this is an h1

this is an h2

Wed Jan 11 17:27:19 BRT 2023
Empreendedorismo | RURAL
Conheça a banana mais doce do Brasil

Selo de Identificação Geográfica agrega mais valor e reconhecimento para os produtores locais.

· 11/01/2023 · Atualizado em 11/01/2023
FAVORITAR
Botão favoritar

A banana é uma das frutas mais populares do mundo e, também, do Brasil. Rica em fibras, potássio e vitaminas, ela pode ser consumida in natura ou em inúmeras receitas. Nosso país é o quarto maior produtor de banana do mundo, sendo quase a totalidade da produção destinada ao mercado interno. 

De acordo com os dados do Ministério da Agricultura, o setor fatura, por ano, em torno de R$ 13,8 bilhões, sendo a fruta mais produzida no Brasil, atrás somente da laranja. A banana é uma das principais fontes de renda para muitas famílias que vivem no campo – quase metade (48%) da sua produção vem da agricultura familiar.

Apesar de o estado de São Paulo ser o maior produtor de banana do Brasil, uma região do Norte Catarinense, Corupá, se destacou como a produtora da banana mais doce do Brasil. O título foi conferido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), em 2018. Devido às características de clima, de relevo e do solo, a banana nanica produzida no local é considerada naturalmente mais doce do que as outras da mesma espécie – não existe qualquer tipo de modificação genética. 

Durante o inverno, a planta diminui o metabolismo, de três a quatro meses. Quanto mais tempo na planta, maior a produção de amido e, com isso, a conversão em açúcares naturais. A certificação coloca o território como referência mundial na produção de banana. 

Referência

Os selos de Indicação Geográfica (IG) são certificados que atribuem a um produto uma origem geográfica específica. Eles são concedidos pelos governos para proteger as características únicas de um produto que são resultado do ambiente geográfico em que são criados.

Os IGs podem aumentar o valor de um produto, ajudando os produtores a competir em mercados internacionais. Isso incentiva o desenvolvimento econômico local, pois os consumidores estão dispostos a pagar mais pelos produtos com selo de qualidade.

O selo concedido pelo INPI também ajuda a preservar as tradições locais e a identidade cultural de uma região e incentiva a conservação do meio ambiente, pois os produtores devem respeitar as características da região para a produção. 

Qualificação 

A capacitação e o acesso a informações são essenciais para que os pequenos negócios possam receber o selo de indicação geográfica. Boas-práticas de gestão e conhecimento do mercado são peças fundamentais para o reconhecimento da IG. Por isso, o empreendedor deve sempre investir em cursos e na qualificação de seu negócio para fazer este processo. 

Quer conhecer mais sobre a história da banana de Corupá? Veja o vídeo

Gostou desse conteúdo? Confira mais aqui:

O que é Indicação Geográfica

Como registrar a indicação geográfica de um produto ou serviço

Uma região do Norte Catarinense

A banana mais doce do Brasil é colhida no Norte catarinense, em Corupá. A região recebeu o selo de reconhecimento do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) no fim de agosto..

A banana reconhecida é a banana nanica, também chamada de caturra. A fruta além de agradar o paladar, pode ser boa para receitas e indústria alimentícia. Os testes apontaram que a fruta pode ser até 25% mais doce.

Indicação geográfica

O clima subtropical brasileiro tem épocas de frio, que contribuem para o desenvolvimento da banana. “O cacho fica mais tempo na planta mãe e, com isso, tem conversão de açúcares um pouco mais lenta, fazendo com que no momento em que consumimos, tenhamos a sensação de que a fruta é mais doce”, explicou o agrônomo Lucas Trevisan.

O selo do INPI reconhece como banana mais doce a fruta produzida em Corupá e partes de São Bento do Sul, Schroeder e Jaraguá do Sul. Nesta região, quase mil famílias vivem desse cultivo.

“Indicação geográfica [IG ] é você pegar o globo terrestre, pegar um alfinete e dizer que naquele lugar se produz um produto com características únicas, a indicação geográfica é o mais alto grau de reconhecimento de produto em nível mundial”, disse Eliane Müller, diretora da Associação dos Bananicultores de Corupá (Asbanco).

Referência

Para ela, o reconhecimento coloca a região como referência na produção da fruta. “Vinho licoroso todo mundo produz, o vinho do Porto, só em Portugal. Então, a IG é a proteção de produtos únicos, e a nossa fruta… a única região que pode produzir a fruta mais doce do Brasil é a região de Corupá”, completou.

Vantagens da fruta

Outra vantagem comprovada da fruta é que ela tem a casca mais grossa. Fica assim porque a região tem menos luz e, com isso, a planta faz menos fotossíntese, fica com a casca mais grossa, e a banana dura mais na gôndola do mercado.

O selo de indicação geográfica pode ajudar a conquistar novos mercados e a valorizar o preço da fruta. “Utilizando-se de indicações geográficas que já existem no Brasil, aproximadamente, arriscaria 30% de valorização dessa fruta”, afirmou Eliane.

Foram 12 anos de testes e coleta de amostras e documentos pra comprovar que o que se produz na região é único. Ademir Fossile trabalha na bananicultura com a família há 25 anos e está orgulhoso.

“Acho que veio numa boa hora pra agregar valor e é reconhecimento que a gente tem de produção, que a gente produz e não tem reconhecimento”, afirmou Ademir.

Retorno

A expectativa é que a marca da banana mais doce, com frutas selecionadas, esteja visível para os consumidores em menos de um ano. “Um lucrinho a mais pro produtor”, comemorou Ademir.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?