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Mon Mar 06 11:06:42 BRT 2023
Inovação | STARTUP
Conheça as femtechs, as startups voltadas para o público feminino

Femtechs são empresas que buscam soluções inovadores para o empoderamento feminino com produtos focados em seu bem-estar.

· Atualizado em 05/03/2023
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Todo mundo já ouviu falar em fintechs, que são startups voltadas para a área financeira, mas agora surgem as femtechs. O termo designa empreendimentos tecnológicos fundados e dirigidos ao público feminino, voltados a necessidades das mulheres, como saúde reprodutiva, fertilidade, menopausa, gestação e cuidados com a pele, entre outros. 

De acordo com o estudo Femtech Landscape Report 2021, existem 97 condições de saúde que afetam exclusivamente ou mais o sexo feminino. Isso mostra que questões voltadas à saúde feminina podem ser uma área promissora para investimentos. O estudo indica que o mercado das femtechs deve atingir US$ 1,186 trilhão (aproximadamente R$ 6,7 trilhões) até 2027 no mundo. No caso do Brasil, a consultoria Frost & Sullivan avaliou em US$ 5,8 bilhões (R$ 32 bilhões) o mercado do público na mira das femtechs no país em 2021. 

A primeira femtech de que se tem notícia foi fundada em 2013 pela dinamarquesa Ida Tin, que lançou o aplicativo de controle menstrual Clue. Desde então, diversos produtos tecnológicos voltados a mulheres têm sido lançados no mundo todo, que vão desde desde cosméticos para áreas íntimas a serviços para avaliar a fertilidade da mulher. 

Entre os exemplos encontrados no Brasil, temos a Gestar, uma plataforma que conecta mulheres gestantes a profissionais de saúde materno-infantil para fazer um acompanhamento, além de oferecer cursos, eventos e workshops sobre assuntos relacionados à maternidade. Já a Ziel Biosciences é uma femtech que desenvolveu  o SelfCervix, um coletor de material para testes de detecção do HPV, principal fator de risco para o câncer de colo de útero, de uso caseiro. 

A Pantys, que foi pioneira em trazer para o Brasil o conceito de calcinha absorvente e também lançou sutiãs absorventes para amamentação, vende seus produtos para o exterior desde 2020. Mas, também há femtechs que vão além da área de saúde, como a plataforma “Elas que lucrem”, que inclui um site totalmente focado em conteúdo para o público feminino e uma plataforma de cursos on-line sobre o mercado financeiro, a EQL Educar. A empresa também lançou o primeiro MBA de educação emocional e financeira especificamente para mulheres. 

Embora as mulheres sejam 50% da população mundial e responsáveis por 90% das decisões sobre cuidados primários de saúde, apenas 4,7% das startups são fundadas por mulheres. As femtechs também têm mais dificuldade de captar investimentos, pois apenas 3% dos investimentos em saúde digital são destinados a elas.  

As femtechs estão desbravando um mercado ainda inexplorado, com foco no empoderamento das mulheres na vida moderna. Afinal, o futuro é feminino. 

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está disponível para orientar empreendedoras que desejam criar soluções inovadores para o público feminino. Procure a unidade de seu estado ou entre em contato com a nossa central de relacionamento pelo telefone 0800 570 0800. 

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