ e procure pela seção de Domicílio Judicial Eletrônico. 2. Você pode acessar pelo sistema ou através do portal gov.br. 3. Aceite o termo de adesão e confira o e-mail por meio do qual irá receber as comunicações. 4. Cadastro: Preencha o formulário de cadastro com os dados da sua empresa, seguindo as instruções. 5. Confirmação: Verifique os dados e confirme o cadastro. 6. Utilização: Acesse o sistema regularmente para acompanhar e responder a citações e intimações recebidas. Neste link, você pode acessar os vídeos tutoriais feitos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que orientam o passo a passo para cadastrar e usar o Domicílio Judicial eletrônico. Acesse e confira. O que acontece se eu não usar o sistema? Não atualizar seu cadastro ou não usar a ferramenta pode trazer problemas. Você pode perder prazos processuais e até sofrer penalidades. Empresas que não confirmarem o recebimento de citações no prazo legal, sem justificativa, podem receber multa de até 5% do valor da causa por ato atentatório à dignidade da Justiça (conforme § 1º-C do Art. 246 do CPC). Não deixe para a última hora! Faça seu cadastramento no Domicílio Judicial Eletrônico e evite problemas e multas!