this is an h1

this is an h2

Fri Feb 17 17:41:20 BRT 2023
Pessoas | CAPITAL HUMANO
Entenda como o RH pode ajudar seu funcionário a produzir mais e melhor

Implantar uma área de recursos humanos (RH) ajuda a dinamizar sua empresa e trazer mais lucros para o seu negócio

· 28/12/2022 · Atualizado em 17/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Uma das tarefas mais fascinantes e difíceis de uma empresa, qualquer uma, está em administrar bem as pessoas que trabalham nela. A chamada “força de trabalho”, funcionários, os recursos humanos, colaboradores, dor de cabeça e vários outros nomes que esses heróis ganham ao longo do tempo.

Em gestão, tudo é importante, mas dentro do que é essencial, quase nada é tão importante quanto ter uma boa equipe motivada, preparada, interessada e que traga resultado.

Todo aquele que se aventura em montar um negócio eficiente e lucrativo sabe, ou deveria saber, como isso é importante, mas é mais fácil falar do que fazer, não é?

Bom, há muitos jeitos de montar um bom time. Estar próximo aos funcionários, conhecer seus pontos fortes (e os fracos), treiná-los, prepará-los, taí uma boa maneira.

E por que não contar com uma boa ajuda nisso? Há gente que se prepara a vida toda, e que tem vocação, para isso: são as pessoas que trabalham nas áreas de recursos humanos. Um bom RH é fundamental para ajudar sua empresa a crescer, ajudando suas equipes a trabalhar melhor.

Você está em um bom momento, seu negócio está estável e bem montado; você já tem um bom percurso em sua área, com vendas consolidadas e um quadro de funcionários estável.

Nesses casos, implantar uma área de RH em sua empresa pode efetivamente dinamizar os processos de trabalho e trazer benefícios palpáveis (leia-se, mais lucro) e vantagens competitivas.

Há um conjunto de boas práticas objetivas em recursos humanos que influenciam diretamente no aumento de produtividade e/ou diminuição do retrabalho. Vamos a elas:

  1. É importante sempre deixar claro quais são os perfis dos cargos da sua empresa. Uma descrição de cargos bem estabelecida faz com que o trabalho seja organizado da melhor forma possível; isso diminui o retrabalho e ajuda as pessoas a saber o que precisam fazer, quando precisam fazer e de que forma precisam executar suas tarefas. Defina seus cargos com clareza
  1. Quando contratar um funcionário, aprimore seu processo seletivo. Uma seleção bem montada economiza tempo e dinheiro. Lembre-se: contratar e mandar um funcionário embora nos primeiros seis meses equivale a um prejuízo de mais de 200% do salário dessa pessoa, tendo em vista a perda de tempo do empresário, da empresa, o tempo de aprendizagem do profissional e as possíveis rescisões advindas do término do contrato de experiência ou mesmo de algum treinamento. Faça recrutamento e seleção de forma profissional. 
  1. A qualificação beneficia funcionários e empresários. A capacitação é a forma mais rápida de se aumentar a qualidade da mão de obra em uma empresa – e ela precisa ser implementada desde o início, com um bom processo de integração. Ela não precisa, necessariamente, ser externa: o empreendedor pode perfeitamente montar uma área para isso, e aí, o RH pode ajudar muitíssimo. Treine seus funcionários, sempre!
  1. Utilize o salário de forma inteligente: crie formas criativas de motivar e recompensar seus colaboradores, como remuneração variável, comissão pelas vendas, um programa de participação nos lucros e nos resultados, pagando bônus por assiduidade ou oferecendo uma premiação por metas cumpridas, entre outras formas. Use o salário como uma forma de motivar seu colaborador.

Esse conjunto inicial de dicas (como você percebeu, em cada caso há um link, com conteúdo que o Sebrae preparou para ajudá-lo) é mais fácil de ser implementado do que parece e vai trazer resultados.

O que é importante é ter o apoio de um profissional dedicado a isso, especializado, com conhecimento técnico para ajudar sua empresa a obter os resultados esperados. 

E aqui vai mais uma sugestão: o Sebrae tem conteúdo para ajudá-lo a construir equipes de alta performance. Clique aqui para saber mais.

Preparado para dar um upgrade à equipe em sua empresa? Monte uma área de RH – você não vai se arrepender.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora