É fundamental para o empreendedor ter senso de percepção do ambiente de negócios. Por isso, conheça as etapas que permitem identificar oportunidades de mercado.

Oportunidades de mercado surgem o tempo inteiro e, para identificá-las, é importante enxergar os sinais que estão sendo dados. Identificar uma oportunidade significa que uma situação favorável para o seu negócio surgiu ou que as condições são adequadas para um determinado produto/serviço.
A oportunidade, quando surge, é um espaço que se abre para o empreendedor fazer o que é necessário no momento certo. Não há um tempo definido para essa oportunidade permanecer aberta e o raciocínio mais simples é de que o sucesso alcança aquele que chegar primeiro e tiver mais competência para dominar o mercado. Isso porque aproveitar a oportunidade é uma situação, mas conquistar o mercado é o que interessa. E nem sempre quem chega primeiro constrói barreiras suficientes para que outros competidores não disputem esse mesmo espaço no mercado.
Assim, como saber se estão surgindo oportunidades no mercado? Vamos listar, a seguir, algumas etapas para ajudar a identificar as oportunidades de mercado.
- Quem faz o mercado são os clientes: mercado, no sentido mais literal, é o lugar onde as empresas encontram os clientes. No passado, era um lugar geográfico, era fácil localizá-lo e acessá-lo. Hoje, o mercado é um espaço imaginário e ilimitado, porque pode ser um site na web, podem ser pessoas, pode ser uma informação, a poltrona de sua casa em frente à TV, uma rua ou bairro, uma plataforma digital, um aplicativo no celular, um sistema em uma rede de computadores ou o que a imaginação humana é capaz para proporcionar esse encontro. Desse modo, o único elemento concreto do mercado são os clientes,então a primeira etapa é conhecê-los, compreender os seus desejos, dores e necessidades, quais produtos/serviços eles procuram, de que forma consomem, como eles desejam ser encontrados, quais são as suas características pessoais, demográficas e psicológicas, com qual grupo de interesse ou “tribo” possui afinidade, no que ele acredita, como se comporta nas redes sociais e muitos outros aspectos. Esse conhecimento é necessário para perceber os sinais que o cliente emite, ou as chamadas “pegadas” no mundo virtual, e para tornar possível a interpretação das prováveis mudanças que vão alterar a configuração do mercado ou até mesmo os novos mercados que estão surgindo. A estratégia é ter uma conexão permanente com o cliente, observando, estudando, identificando esses sinais e inovando para preencher novos nichos de mercado.
- Os concorrentes também sinalizam oportunidades de mercado: quando eles se movem no mercado, por meio de ações de marketing ou de comportamento agressivo, estão mostrando as oportunidades que ainda não foram visualizadas pelos seus concorrentes. A estratégia é acompanhar os movimentos da concorrência, entender as estratégias de marketing e de posicionamento de mercado que estão utilizando, analisar os seus produtos e como são ofertados e vendidos, quais são as abordagens sobre a qualidade do produto e ainda o esforço para o posicionamento da marca.
- O contato com o cliente deve acontecer pelo canal que ele deseja: vimos que a comunicação com o cliente a fim de criar uma conexão ou vínculo emocional com a empresa é fundamental. Para isso, é importante planejar a sua forma de encontrar o cliente pelo meio de comunicação mais adequado. Uma loja que vende aparelhos celulares não terá a mesma forma de comunicação com os clientes que um restaurante.
- Novos mercados estão surgindo todos os dias: acreditar que os mercados estão parados no tempo e no espaço é não perceber que mudanças, principalmente provocadas por inovações tecnológicas, estão ocorrendo todos os dias e que, com isso, os mercados estão se movendo e novos grupos de consumidores surgem o tempo todo. Uma oportunidade inexplorada de um novo mercado pode aparecer de repente. Alguns autores acreditam que, se a estratégia de inovação revolucionária for anunciada por uma empresa, ela pode estar criando um mercado novo. Steve Jobs, por exemplo, foi um dos mais conhecidos inovadores. A partir da reformulação no modelo dos aparelhos celulares, ele criou um mercado inexistente para tablets, tocadores de música e central de aplicativos. A estratégia é acompanhar o desenvolvimento dessas novas tecnologias e listar perguntas fundamentais, como: com a popularização do veículo autônomo, acredita-se que os acidentes de trânsito nas cidades vão reduzir drasticamente, então ainda existirá um mercado para seguros de automóveis? Quer dizer: assim como mercados novos surgem, outros podem desaparecer, obrigando os empreendedores a se reinventarem.
Nesse sentido, o empreendedorismo eficiente requer, também, exercício de percepção do ambiente de negócios, procurando antever mudanças e o surgimento de novas oportunidades. Um empreendedor precisa ter visão aguçada, saber ouvir, sentir e farejar as mudanças permanentes do mundo dos negócios.
Empreendedor, lembre-se de que o Sebrae proporciona conteúdos, ferramentas e cursos para você conhecer melhor o seu mercado. Aproveite e faça a sua inscrição clicando nos links a seguir.
Customer Success: como conquistar e manter clientes
O que é marketplace e como isso pode ajudar o seu negócio
Foi um prazer te ajudar :)