A colaboração pode ser uma excelente via de mão dupla na hora de desenvolver o seu negócio e trazer mais competitividade para o setor.
Quem acompanha as publicações do Sebrae, com certeza, já está ciente da importância das parcerias e da cooperação entre diferentes indivíduos em torno de um bem comum. No meio empresarial, essa união de forças pode trazer diversas vantagens competitivas, alavancando os negócios envolvidos.
Mas, quais são as estratégias necessárias para atrair e firmar parcerias com outros empreendimentos? Como identificar uma potencial parceria em meio a um ambiente empresarial tão vasto?
Pensando nisso, e com base em um artigo previamente publicado pelo Sebrae Alagoas, em agosto de 2022, nós trazemos aqui algumas dicas que vão ajudar o seu negócio a se fortalecer por meio de alianças estratégicas. Vamos lá!
Estudando o mercado
O primeiro passo no processo de atrair novas parcerias é a observação. Quais são as outras empresas que possuem o mesmo público-alvo que o seu negócio? Como vocês podem encontrar um ponto de conexão que beneficie ambas as partes?
No artigo do Sebrae Alagoas, é citado um ótimo exemplo: uma oficina automobilística e uma loja que vende peças de carro possuem o mesmo público-alvo. Dessa forma, as duas empresas podem trabalhar juntas com uma loja indicando a outra para os clientes.
Para que essa estratégia funcione, é necessário estudar o seu próprio mercado. Identifique as necessidades dos seus clientes e demais negócios que se relacionam, de alguma forma, com os produtos ou serviços oferecidos pelo seu.
Uma via de mão dupla
Agora que você já identificou uma provável parceria, é hora de mostrar que essa união pode ser benéfica para ambos. O seu negócio deve apresentar vantagens para esse empreendimento parceiro. Esse é o famoso valor agregado.
O valor agregado vai além do preço e da finalidade do seu produto ou serviço, esse termo diz respeito às vantagens imateriais oferecidas pela sua marca. Uma boa experiência do cliente ao entrar em contato com a sua marca, uma equipe capacitada que possa oferecer um atendimento diferenciado ou até a criação de uma comunidade em torno da sua marca são exemplos de valor agregado.
Nessa etapa, é essencial que você conheça os números e dados do seu negócio. Assim como no item anterior, conhecer o próprio mercado e o perfil dos seus clientes é de suma importância aqui.
É a partir dessas informações que você poderá desenvolver estratégias que agem como uma via de mão dupla, beneficiando tanto você, como a empresa parceira. Quer uma boa dica? Considere um programa de descontos para o cliente que adquirir produtos/serviços em ambas as empresas.
Quem é quem
Você já tem uma rede de contatos estabelecida? Conhece todos os atores relevantes desse mercado? Participa de feiras e eventos relacionados ao seu setor? O nome disso é networking.
Contar com um bom networking é importante para manter-se atualizado a respeito do seu mercado, abrindo espaço para novas possibilidades de parcerias e ampliando o alcance da sua marca. O networking nada mais é que um trabalho de mapeamento dessas possíveis oportunidades.
Sabe aquele ditado de que quem não é visto não é lembrado? Pois é, a sua marca precisa estar em evidência, participando de todos os eventos relevantes para o seu setor. Assim, você estará a par das novas tendências e players do mercado.
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Conheça a cultura da cooperação e descubra como ela atua
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Série Empreendimentos Coletivos - Cooperativa Financeira
A cooperação entre as empresas têm se destacado como um meio capaz de torná-las mais competitivas. Entre as estratégias cooperativas frequentemente utilizadas no mercado, estão: Fortalecer o poder de compras; Compartilhar recursos; Combinar competências; Dividir o ônus de realizar pesquisas tecnológicas; Partilhar riscos e custos para explorar novas oportunidades; Oferecer produtos com qualidade superior e diversificada. Existem vários modelos de cooperação. Aqui iremos tratar especificamente de cooperativa financeira. Mas, afinal, que modelo é esse? Cooperativa financeira ou cooperativa de crédito Segundo Ênio Meinen, Diretor de Coordenação Sistêmica e Relações Institucionais do Banco Cooperativo do Brasil S/A, a designação “cooperativa de crédito” tem merecido recorrentes objeções. Atualmente, os especialistas do ramo preferem usar o termo cooperativa financeira, em substituição a cooperativa de crédito. Segundo o Banco Central, uma cooperativa de crédito é uma instituição financeira formada por uma associação autônoma de pessoas unidas voluntariamente, com forma e natureza jurídica próprias, de natureza civil, sem fins lucrativos, constituída para prestar serviços a seus associados. A origem do ramo crédito A primeira cooperativa de crédito surgiu na Alemanha, em 1848, por iniciativa de Friedrich Wilhelm Raiffeisen. Era voltada aos ruralistas e, por isso, o nome Raiffeisen passou a identificar em vários países, inclusive no Brasil, o cooperativismo de crédito rural. Por aqui, a primeira cooperativa de crédito foi fundada em 1902, na localidade de Linha Imperial, município de Nova Petrópolis – Rio Grande do Sul. Acesse a publicação completa "Série Empreendimentos Coletivos - Cooperativa Financeira" (em PDF).
