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Mercado e Vendas | LOJA ONLINE
Dicas para gerar tráfego para sua loja virtual

Veja dez dicas para atrair mais visitantes para o seu site e aumentar as suas vendas.

· 25/01/2023 · Atualizado em 10/02/2023
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Uma loja virtual pode ter um ótimo design e ser responsiva. São itens importantes, mas se você não gerar tráfego para ela, de nada adianta. Por isso, separamos dez dicas para você implementar no seu planejamento e execução. São ações simples que geram tráfego orgânico e pago para o seu e-commerce e podem alavancar suas vendas. Confira!

1. Otimize seu site para mecanismos de busca (SEO)

Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de práticas que devem ser implementadas no seu site para posicionar melhor seu e-commerce nos buscadores, como Google, Bing e Yahoo.

As estratégias de SEO aproximam seu conteúdo dos usuários que estão pesquisando sobre este tema. Por exemplo, se você vende brinquedos feitos à mão, é importante que o tráfego venha dessas pessoas e não de quem procura por habilidades para fazer brinquedos.

2. Crie um blog e poste com frequência

Criar um blog é uma excelente forma de gerar tráfego. Trata-se de mais um canal de interação com os internautas, além de poder aumentar o número de visitantes direcionados para seus perfis nas redes sociais. O blog também favorece o destaque nos mecanismos de pesquisa.

Depois de criar um blog, lembre-se de produzir conteúdo relevante para o seu público e de publicar com frequência. Se você não puder fazer isso todos os dias, estipule os dias, mas mantenha a constância e deixe seu leitor avisado.

3. Aproveite o poder das mídias sociais

As redes sociais podem atrair visitantes para o seu site. Entenda os hábitos de navegação do seu público para escolher a melhor plataforma, se Instagram, Facebook, Twitter, TikTok ou Pinterest, por exemplo. Você pode posicionar sua marca no funil de vendas e onde estão seus clientes em potencial.

4. Inclua o endereço do seu site na assinatura de e-mail

Você sabia que também pode gerar tráfego a partir dos e-mails que envia? Basta adicionar o seu site ou loja virtual na sua assinatura, no final do e-mail. Além de direcionar o tráfego para seu site, uma assinatura pode ajudá-lo a parecer mais profissional ao enviar mensagens.

5. Registre sua loja no Google Meu Negócio

Se você também tem uma loja física, outra estratégia para um bom posicionamento nos resultados do Google é o Google Meu Negócio ou Perfil de Empresa. Com esse recurso, seu estabelecimento aparece no Maps e em um card na lateral da página de resultados da pesquisa. É possível cadastrar horário de funcionamento, fotos, contatos e avaliações de outras pessoas.

6. Comece a usar o Google Ads

Com o Google Ads, você pode anunciar no Google e páginas parceiras para segmentar sua marca quando clientes em potencial pesquisarem os produtos ou serviços no buscador. Como esse anúncio será exibido apenas para pessoas interessadas em seu serviço ou produto, o tráfego gerado tende a ser de alta qualidade.

7. Anuncie no Facebook

Você também pode utilizar grupos-alvo do Facebook para direcionar tráfego de qualidade para sua loja. Você deve segmentar seus anúncios por localização geográfica (país, estado, cidade), idade, sexo e interesses. Lembre-se de direcionar os anúncios para o seu site, não para sua página do Facebook.

8. Use anúncios do Instagram

O recurso de anúncios do Instagram permite que você crie anúncios para serem exibidos para usuários que não estão, necessariamente, seguindo seu perfil. Por exemplo, seus anúncios podem ser exibidos para as pessoas de acordo com seus interesses e dados demográficos.

9. Faça uma campanha de e-mail marketing

A execução de campanhas de marketing por e-mail é outra maneira de direcionar tráfego de qualidade para sua loja. Com essas campanhas, você pode enviar ofertas, cupons de desconto e boletins informativos, entre outros.

10. Acompanhe os resultados

Você deve medir o tráfego que chega à sua loja por meio de plataforma. Para fazer isso, você deve ter o Google Analytics instalado em sua loja. Um recurso útil para o seu e-commerce é configurar o funil, que permite ver em qual etapa do processo de compra um cliente abandona uma compra. Assim, você pode identificar possíveis problemas e fazer ajustes para evitar que seus clientes saiam do site antes que a jornada de compra termine.

Artigo escrito a partir do texto do Sebrae-PR: 10 maneiras de impulsionar sua empresa na internet

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