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Wed Sep 06 12:33:17 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING DE SERVIÇOS
Como o swipe file pode melhorar o marketing digital do seu negócio

Um swipe file é um banco de ideias que reúne materiais de marketing com bom engajamento e conversões, servindo de inspiração para empresários de e-commerce.

· Atualizado em 20/04/2023
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Reunir referências num só lugar para incrementar estratégias de marketing digital facilita a vida de todo empresário de e-commerce interessado em coletar boas ideias para anúncios e ofertas.

Isso pode ser facilmente realizado a partir de um swipe file: uma coleção de bons exemplos de e-mails, blogs, posts, anúncios nas redes sociais, entre outros, que podem ser compilados de forma centralizada, para o empreendedor revisitar sempre que desejar e, assim, melhorar sua produtividade.

O swipe file nada mais é do que um banco de ideias. Para criá-lo, comece identificando seus principais concorrentes e os influenciadores digitais de destaque no segmento do seu negócio virtual. Em seguida, identifique empresas digitais de sucesso em mercados completamente diferentes do seu. Faça o mesmo exercício para os influenciadores.

Depois de criada a lista, dedique um tempo para refletir sobre ela e ajustá-la às suas necessidades. Outra dica é assinar newsletters dessas empresas e influencers e seguir suas páginas nas redes sociais.

Como guardar o seu swipe file?

Crie uma pasta “swipe file” dentro da sua conta de e-mail e redirecione newsletters recebidas para ela.

Para as demais referências, crie uma planilha simples no Excel, como o exemplo abaixo:

Inclua links para landing pages e blogs relevantes e capture imagens de anúncios e posts que te chamaram atenção, para visitá-los mais tarde. Se você compartilhar este arquivo em um documento do Google, ele ficará salvo no seu Google Drive, permitindo que você acesse seu swipe file de onde estiver.

Um bom swipe file deve ter exemplos de anúncios, e-mails, páginas de vendas e outros materiais de marketing que tiveram sucesso em gerar engajamento e conversões. É importante que ele inclua uma variedade de formatos e setores.

Reunir as principais “iscas” e “call-to-action” de outros negócios é uma função importante de todo swipe file, e que o torna ainda mais eficaz. Certifique-se de incluir exemplos de frases que incentivam a ação, como descontos exclusivos, brindes e bônus. Além disso, inclua exemplos de call-to-action fortes e persuasivos, que levam o leitor a agir imediatamente, como botões de "Compre agora" ou "Baixe nosso e-book".

Ao analisar esses exemplos, você pode aprender quais elementos são mais eficazes na criação de campanhas de marketing bem-sucedidas e adequá-los às suas necessidades.

Estes são alguns sites que podem te ajudar a montar seu próprio swipe file:

  • Facebook Ads Library;
  • Google Meu Negócio;
  • AdEspresso;
  • Really Good Email;
  • Nimbus;
  • Mailbrew;
  • SwipeWell.

O Swipe File também é uma plataforma de copies lucrativos, em diferentes formatos, para diferentes nichos. A maioria dos textos disponíveis no Swipe File estão inglês, mas são fáceis de serem traduzidos. Além disso, você pode testar em português headlines, leads, estruturas e argumentos criados originalmente em inglês, lembrando sempre de adaptar e adicionar seu próprio tempero à comunicação.

Agora que você já sabe o que é um swipe file e conhece as ferramentas, siga esses passos para criar seu próprio swipe file:

  1. Defina suas necessidades dentro do seu tipo de negócio e seu segmento. 
  2. Pesquise as ferramentas gratuitas que podem te ajudar a encontrar materiais de marketing digital. 
  3. Comece a guardar os arquivos: faça prints, salve vídeos e guarde tudo numa única pasta em seu computador. Para textos, crie um arquivo no Word ou um documento no Google Documentos. 

Um swipe file é uma ferramenta do marketing digital muito valiosa, pois permite aos empresários aprenderem com a experiência do outro. Crie já sua própria coleção de referências, adapte os exemplos ao seu negócio e veja suas vendas aumentarem.

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