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Empreendedorismo | NEGÓCIO
Como escolher os clientes certos

Você sabe quem são os clientes desejados e onde eles estão? Saiba mais das estratégias de marketing que podem ajudar o seu negócio.

· 29/09/2022 · Atualizado em 13/10/2022
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Quem vai empreender precisa ter em mente que planejamento é fundamental, mesmo que a decisão tenha sido tomada com base em uma necessidade de última hora. Por isso, identificar e localizar os clientes específicos e fazer uma abordagem adequada de marketing é um dos passos iniciais do empreendimento. A essa altura, você deve estar se perguntando: como fazer isso? Onde vou encontrar os clientes certos? Primeiramente, muita calma nessa hora! Respire fundo e acompanhe nosso raciocínio…

Todo empreendedor começa com uma ideia, que deverá se transformar em realidade. Normalmente, essa ideia é bem ampla, sem muitas definições claras para iniciar um empreendimento, mas, na maioria das vezes, já define alguns clientes que deverão ser conquistados. Nessa etapa, o que se tem é uma primeira percepção sobre os consumidores, ainda muito primária e que precisa ser testada para saber se o cliente idealizado realmente se transformará em cliente de verdade, o que acontece somente quando ele tem a sua primeira experiência de compra.

Desse modo, um dos maiores desafios para a sobrevivência do empreendimento é encontrar o cliente certo e saber onde encontrá-lo. Eis a importância de realizar o que se chama de segmentação de mercado, que nada mais é do que dividir os consumidores em grupos de clientes potenciais e não potenciais, antes mesmo da intenção de compra, afinal nem todos compram e pagam da mesma forma. Então, a empresa precisa estar atenta para atender ao seu público-alvo com projetos específicos de produtos e serviços.

Dessa forma, surge a primeira grande estratégia para fazer com que o cliente saiba que a empresa está ativa no mercado e que possui produtos/serviços que lhe interessam. Uma das questões mais vitais e iniciais de qualquer empreendimento é ter clareza de quem são esses clientes, onde estão localizados e qual a mais eficiente estratégia de abordagem, o que chamamos popularmente de marketing.

São muitos os critérios que influenciam na decisão de compra, assim, quanto mais informações você tiver do seu cliente, maiores serão as oportunidades de oferecer uma estratégia de marketing eficiente para o segmento que você quer atingir. Adiante, enumeramos alguns para você ficar de olho:

1) Comportamento: gostos, opiniões, conhecimento sobre o produto/serviço ou a falta dele, taxa de uso, benefícios que buscam no produto, época do ano em que mais compram, preço que estão dispostos a pagar pelo produto, desejos, vontades e necessidades, preferências de compra no físico ou on-line.

2) Informações demográficas: idade, sexo, tamanho da família, profissão, nível de educação formal, religião, classe social (A, B, C, D, E), renda.

3) Estilo de vida: formal, informal, descolado, saudável, esportivo, entre outros.

4) Geografia: país, região, estado, cidade, bairro, rua.

5) Personalidade: entusiasta, positivo, indiferente, negativo, hostil, entre outros.

6) Relacionamento com a empresa: status de lealdade, clientes prospects, clientes eventuais, benefícios que buscam com o produto; lealdade à marca.     

Se você está se perguntando por que é necessário fazer esse levantamento e segmentar os seus clientes, vamos trazer um exemplo a seguir.

Uma metáfora para você pensar

Para chegar até o cliente, a empresa pode realizar a abordagem de marketing de duas formas: na primeira, tratar o mercado como se fosse um só, ou seja, se compararmos com uma pizza, seria comprar uma pizza com um único sabor. A outra abordagem é fatiar o mercado em pedaços, como se fosse uma pizza com pedaços de sabores diferentes.

Essa pizza de um único sabor representa a abordagem indiferenciada do marketing, ou seja, todos os clientes são considerados alvo e a estratégia de marketing é única para todos os clientes. Já a abordagem que trata a pizza em pedaços de sabores diferentes representa o mercado dividido em fatias ou segmentos: cada fatia reúne clientes com características iguais, cada fatia tem um grupo diferente dos outros. Assim, cada grupo de clientes é reunido por semelhança em seu comportamento de consumo, é a chamada abordagem diferenciada ou por segmentos do mercado. 

Na abordagem indiferenciada, existe a vantagem de que os custos do marketing são menores, mas a empresa vai concorrer com todas as outras que estão no mercado. Já na abordagem diferenciada, a estratégia de marketing é orientada para conquistar os clientes desse determinado grupo ou segmento. A desvantagem é que os custos aumentam porque é necessário conhecer o cliente, seu comportamento de consumo, desejos e necessidades, o que implica investimentos em pesquisa, ainda que pequenos. Mas é preciso pensar bem (e planejar): se os gastos trouxerem retorno, é um investimento que vale a pena.

Lembre-se: a empresa pode optar por escolher um ou mais segmentos do mercado. Conte com a parceria do Sebrae para ajudar você nessa decisão. Aproveite e faça os nossos cursos EaD: Customer Success: como conquistar e manter clientes e Ganhe mercado com o plano de marketing.


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