this is an h1

this is an h2

Thu Oct 08 15:01:10 BRT 2015
Leis | CERTIFICAÇÕES INTERNACIONAIS
Entenda a importância da normalização internacional para os negócios

Adequar a empresa às normas garante a melhoria da qualidade e possibilita a entrada no mercado externo.

· 28/07/2015 · Atualizado em 08/10/2015
FAVORITAR
Botão favoritar
Ação necessária

As diversas atividades oferecidas pelo mercado, seja de produtos ou serviços, devem obedecer a normas e padrões de qualidade e desempenho.

Esta é ação fundamental para a empresa, pois seguir os critérios exigidos garante a qualidade do que é produzido ou ofertado. Também torna o negócio mais competitivo, devido à adequação aos critérios do mercado.

De acordo com as regras internacionais, a normalização é fundamental para exportação dos produtos. Apenas aqueles que seguem a regulamentação podem ser apresentados ao exigente mercado externo.

Dessa forma, o empreendedor que deseja expandir seus negócios e incrementar as vendas com exportação, deve seguir as regras internacionais para poder concorrer com o mercado global cada vez mais competitivo.

Para o mercado interno, o empreendedor deve seguir os padrões estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Mas essa normalização restringe-se ao território nacional.

Conheça abaixo as principais normas internacionais.

FAVORITAR
Botão favoritar
ISO e IEC

Quem vai investir em exportação deve ficar atento às normas da Organização Internacional de Padronização (ISO) e da Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC). As siglas referem-se aos nomes em inglês.

A ISO é responsável por estabelecer padrões mundiais para todas as áreas técnicas, por meio da conciliação dos interesses de fornecedores, consumidores, governos, comunidade científica e demais representantes da sociedade civil.

A IEC institui critérios para produtos eletroeletrônicos, incluindo eletrônica, eletromagnetismo, eletroacústica, multimídia e telecomunicações. Estabelece também padrões para produção e distribuição energética.

As informações sobre as normas internacionais (ISO ou IEC) existentes ou em desenvolvimento podem ser obtidas com a ABNT.

FAVORITAR
Botão favoritar
As normas ISO

Cada área técnica é regida por um conjunto específico de normas ISO. Por isso, cabe ao empreendedor informar-se sobre as regulamentações referentes a seu negócio.

Mas algumas dessas normas são gerais e devem ser seguidas por qualquer empreendimento. Confira a seguir algumas delas:

ISO 9000: estabelece requisitos para melhoria da qualidade, promovendo maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, funcionários e fornecedores. Independentemente da área de atuação ou porte da empresa.

ISO 14000: tem como principal foco a gestão ambiental. Fornece a estrutura para que as empresas consigam promover ações internas para obter a certificação. Para que uma empresa garanta o Certificado ISO 14000, deve comprometer-se com as leis previstas na legislação ambiental de seu país.

ISO 26000: trata-se de regulamentação com o objetivo de incorporar a responsabilidade social como fundamento da gestão de negócios, contribuindo para a utilização mais consciente de recursos humanos e naturais.

Leia também


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?