Prática medicinal nascida no Japão combate depressão, ansiedade e estresse e pode ser um novo filão na área de turismo.

Um dos efeitos colaterais da pandemia da covid-19 foi a deterioração da saúde mental de uma parte considerável da população.
De acordo com um estudo feito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e divulgado pela revista científica britânica Lancet, no período mais crítico da pandemia, os casos de depressão em todo o mundo aumentaram em 90%, e os casos de ansiedade e estresse mais que dobraram.
Uma das formas de combater esses males é uma prática médica tradicional originária do Japão chamada silvoterapia (Shinrin-Yoku) ou “banho de floresta”. Trata-se simplesmente de “absorver a atmosfera da floresta”, passando um tempo dentro dela e interagindo por meio de todos os sentidos com o objetivo de obter bem-estar.
Não é necessário ter conhecimentos de medicina para saber que o simples caminhar pela floresta reduz o estresse, a ansiedade e a depressão.
O Banho de Floresta melhora o sono, aumenta a imunidade e a saúde cardíaca e produz melhor resposta parassimpática (descanso e recuperação). Os óleos essenciais de árvores, principalmente o pinheiro, aumentam os níveis de energia e induzem um estado de conforto e satisfação.
Vamos conhecer alguns benefícios do “Banho de Floresta”:
- Reforça as funções imunológicas;
- Regula transtornos do humor e associados à depressão (melhor sensação de vivacidade, retorno a um estado de serenidade e aumento de pensamentos positivos);
- Combate o envelhecimento prematuro das células (nível de DHEA);
- Diminui significativamente os níveis de noradrenalina e dopamina, que são importantes vetores de estresse (redução da ansiedade);
- Aumenta significativamente a atividade dos linfócitos NK (também chamados de células exterminadoras naturais ou linfócitos nulos). Essas células, produzidas na medula óssea, destroem as células cancerígenas;
- Reduz a pressão arterial (nível de adiponectina no sangue), o que implica também uma redução dos riscos cardíacos;
- Traz maior concentração para crianças com déficit de atenção e efeitos positivos no funcionamento cognitivo e criativo;
- Reforça a concentração e produtividade nos adultos.
Há várias abordagens da silvoterapia, como a curativa, a lúdica e a culinária.
Silvoterapia curativa
Substâncias produzidas pelas árvores que podemos compartilhar:
Fitocidas – moléculas voláteis que fortalecem nosso sistema imunológico, aumentando os linfócitos (incluindo as células exterminadoras naturais NK, que combatem as células cancerígenas);
Terpenos – biomoléculas perfumadas que são os óleos essenciais;
Íons negativos (ânions) – partículas carregadas eletricamente que combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento prematuro e por doenças.
Silvoterapia Lúdica
Criatividade – artesanato com tecelagem de vegetais, mandalas decorativas ou simplesmente a caminhada com elementos colhidos no local;
Recreação – jogos ao ar livre, desenvolvimento dos cinco sentidos.
Culinária – produção de uma refeição completa com os frutos da sua própria colheita não é apenas orgânico e saudável, mas sim um luxo!
Um novo nicho turístico
Pode não parecer à primeira vista, mas a silvoterapia, também conhecida como ecoterapia, tem tudo a ver com turismo. Uma pesquisa encomendada pela marca Expedia no segundo semestre de 2022 mostrou algumas tendências de viagens para 2023 e uma delas envolve atividades alternativas como o “Banho de floresta”.
O setor de turismo pode explorar essa prática e realizar verdadeiras imersões na natureza com pessoas de qualquer idade. A atividade turística pode englobar um passeio pela floresta, durante o qual a atenção é dedicada às árvores, aos caminhos percorridos e às sensações.
No geral, o “Banho de Floresta” tem duração média de uma hora. Quando for o caso de um passeio durante o dia inteiro, ele pode ser complementado com outras atividades, como trilhas ou outros atrativos do local.
Se você empreende na área de turismo, que tal experimentar? Fique atento a essa tendência e prepare-se para diferenciar e incrementar seus negócios.
Para entender a importância da inovação em seu negócio, identificando e desenvolvendo ações organizadas para aproveitar as oportunidades, acesse o texto do Sebrae Inovação e possibilidades de crescimento.
Ser criativo é praticamente um requisito para empreender. No curso Como posso empreender para fortalecer negócios criativos?, do Sebrae, você vai aprender a combinar a criatividade e o espírito empreendedor para agregar valor ao seu negócio.
Foi um prazer te ajudar :)