Entenda oito fatores fundamentais para a estruturação de uma cadeia de suprimentos e adeque-os aos seus objetivos.

Todo negócio precisa de uma cadeia de suprimentos para evitar desperdícios e aumentar seus resultados. A cadeia de suprimentos, também conhecida como supply chain, é definida como um sistema de organizações de pessoas, atividades, informações e recursos, todos envolvidos na atividade de transportar produtos ou serviços dos fornecedores aos clientes.
Essa rede interligada de processos é fundamental para o crescimento de empresas que têm como foco a experiência do cliente. Isso porque, nos últimos anos, os consumidores passaram a priorizar a qualidade na jornada de compra. Consequentemente, marcas que apostam em uma cadeia de suprimentos eficiente e aprimorada são as que conseguem conquistar novos públicos e fortalecer sua imagem no mercado.
Administrar de maneira eficiente uma cadeia de suprimentos passa, necessariamente, por dois fatores básicos: planejamento e controle - ou seja, é preciso saber negociar com fornecedores e viabilizar o transporte. Além disso, garantir o controle de qualidade, gerir o armazenamento e coordenar a distribuição são elementos que fazem parte da supply chain.
Como estruturar a cadeia de suprimentos
De forma geral, é importante que a empresa compreenda oito aspectos essenciais para estruturar uma cadeia de suprimentos adequada aos seus objetivos. São eles:
Produção: o foco está na necessidade do cliente e na demanda do mercado. Nesse ponto, a capacidade de produção e a qualidade são os principais elementos que irão determinar a satisfação do público.
Fornecedor: é preciso determinar onde e como os produtos serão criados. Por isso, é a hora de examinar quais fornecedores são capazes de produzir, de forma econômica e eficiente, aquilo que a empresa necessita.
Estoque: a empresa precisa encontrar um equilíbrio entre trabalhar com um grande estoque ou nenhum estoque. Trata-se de uma escolha que pode comprometer a capacidade de atender à demanda do mercado.
Localização: a localização faz parte da estratégia da empresa, pois a decisão sobre onde construir a fábrica depende da demanda do mercado e da satisfação dos clientes.
Transporte: em média, 30% do custo de um produto está interligado ao valor do transporte. Assim, essa escolha pode afetar drasticamente o preço final da venda.
Informação: para melhorar o processo de gerenciamento da cadeia de suprimentos, a empresa deve utilizar as informações coletadas interna e externamente. Isso vale para colaboradores, fornecedores e consumidores.
Manutenção: além de atentar para os fatores externos, é preciso planejar a cadeia de suprimentos, levando em consideração os intervalos necessários para a manutenção do maquinário. Negligenciar esse passo pode afetar negativamente todo o processo.
Equipe de marketing e vendas: as equipes devem estar por dentro do andamento da produção. Assim, o time, alinhado aos prazos do processo, consegue criar anúncios, campanhas e fechar vendas.
A integração eficiente de cada um desses elementos depende da eficiência do trabalho, da produtividade e da lucratividade da empresa. Pensando nisso, questione-se se você já tem estruturada uma cadeia de suprimentos efetiva para sua empresa.
Para saber mais, leia os textos a seguir:
Como funciona a gestão da cadeia de suprimentos de uma empresa?
Microsoft Verde – gestão sustentável da cadeia de suprimentos
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