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Fri Feb 17 23:33:15 BRT 2023
Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
Como vender mais: técnicas de vendas para o varejo

Conheça as técnicas de vendas que podem melhorar os resultados no varejo e dicas para implementá-las.

· Atualizado em 17/02/2023
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Um mercado acirrado, marcado pela concorrência, pede cada vez mais qualificação dos profissionais dedicados às vendas, afinal, a forma de abordar o consumidor e até mesmo de conduzir o processo de vendas pode e deve ser um diferencial da empresa.

O uso de boas técnicas de vendas pode evitar a perda do cliente e mais: pode persuadi-lo de forma assertiva e fidelizá-lo, melhorando as vendas. O fundamental nesse processo é ter o cliente como centro das atenções, saber ouvi-lo, entender suas necessidades e compreender as mensagens que ele emite, tanto na linguagem verbal como corporal.

Portanto, treinamento, capacitação, criatividade, poder de negociação, entre outros aspectos, são imprescindíveis para que os vendedores cumpram suas metas (ou até irem além, quem sabe) no varejo. Outro fator essencial que gera boas vendas é conhecer o produto oferecido ao cliente. Não há nada pior do que o consumidor fazer algumas perguntas para o vendedor e ele simplesmente desconhecer o que vende e não conseguir oferecer ou buscar as informações necessárias. Mais uma vez: treinamento e capacitação são primordiais, assim como comunicação com a equipe e entre a equipe de vendedores.

Principais técnicas de vendas

  • Sobre o produto: conheça e tenha informações técnicas, além de saber buscar outras (caso necessário) sobre o produto que está vendendo. Essa é uma forma de valorizar o produto e de transmitir confiança e segurança para o consumidor. Conhecer o produto ajuda na argumentação de vendas.
  • O cliente: ouça e “leia” o cliente. É preciso ouvir o consumidor verdadeiramente e procurar a melhor solução para a necessidade que ele tem ou para o problema que ele quer resolver. Daí a importância do que foi apresentado no item anterior: conheça o que você está vendendo. Além disso, é importante fazer uma leitura da linguagem corporal do cliente, observar se ele está, de fato, interessado, olhando para você e/ou para o produto. Cuidado com sinais de impaciência, olhares perdidos, pois mostram que o cliente está distante da venda. Ao chegar a sua vez de falar com o consumidor, procure resumir o problema que ele apresentou e a solução que está procurando, buscando uma aproximação e uma cumplicidade no que você vai oferecer.
  • Os obstáculos: seja flexível, adaptando soluções ao perfil de cliente que procura a loja. Além disso, é importantíssimo conhecer os custos-benefícios dos produtos para que obstáculos como preço sejam superados na hora da negociação de compra do produto. É preciso ter argumentos para esclarecer dúvidas e até para indicar outros produtos se for preciso. Tentar descontos, oferecer brindes, apontar a qualidade e as características do produto podem ser diferenciais para fechar a venda.
  • Setorizar: uma boa técnica de vendas, que facilita a decisão do consumidor, não está necessariamente ligada à equipe de vendas, mas à organização da loja. É interessante dividi-la em seções, quando possível, colocando produtos semelhantes ou complementares próximos um do outro. Isso pode ajudar a vender outros produtos além daqueles que o consumidor foi buscar na loja, bem como facilitar para o vendedor o oferecimento de outros produtos.
  • Relacionamento e experiência: eis o segredo de boas vendas! Saber dizer o nome do cliente, tratá-lo bem, dialogar com ele, compreender a sua necessidade e oferecer a melhor solução, gerando segurança, tudo isso é um diferencial na experiência do cliente e no relacionamento que o vendedor tem com ele. Nada pior do que quando o cliente sente que estão tentando “empurrar” qualquer produto ou que o vendedor não entendeu o que ele estava buscando e oferece produtos que não fazem o menor sentido para a sua necessidade. É preciso respeitar o consumidor, construindo um relacionamento baseado na confiança.

Veja no infográfico mais algumas técnicas e dicas para vender mais.

Acompanhe também os outros artigos da série Como vender mais (marketing de permissão, técnicas de vendas, pós-venda) e aproveite para fazer os nossos cursos Gestão de equipe de vendas (aprenda como treinar e gerir uma equipe de vendas, desde a seleção de pessoal até a motivação para alcançar resultados) e Potencialize suas vendas entendendo a jornada do consumidor (entenda o que é inteligência comercial, caminhe passo a passo na jornada do consumidor e descubra como e por que as pessoas compram).


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