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Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
Desenvolvendo competências: o valor das soft skills

Neste artigo da série Desenvolvendo competências, veja a importância das soft skills e como desenvolver essas habilidades na equipe.

· 18/10/2022 · Atualizado em 19/10/2022
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Já se perguntou por que o mercado valoriza tanto as soft skills (habilidades comportamentais)? Vivemos em uma época focada nas relações, em que palavras como empatia e coletividade têm um significado importante nas organizações, porque fazem parte do processo de interação, tanto entre os membros da equipe como da equipe com o público-alvo atendido pelas empresas.

É importante destacar que, enquanto as habilidades técnicas (hard skills) podem ficar defasadas, exigindo atualização constante, as habilidades comportamentais têm um caráter perene e sempre serão valorizadas porque fazem parte da inteligência emocional das pessoas. Outro aspecto importante que deve ser observado por quem trabalha com a gestão das empresas e dos recursos humanos é que ambas as habilidades - soft skills e hard skills - devem ser analisadas e trabalhadas com os colaboradores, afinal elas se completam: ter alguém com altas habilidades técnicas para um cargo ou função, mas que não consegue trabalhar em equipe, cria atritos com outros colaboradores ou não sabe se comunicar pode trazer um clima ruim na empresa e prejudicar o desempenho de toda a equipe.

A busca por habilidades mais humanizadas se dá justamente pelo fato de o mercado estar cada vez mais automatizado. Uma pesquisa da Deloitte aponta que, até 2030, dois terços dos empregos serão intensos no uso de soft skills: atividades mais coletivas, criativas e que conseguem formar equipes mais unidas e resilientes.

Nesse sentido, o mercado aponta para algumas soft skills importantes de serem avaliadas e trabalhadas na equipe: comunicação, criatividade, liderança, pensamento crítico, resiliência, resolução de conflitos, proatividade, entre outras. Cabe destacar que, apesar de essas habilidades normalmente serem inatas, é possível também desenvolvê-las e incentivá-las nas empresas.

Uma das estratégias mais importantes para o trabalho com soft skills é realizar frequentemente a avaliação de desempenho, bem como desenvolver a cultura do feedback. Incentivar habilidades voltadas à comunicação interpessoal e senso de equipe, por exemplo, pode ocorrer por meio da  criação de programas de mentorias internas, prática de feedback entre pares e entre líder e liderado, proposição de momentos mão na massa (resolver algum problema que a empresa esteja enfrentando com propostas que podem partir dos colaboradores), treinamento de negociação, treinamento de vendas, espaço para debates de diferentes temas e/ou para análise de dados, disponibilização de material para leitura, momentos de integração da equipe, enfim as possibilidades são muitas.

Mas, não se esqueça: antes de tudo, conheça a sua equipe, defina objetivos, metas e propósitos para a empresa e realize ações e estratégias para atrair e reter os talentos que se identificam com o seu negócio. Não hesite em promover jornadas ou planos de desenvolvimento para a sua equipe, pois isso não representa custos, e sim investimento que retorna para a organização.

E lembre-se: o Sebrae é o parceiro certo para essa jornada. Entre em contato conosco pelo 0800 570 0800.


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