Empreendedor: aprenda práticas sustentáveis para aplicar no ramo da construção civil.
O setor da construção civil é o vencedor em poluição ambiental no Brasil. O alto consumo de energia, a poluição do solo, o desperdício de água e a má gestão de resíduos são alguns dos principais impactos causados por esse setor.
Segundo o Ministério das Cidades, estima-se que 51% a 70% dos restos de materiais vão parar nas ruas devido ao descarte incorreto. Diante disso, como o setor pode reduzir esse impacto? A resposta é simples: investindo em práticas sustentáveis.
Se você empreende nesse ramo e deseja oferecer um serviço de construção sustentável, além de ajudar na preservação do meio ambiente, você se diferencia dos concorrentes por meio da oferta de um serviço especializado e reduz a carga tributária do seu negócio se beneficiando com incentivos fiscais oferecidos pelo governo, como o IPTU Verde, por exemplo.
Um dos objetivos de uma construção sustentável é reduzir o consumo de recursos naturais e a produção de resíduos sólidos, líquidos e gasosos nos canteiros de obras. Diminuir os impactos ambientais negativos causados pelo empreendimento é o principal, e são muitas as possibilidades para colocar isso em prática. Veja a seguir.
Dicas para implementar ações sustentáveis em suas obras
Para que a sua empresa faça uma gestão sustentável da obra é fundamental o alinhamento com o cliente. Isso porque alguns materiais influenciam diretamente o valor, a estética e a proposta da construção.
Materiais
Optar por materiais de baixo impacto ambiental é uma das primeiras ações que você, enquanto empreendedor, pode sugerir ao cliente. Apesar de um custo mais elevado, eles geralmente têm melhor qualidade e exigem menos manutenção. Tintas à base d´água, bambu para estruturas e cortiça para isolamento térmico são algumas opções.
Maquinário
Nesse caso, nada de fumaça preta saindo das máquinas! Opte, sempre que possível, por máquinas movidas a biocombustíveis ou combustíveis híbridos.
Reutilização de água
Quando o assunto é sustentabilidade, o consumo de água ainda é um dos grandes gargalos enfrentados pela construção civil. Segundo o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), cerca de 50% da água potável destinada às áreas urbanas é utilizada para canteiros de obras.
Já imaginou o tamanho da economia se essas construções optassem pelo reuso da água ou pela captação da chuva?
Gestão de resíduos
Evitar o desperdício impacta não apenas o volume de resíduos produzidos, como o orçamento financeiro de uma obra. Pensando nisso, confira algumas ações para diminuir a geração de lixo e contribuir para uma atuação mais sustentável:
- Opte por técnicas que reduzem o desperdício, como as construções off site;
- Armazene os materiais de modo correto para evitar que se quebrem;
- Qualifique sua equipe em relação ao manejo e à separação dos resíduos;
- Invista em planejamento e evite a perda de materiais;
- Defina o local de despejo dos resíduos conforme suas características.
Para conhecer as normas técnicas de construções sustentável, o Sebrae preparou um material para você. Clique aqui.
Aprenda tudo sobre construção sustentável, da teoria à prática.
Para mais informações sobre o mercado de construção civil, faça parte do nosso grupo do Telegram.
Foi um prazer te ajudar :)