Entenda o que é design estratégico e como o conceito pode inovar no atendimento aos clientes, reduzir custos e gerar lucros para o seu negócio.

Há alguns anos, o design tem ampliado sua atuação, saindo do contexto cultural para o econômico. Atualmente, todo mundo já sabe que ele é bom, mas poucas empresas o usam: ou porque não sabem exatamente o que significa ou porque desconhecem os seus benefícios ou, até mesmo, porque acreditam que é um serviço caro.
O que poucos sabem é que o design pode ser usado não só no âmbito estético de uma marca ou de um produto, mas também no estratégico de um negócio. Pelo fato do grau de complexidade e de competitividade do mercado estar cada vez mais alto, as empresas não encontram alternativas senão se reinventar.
Elas precisam de novas maneiras que possibilitem o surgimento de soluções mais rentáveis e que gerem diferenciação. E é nesse sentido que o design estratégico pode contribuir.
Como usar o design estratégico no negócio?
O design estratégico pode ser usado como ponto central em um modelo de negócio. As metodologias e ferramentas ajudam as empresas a entender seus usuários, suas necessidades e seus desejos, bem como suas angústias e irritações.
O design possibilita que as empresas repensem seus processos e forma de gestão, gerando mudanças operacionais e de entrega do produto ou serviço.
Ao compreender esses comportamentos e atitudes, as empresas podem desenhar conceitos e estratégias, entregando um valor mais efetivo para o cliente. Elas conseguem ter, assim, um relacionamento de longo prazo, o que significa gerar fidelidade, objetivo que todo negócio deseja hoje em dia.
O design possibilita que as empresas repensem seus processos e forma de gestão, gerando mudanças operacionais e de entrega do produto ou serviço. Também permite que os funcionários ajudem na criação das estratégias, engajando-os em um processo colaborativo e contínuo de mudança.
Muitos especialistas defendem que o design estratégico nada mais é do que a utilização do processo original do design para gerir negócios. Logo, ele é capaz de reduzir custos, já que é voltado para a satisfação do cliente, ao mesmo tempo que traz resultados significativos para as organizações. Qualquer empresa, grande ou pequena, pode investir em design.
Benefícios do design estratégico para os pequenos negócios
- Capacidade de inovação
As pequenas empresas podem utilizar o design estratégico para entender as demandas dos clientes e identificar barreiras e novas oportunidades de negócio para, assim, se adaptar às mudanças de comportamento e consumo do mercado.
- Potencial de diferenciação
Um serviço, produto ou marca com design inovador traz diferenciação e alto valor agregado à empresa. Aplicar isso a um mercado específico fideliza o cliente e cria uma vantagem competitiva para o negócio.
- Melhoria da gestão e redução de custos
O design estratégico pode ser usado no gerenciamento criativo de projetos da empresa e no aperfeiçoamento dos processos de desenvolvimento de produtos e serviços. Isso, muitas vezes, reduz os custos.
- Geração de lucro
O design estratégico pode possibilitar aumento do número de vendas, alcance de uma maior fatia de mercado, melhores margens de lucro e melhor retorno sobre o investimento (ROI).
Quer saber mais sobre design estratégico?
Confira os conteúdos abaixo que separamos para você:
- O design no comércio
- O design thinking como ferramenta estratégica para pequenos negócios
Foi um prazer te ajudar :)