A colaboração pode ser uma excelente via de mão dupla na hora de desenvolver o seu negócio e trazer mais competitividade para o setor.

Quem acompanha as publicações do Sebrae, com certeza, já está ciente da importância das parcerias e da cooperação entre diferentes indivíduos em torno de um bem comum. No meio empresarial, essa união de forças pode trazer diversas vantagens competitivas, alavancando os negócios envolvidos.
Mas, quais são as estratégias necessárias para atrair e firmar parcerias com outros empreendimentos? Como identificar uma potencial parceria em meio a um ambiente empresarial tão vasto?
Pensando nisso, e com base em um artigo previamente publicado pelo Sebrae Alagoas, em agosto de 2022, nós trazemos aqui algumas dicas que vão ajudar o seu negócio a se fortalecer por meio de alianças estratégicas. Vamos lá!
Estudando o mercado
O primeiro passo no processo de atrair novas parcerias é a observação. Quais são as outras empresas que possuem o mesmo público-alvo que o seu negócio? Como vocês podem encontrar um ponto de conexão que beneficie ambas as partes?
No artigo do Sebrae Alagoas, é citado um ótimo exemplo: uma oficina automobilística e uma loja que vende peças de carro possuem o mesmo público-alvo. Dessa forma, as duas empresas podem trabalhar juntas com uma loja indicando a outra para os clientes.
Para que essa estratégia funcione, é necessário estudar o seu próprio mercado. Identifique as necessidades dos seus clientes e demais negócios que se relacionam, de alguma forma, com os produtos ou serviços oferecidos pelo seu.
Uma via de mão dupla
Agora que você já identificou uma provável parceria, é hora de mostrar que essa união pode ser benéfica para ambos. O seu negócio deve apresentar vantagens para esse empreendimento parceiro. Esse é o famoso valor agregado.
O valor agregado vai além do preço e da finalidade do seu produto ou serviço, esse termo diz respeito às vantagens imateriais oferecidas pela sua marca. Uma boa experiência do cliente ao entrar em contato com a sua marca, uma equipe capacitada que possa oferecer um atendimento diferenciado ou até a criação de uma comunidade em torno da sua marca são exemplos de valor agregado.
Nessa etapa, é essencial que você conheça os números e dados do seu negócio. Assim como no item anterior, conhecer o próprio mercado e o perfil dos seus clientes é de suma importância aqui.
É a partir dessas informações que você poderá desenvolver estratégias que agem como uma via de mão dupla, beneficiando tanto você, como a empresa parceira. Quer uma boa dica? Considere um programa de descontos para o cliente que adquirir produtos/serviços em ambas as empresas.
Quem é quem
Você já tem uma rede de contatos estabelecida? Conhece todos os atores relevantes desse mercado? Participa de feiras e eventos relacionados ao seu setor? O nome disso é networking.
Contar com um bom networking é importante para manter-se atualizado a respeito do seu mercado, abrindo espaço para novas possibilidades de parcerias e ampliando o alcance da sua marca. O networking nada mais é que um trabalho de mapeamento dessas possíveis oportunidades.
Sabe aquele ditado de que quem não é visto não é lembrado? Pois é, a sua marca precisa estar em evidência, participando de todos os eventos relevantes para o seu setor. Assim, você estará a par das novas tendências e players do mercado.
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