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Mon Apr 10 15:48:47 BRT 2023
Inovação | STARTUP
Conheça as ferramentas de validação de ideias para startups

Confira métodos importantes para criação de sua empresa antes de iniciar o investimento no negócio. Isso pode ajudá-lo a reduzir riscos e ter sucesso.

· 10/11/2015 · Atualizado em 10/04/2023
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Para saber se sua ideia de startup é realmente viável, é preciso que ela passe pelo processo de validação, ou seja, testar a ideia antes de iniciar o investimento.

Essa etapa consiste em entender se há um problema real e se o seu produto ou serviço irá, de fato, solucioná-lo; se a solução é realmente a melhor e se há público consumidor significativo para o que será oferecido.

Confira alguns conceitos que vão ajudar você nessa caminhada e conheça metodologias importantes para validação de ideias.

Lean startup

Lean pode ser traduzido como enxuto, ou seja, lean startup seria algo como startup enxuta, principalmente na área tecnológica. Isto é, a metodologia busca tirar o máximo da ideia com o mínimo de investimento, sendo ágil e evitando desperdícios.

A startup enxuta traz novos conceitos para o empreendedor, como:

  • MPV (Minimum Viable Product): é um protótipo do produto ou serviço que será oferecido pela empresa, servindo, assim, para testes que comprovem sua funcionalidade e necessidade. Ele deve conter apenas a parte essencial do projeto e ser feito o mais rápido possível, com baixo valor. Então, deve-se disponibilizá-lo para os consumidores e observar o feedback.
  • Validation Board: trata-se de um quadro que auxilia a fase de testes, mapeando o ponto de validação no qual a ideia se encontra. Reúne informações, como hipóteses de clientes, de problemas e de soluções, além de registrar o que é aprendido em cada fase de teste.

Outras metodologias

Além da lean startup, há outros métodos para validar ideias que são bem conhecidos e de simples execução:

  • Landing Page: é um dos métodos mais comuns. Trata-se de criar a colocação, na internet, de uma página muito simples com as principais informações sobre seu produto e sugerir alguma ação por parte do visitante, seja o cadastro, compra ou download.
  • Mail Marketing: se você já tem contatos de possíveis clientes, use um mail marketing para divulgar seu produto e implemente algum serviço de monitoramento para acompanhar a receptividade.
  • Questionários: conte sobre sua ideia para outras pessoas e pergunte se seria útil para elas. Lance um questionário na internet para avaliar a relevância do que você está oferecendo.

Apoio do Sebrae

O Sebrae apresenta o Sebrae For Startups para identificar empresas que surgiram de ideias inovadoras e auxiliar seu processo de crescimento, especialmente no setor de tecnologia e inovação. Clique aqui e fale conosco, ou ligue 0800 570 0800.

Há cursos de capacitação e soluções que envolvem ações de articulação institucional e mapeamento do ecossistema para incentivar startups.

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