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Cooperativa é uma organização constituída por membros de determinado grupo econômico ou social que objetiva desempenhar, em benefício comum, determinada atividade. As premissas do cooperativismo são: Identidade de propósitos e interesses; Ação conjunta, voluntária e objetiva para coordenação de contribuição e serviços; Obtenção de resultado útil e comum a todos. O e-book “Cooperativa”, da série Empreendimentos Coletivos, apresenta ao empreendedor que demanda agilidade nas informações, o conhecimento essencial sobre o funcionamento do cooperativismo e como colocá-lo em prática. Como um verdadeiro manual de instruções descomplicado, a cartilha instrui sobre todas as etapas que constituem o surgimento formal de uma cooperativa. Procedimentos e organização interna, documentos necessários, tipos de cooperativas, tributos, obrigações da cooperativa e dos cooperados são explicados de maneira simples e objetiva. A publicação dedica, inclusive, espaço para respostas às dúvidas mais frequentes. Quando necessário aprofundar-se, endereços de sites estão à disposição para consultas específicas sobre legislação, comunicados, instruções normativas, entre outros. Acesse o link abaixo. Baixar "Cooperativa: Série Empreendimentos Coletivos" (em PDF). Veja também Cooperar é um bom negócio // Cooperativa
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E é aí que ele vai buscar um sócio, seja para investir, seja para complementar as atividades da gestão do empreendimento. Neste e-book você terá acesso a um conteúdo que explica o que se deve levar em conta na hora de escolher o seu sócio.
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Sat Jun 10 14:18:07 BRT 2023
Como inovar em uma cooperativa
Baseadas na união de indivíduos com um objetivo em comum - a busca por desenvolvimento -, elas podem ser, também, um terreno fértil para o surgimento de novas ideias. Para que isso aconteça é preciso que seja aplicada uma cultura de inovação, com muita análise e espaço para a contribuição dos cooperados. Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para organizar e agilizar projetos. Leia o e-book e entenda o papel da inovação no cooperativismo.
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Lidando com a ansiedade na empresa e com seu time
A pressão sobre o empreendedor é enorme. A necessidade de resultados, os compromissos estabelecidos, a expectativa, a paciência e persistência necessárias muitas vezes tomam o melhor dele ou dela e abrem espaço para um mal silencioso: a ansiedade. Em doses normais, a ansiedade é uma boa parceira. Nos deixa atentos aos detalhes, nos coloca em estado de alerta para percebermos melhor ameaças e nos deixa de prontidão para alguma eventualidade. Mas em doses exageradas, seu efeito é o inverso: atrapalha a concentração, dispersa o foco e aumenta demasiadamente os níveis de estresse das pessoas da equipe, bem como o do empreendedor. Lidar com a própria ansiedade e gerenciar os sentimentos da equipe é mais um dos muitos desafios por que passa um empreendedor. Frente a um cenário de incertezas, tanto nacional quanto mundial, somado aos efeitos da pandemia da covid-19, pressões econômicas e a natural pressão pelo sucesso, é uma carga que pode, por vezes, parecer pesada para quem deseja construir uma empresa sólida e bem-sucedida. Não é possível fugir das pressões; vencer a ansiedade, entretanto, é uma tarefa administrável, desde que sejam tomados os devidos cuidados e se preste atenção para que quadros silenciosos não se instalem de forma definitiva. Pode parecer contraditório, mas uma dose de ansiedade é um importante motivador na busca por resultados. A calma exagerada ou a positividade tóxica não estimulam a alta performance da mesma forma que a necessidade de cumprir metas e alcançar os objetivos previamente estipulados. O problema aparece quando o estado de prontidão sai do controle. Quem vai saber diferenciar um clima de ansiedade produtiva de um pânico generalizado é, justamente, o gestor. A boa gestão de um líder vai ser capaz de motivar e engajar seu time, com base nos perfis comportamentais de cada membro, obtendo como resultado uma equipe de alta performance. Como lidar com a ansiedade da sua equipe? Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 260 milhões de profissionais faltam ao trabalho em alguns dias por sofrimento causado pelo transtorno de ansiedade. Entre os gatilhos que causam o sentimento, estão uma agenda sobrecarregada, metas vistas como inalcançáveis e falta de reconhecimento por parte dos gestores. Um líder observador vai perceber que membros de sua equipe estão ansiosos se passar a notar sinais como: excesso de tarefas iniciadas mas não terminadas; comportamento imprevisível; instabilidade emocional; irritabilidade extrema. Depois, é possível perceber diferenças de acordo com o perfil de cada colaborador. Aqueles com perfil mais analítico e pacientes vão se comportar de forma mais irritada, apresentar seus pontos com mais agressividade, defender suas análises e atacar opiniões diferentes como se fossem “inferiores”. Pessoas com perfil mais comunicativo vão demonstrar aumento da eloquência. Vão falar mais alto ainda, interromper as pessoas durante sua fala, chamar muita atenção para si e conversar mais ainda do que o usual. Pela ansiedade ser um medo difuso, ou seja, uma sensação de que uma ameaça sem nome ou objeto definido paira no ar, ela pode ser amenizada com a apresentação de situações concretas e tangíveis, mesmo sobre tópicos mais subjetivos, de forma a jogar luz na trilha a ser percorrida e ajudando a formular o planejamento ou delinear melhor prováveis resultados da jornada. Demonstrar empatia e valorizar a saúde mental dos colaboradores, além de um ato humano, pode resultar em uma equipe integrada e resiliente. Vale a pena mostrar a fragilidade e ser um suporte para cada membro do time. O líder que conquista o time em momentos difíceis forma uma equipe pronta para atingir o sucesso ao seu lado. Saiba mais: Baixe o e-book Saúde Mental do empreendedor Acalmando a ansiedade no gerenciamento
Fri May 19 02:28:38 BRT 2023
E-book: Hubs de inovação no cooperativismo
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Thu May 04 09:53:05 BRT 2023
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Tue May 02 13:21:30 BRT 2023
O que são cooperativas
A cooperativa é uma sociedade de natureza civil, formada por no mínimo 20 pessoas, gerida de forma democrática e participativa, com objetivos econômicos e sociais comuns. Os próprios associados, seus líderes e representantes têm total responsabilidade pela gestão e fiscalização da cooperativa. Existem aproximadamente 4,9 mil cooperativas registradas na Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), congregando mais de 17 milhões de cooperados e 455 mil pessoas empregadas. Apenas no ramo das cooperativas agropecuárias, o faturamento fica em torno dos R$ 239 bilhões/ano, ou cerca de 26,6% do Produto Interno Bruto (PIB). Estatuto social e organização da cooperativa O estatuto é o conjunto de normas que regem funções, atos e objetivos de uma cooperativa. Esse documento de acordo deve ser elaborado com a participação dos cooperados, para atender às necessidades da cooperativa e de todos os participantes. O conteúdo do estatuto social deve ser baseado na doutrina, na filosofia, nos princípios do cooperativismo e na legislação específica para cooperativas (Lei 5.764, de 1971).
Tue May 02 13:04:00 BRT 2023
O que é e para que serve a conta gov.br?
O que é a conta gov.br? O governo federal, visando facilitar o acesso dos cidadãos aos seus serviços, disponibiliza de forma digital praticamente todos os serviços oferecidos à população. De acordo com os dados do site do governo federal, atualmente, são cerca de 4.800 serviços disponibilizados de forma virtual pelos diversos órgãos do governo, como INSS, Receita Federal, Forças Armadas, Polícia Federal, além de todos os ministérios. Entre os serviços disponibilizados, podemos destacar informações sobre a vida de trabalho, como CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), incluindo dados do INSS; informações sobre a saúde dos cidadãos, como a Carteira de Vacinação; informações sobre os dados fiscais, como a Declaração do Imposto de Renda; além de Título de Eleitor; CNH (Carteira Nacional de Habilitação); e muitas outras informações gerais sobre licitação e tramitação de diversos documentos necessários ao dia a dia da população. O acesso a todos esses serviços digitais se dá pela plataforma gov.br. Para ter acesso, é necessário que o cidadão tenha cadastrada uma conta gov.br na plataforma. O cadastro desta conta em que devem ser informados os dados pessoais do cidadão pode ser realizado por alguma repartição do governo onde se busca qualquer um des serviços disponibilizados na plataforma. Ou se o cidadão for consultar sobre qualquer serviço em um computador, notebook ou celular, por exemplo, e ainda não tiver a conta, ele próprio pode criá-la para acessar o serviço de que necessita. No momento da criação da conta, é necessário cadastrar uma senha. O acesso será sempre com o CPF e a senha da conta. Independentemente da forma como foi criada, não existe nenhuma cobrança de manutenção ou pela utilização da conta, nem mesmo para qualquer alteração, atualização ou troca de senha da conta. Níveis da conta gov.br Existem