Medidas de combate à emissão de CO2 ajudam o planeta e podem turbinar sua empresa.

O mundo enfrenta uma emergência climática: se não houver uma forte redução das emissões de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, a temperatura média do planeta pode aumentar em dois graus centígrados até o fim do século, acelerando o derretimento do gelo dos polos, com graves consequências para a vida na Terra, como o alagamento de áreas hoje habitadas. E o Brasil está no centro deste debate, já que é o 7º maior emissor de CO2 no mundo.
A boa notícia é que a opinião pública mundial está cada vez mais consciente do problema, e empresas e consumidores mostram disposição em fazer sua parte. Uma pesquisa recente do instituto de pesquisa norte-americano Union + Webster, divulgada pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), mostra que 87% dos brasileiros preferem comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis. E 70% dos entrevistados dizem que não se importariam em pagar mais por isso.
Que tal, então, avaliar o que você e sua empresa, de qualquer porte, podem fazer para reduzir as emissões de CO2. E ainda lucrar com isso!
Calcular a pegada de carbono
Talvez, você já tenha ouvido falar em pegada de carbono. Trata-se do volume de CO2 emitido por pessoas ou empresas. O cálculo da sua pegada é o primeiro passo nessa jornada. Há, na web, muitos sites especializados, onde você encontrará a calculadora mais adequada ao seu negócio.
Quase toda a atividade humana emite gases de efeito estufa, que colaboram na corrosão da camada de ozônio que recobre a Terra, ampliando o efeito dos raios solares. A indústria e outras atividades de grande porte, claro, representam a maior parte dessas emissões. Mas, mesmo se você estiver à frente de uma micro ou pequena empresa, o cálculo da sua pegada de carbono permitirá avaliar as melhores formas de dar a sua contribuição.
O que fazer?
O Sebrae oferece a você diversos conteúdos que orientam a compensação pelas emissões de CO2 na atmosfera. Confira, por exemplo, o artigo Combatendo os gases de efeito estufa (06/10/2022 · Atualizado em 11/11/2022): “O Programa GHG Protocol do Brasil oferece a empresas, setor público e Ongs meios para descarbonizar a economia, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa.”
Desde já, porém, você pode adotar iniciativas que colaboram com o combate ao efeito estufa. Confira algumas delas:
- Priorize parceiros e fornecedores que tenham responsabilidade ambiental em seus processos. Assim, você estimula o crescimento dessas empresas e contribui para que elas aumentem seu impacto social.
- Organize campanhas de redução de itens descartáveis. Você pode pedir que seus colaboradores e clientes utilizem copos ou canecas próprias, por exemplo, e adotem práticas mais sustentáveis na rotina de trabalho.
- Se for possível, crie medidas para reduzir o gasto de insumos e de recursos como água e energia na sua empresa.
- Proponha programas de redução de uso de automóveis entre os colaboradores. Uma alternativa interessante é estimular planos da carona colaborativa. E, também, do uso de bicicletas como meio de transporte.
Outra iniciativa importante é modificar a matriz energética em uso em sua empresa, priorizando fontes renováveis, como a energia solar e eólica, que não usam combustíveis fósseis (como petróleo ou diesel), à base de carbono. Confira este artigo do Sebrae: Energia solar e crédito de carbono são parceiros da sustentabilidade. “Investir na produção de energia limpa, como a energia solar, contribui para neutralizar a emissão de carbono e auxilia a sustentabilidade.”
Melhoria de imagem
Além de colaborar por um planeta melhor para a nossa e as futuras gerações, a redução das emissões de carbono ou a adoção de medidas compensatórias terão um efeito muito positivo para a imagem de sua empresa. Isso porque todas as pesquisas demonstram que o consumidor opta cada vez mais por marcas comprometidas com a sustentabilidade.
Assim, ao aderir à luta contra o efeito estuda, você pode garantir:
- Maior competitividade nacional e internacional, a partir do momento em que algumas cadeias comerciais globais optam por parceiros comerciais que neutralizam sua pegada de carbono;
- A preferência dos consumidores;
- O fortalecimento do valor e reputação da marca;
- Facilidade na solicitação de crédito.
Muito interessante, não é? Dados do Sebrae indicam que as micro e pequenas empresas representam 99% dos negócios em funcionamento no Brasil. Juntas, eles podem fazer muito pelo meio ambiente e pela sociedade. Vamos nessa?
Foi um prazer te ajudar :)