Saiba quais são as perguntas que você deve fazer e responder, bem como as áreas que devem ser impactadas pelo plano de expansão.

Todo empreendedor tem como objetivo inicial criar uma empresa que supere todos os movimentos e instabilidades do mercado e seguir uma dinâmica que envolve as fases de sobrevivência, expansão e maturidade. A sobrevivência se caracteriza por ações rápidas e dinâmicas que ocorrem no curto prazo e que, na maioria das vezes, são instintivas. Já as fases seguintes devem ser planejadas com foco em prazo mais longo através de um plano de expansão.
No momento de voltar a atenção para o crescimento da sua empresa, algumas perguntas devem ser respondidas pelo empreendedor:
Quando é o momento certo para expandir?
É preciso ter um rigoroso controle sobre como estão as receitas e despesas da empresa, analisar o cenário, a concorrência. Uma ferramenta que ajuda a fazer esse levantamento é a análise SWOT (sigla em inglês, que se refere ao levantamento dos pontos fortes e fracos da empresa, bem como as ameaças e oportunidades).
Como planejar, executar, acompanhar e redirecionar um plano de expansão?
Feita a análise (ou diagnóstico), é essencial estabelecer um plano que vai levar em conta todos os recursos necessários: humanos, tecnológicos, financeiros, entre outros. A avaliação contínua do plano é fundamental, para redirecioná-lo quando necessário. Se preciso, busque ajuda especializada.
Quais são as medições que devem ser planejadas e acompanhadas?
Defina métricas e indicadores, como nível de satisfação dos novos clientes após a expansão; fidelização de clientes antes e pós-expansão; lucratividade e conversão de vendas; engajamento; participação no mercado, entre outras, conforme os objetivos traçados.
Quais são os pontos/áreas mais importantes que devem ser priorizados?
Devem ser priorizados pontos que tenham relação direta com os objetivos e metas a serem alcançadas: novos produtos, novos serviços, novos territórios, parcerias, novos canais de distribuição/divulgação/atendimento, marketing. Enfim, invista no que foi definido como o mais importante para fazer o negócio evoluir e crescer nos próximos anos.
Quais são as vantagens e desvantagens?
Pese os prós e os contras dos investimentos a serem feitos. Lembre-se de que um plano de expansão vai aumentar o volume de negócios, então é preciso estar preparado em todos os aspectos para dar conta de atender ao que a empresa está propondo.
A seguir, listamos as áreas que devem ser impactadas no seu plano de expansão.
- Novos produtos e serviços: olhe à sua volta e observe o que pode ser acrescentado ao seu portfólio, sempre com a preocupação de atender a uma necessidade do seu consumidor que o mercado ainda não atende.
- Expansão do mercado atendido pela empresa: chegar a outros locais, bairros, cidades, país, exterior… Lembre-se de que a expansão significa aumento de produção (seja de produtos, seja de serviços).
- Novas parcerias: o caminho do crescimento pode passar por parcerias com empresas que podem contribuir, tanto na produção como na logística.
- Novos canais de distribuição: a expansão pode passar pela estrutura física, mas não necessariamente por ela. Apostar no e-commerce pode ser uma alternativa de expansão que não envolve grandes custos.
- Elaboração de um bom plano de marketing: pense nas estratégias de divulgação e comunicação mais assertivas para fidelizar clientes que já compram a sua marca, bem como para atrair e reter potenciais clientes.
- Plano financeiro bem ajustado é fundamental: calcule todos os custos e veja se a sua empresa vai poder investir recursos próprios ou se será necessário buscar investidores de fora ou mesmo linhas de financiamento.
O Sebrae oferece qualificação, ferramentas e consultoria para apoiar o empreendedor no desenvolvimento de seu plano de expansão. Nesse processo, é fundamental capacitar-se. Faça os nossos cursos EaD: Como expandir seu negócio e Como elaborar um plano de negócio.
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