três níveis de segurança e confiabilidade da sua conta gov.br: bronze, prata e ouro. Cada um desses níveis dá acesso a certos processos e ações dentro do portal. O nível depende da segurança e confiabilidade dos dados que estão sendo inseridos na conta. Assim, ao criar sua conta no gov.br, quando são informados somente os dados pessoais, CPF, identidade, número do PIS e endereço, estará automaticamente no nível bronze, com confiabilidade e segurança básicas e acesso a poucos serviços digitais, tais como: Fazer o login em qualquer serviço gov.br sem precisar de senha, usando apenas a biometria do celular; Gerenciar as autorizações de uso dos seus dados; Realizar a prova de vida utilizando o reconhecimento facial. Nos níveis prata e ouro, além dos serviços do nível bronze o usuário poderá: Visualizar e compartilhar seus dados e documentos digitais; Utilizar serviços gratuitos de assinatura eletrônica no site assinador.iti.br; Acessar serviços públicos que exigem o maior grau de confiabilidade da conta gov.br; Habilitar a autenticação em duas etapas para ter mais segurança no uso da sua conta. A diferença entre eles é que você tem segurança máxima no nível ouro e segurança alta no nível prata. Para poder acessar certos serviços que exigem mais segurança e confiabilidade, é necessário aumentar o nível da conta. Para realizar a formalização do Microempreendedor Individual(MEI), por exemplo, é preciso que o empreendedor esteja no nível prata ou ouro. No artigo Como aumentar o nível de acesso da conta gov.br, explicamos os meios e procedimentos para aumentar o nível de sua conta gov.br. Para saber mais: Acesse: site do governo federal: O que é a conta gov.br Fontes: 1. O que é a conta gov.br prata ou ouro 2. Como conseguir o selo de confiabilidade MEI
Fri Apr 28 12:28:16 BRT 2023
Associativismo: importância e benefícios para as empresas
Associativismo é a aplicação de um modelo de cooperação e integração entre indivíduos ou empresas, com o objetivo de que todos se beneficiem da união e cresçam juntos. É uma estratégia de desenvolvimento ancestral, simbolizada no bordão “a união faz a força”. A metodologia pode ser aplicada em qualquer área de atuação e possibilita evoluir mais do a concorrência. A única exigência é que haja pontos e características em comum, como a utilização das mesmas matérias primas, tipos de produtos ou serviços. Uma vez identificada a sinergia, os empreendedores devem realizar um estudo de viabilidade econômica para confirmar que são capazes de suportar os custos de implantação e de manutenção da associação, que deve compreender, no mínimo, uma central de negócios, marketing e serviços. O associativismo é uma solução para fortalecer e tornar competitivos pequenos e médios negócios, inclusive constituindo um espaço de conversação entre os empreendedores, sociedade e poder público. Ao dividir despesas operacionais e somar competências, cortam custos e elevam a qualidade de seus produtos. Ainda, muito importante, possibilitam o acesso a novos mercados de forma vantajosa, podendo negociar prazos e preços com mais assertividade. O desenvolvimento técnico e profissional dos colaboradores e empresários fica muito favorecido pela troca de informações, permitindo traçar estratégias de vendas conjuntas. As vantagens econômicas e de gerenciamento são muitas, entre elas: União – pensar coletivamente e permite trocar experiências e crescer em conjunto; Aculturamento – possibilita adotar mais facilmente uma cultura empreendedora; Compra conjunta – aumenta o poder de barganha e facilita o acesso aos grandes fornecedores do mercado; Fixação da marca – associar o negócio a uma rede maior confere ganhos a cada um dos participantes; Capacitação de pessoal – empresários e funcionários melhor qualificados melhoram a gestão do negócio, a qualidade do trabalho e o atendimento aos clientes; Lucratividade – ao melhorar as margens de comercialização, as empresas podem conseguir um aumento considerável no faturamento; Parcerias – fundamentais para a implementação de ações promocionais; Conceito de Loja – a padronização no visual dos estabelecimentos, desde a fachada, layout interno e externo, passando pela uniformização e aparência dos funcionários, informatização e modernização de processos, traz inúmeros benefícios; Competitividade – empresas ganham visibilidade ao utilizar benefícios como comprar bem e barato, maximizar e diversificar o mix de produtos, capacitar-se gerencialmente, viabilizar treinamentos para a equipe de colaboradores e organizar melhor o estabelecimento como um todo. Saiba Mais: O associativismo cria uma visão de negócios mais igualitária Tudo o que você precisa saber para criar uma associação de sucesso