this is an h1

this is an h2

Mon Feb 06 21:26:36 BRT 2023
Inovação | INICIATIVA SUSTENTÁVEL
Conheça as vantagens da construção seca

A construção seca é baseada na automatização de processos fora do canteiro de obras, o que torna o modelo mais prático e sustentável.

· Atualizado em 06/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O modelo construtivo chamado de “construção seca” é uma das principais tendências no mercado da construção civil. Por não usar água durante a execução da obra, essa técnica é econômica, resistente, prática e, acima de tudo, sustentável.

Por todas essas características, é uma opção de serviço que pode agradar clientes com necessidades específicas que envolvem rapidez, praticidade e resistência.

A construção seca é possível graças à automatização de processos fora do canteiro de obras. Desta forma, quando os materiais são levados para a obra, só é preciso fazer a montagem e possíveis ajustes.

Como é feita a construção seca

A maior parte das etapas de uma construção seca é feita por meio da montagem e instalação de estruturas previamente fabricadas em ambiente industrial. Tais estruturas são feitas em aço projetado para suportar a quantidade de cargas necessária para o projeto, servindo como base para outros sistemas usados nas edificações.

A partir destas estruturas, é possível, por exemplo, projetar paredes feitas de perfis metálicos, placas de gesso ou fibrocimento, estruturas pré fabricadas em concreto ou aço e forros em madeira.

Conheça o drywall

Entre as técnicas mais conhecidas de construção seca, uma das principais é o drywall. Essa modalidade utiliza paredes com perfis de gesso acartonado aplicadas sobre estrutura metálica e cobertas com papel cartonado. O Drywall tem somente a função de substituir paredes de vedação e nunca funciona como elemento estrutural.

Uma das vantagens do gesso é a melhoria do isolamento térmico e acústico, o que pode ser potencializado com uso de enchimento de lã mineral.

Tendência internacional

Por ser um método que imprime rapidez à obra, a construção seca é uma tendência internacional, sobretudo em países que enfrentam longos períodos de frio ou calor extremo. Como as condições climáticas dificultam o trabalho no modelo convencional, a técnica que usa elementos pré fabricados ganha cada dia mais espaço.

Entre as novidades do setor, as mantas pré fabricadas (como as mantas de PVC) para impermeabilização se destacam como solução para recuperação do sistema de impermeabilização existente, principalmente em obras industriais e galpões de grande dimensão. As vantagens são agilidade, redução de etapas e durabilidade.

Outra tendência são as tecnologias que agregam valor e desempenho ao concreto, como os aditivos e os cristalizantes. Neste caso, o concreto não é apenas um elemento estrutural da construção, mas também como um elemento de proteção, impermeabilização e garantia de durabilidade.

As tecnologias que melhoram o desempenho, a redução de etapas executivas, a minimização de falhas de mão de obra e reduzem os cronogramas são grandes tendências no mercado da construção civil em geral. Se você presta serviços nesta área, conheça mais sobre a construção seca e inove na apresentação de soluções a seus clientes.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?