this is an h1

this is an h2

Thu Jul 14 09:41:59 BRT 2022
Pessoas | POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO
Use o salário como uma forma de motivar seu colaborador

Mais do que apenas um item dos custos, os salários devem promover o aumento dos resultados da empresa através de recompensas e aumento de desempenho.

· Atualizado em 12/07/2022
Imagem de destaque do artigo

Você, empreendedor, é a pessoa mais interessada no resultado da sua empresa, não é mesmo? Portanto você também é quem mais deve incentivar a produtividade e o desempenho dos seus colaboradores. 

Uma das formas mais inteligentes e rápidas de fazer isso é usar o salário, que é um direito do colaborador, como uma ferramenta de motivação e aumento de desempenho. Aposto que você não tinha pensado nisso ainda. Mas, para fazê-lo,  é preciso ter uma visão da remuneração como fator de investimento da empresa, e não como fator de custo.  

Você, empreendedor, também é responsável por promover processos de melhoria e aumento da competitividade de sua empresa. As recompensas por desempenho é uma das ferramentas mais simples e rápidas para trazer esse resultado, desde que sejam feitas de forma a alinhar atitudes e comportamentos dos colaboradores com os objetivos da empresa.

O que compõe o salário

A primeira coisa que você precisa saber é que existem duas formas legais de remuneração: fixa e variável

A parte fixa do salário, que corresponde ao valor que você registra na carteira de trabalho quando contrata alguém, só pode ser aumentada, nunca diminuída. Ao promover o colaborador, você pode aumentar o salário dele.

A parte variável é uma parcela do salário que pode sofrer alterações pois está vinculada a algum resultado. A mais comum é a comissão de vendas, na qual quanto maior ou menor for o volume de vendas, maior ou menor será o valor pago.

Atenção: existem regras legais para o uso da remuneração variável que você precisa conhecer antes de implementar. Converse com o seu contador ou o responsável pelo Departamento Pessoal para entender as convenções coletivas de cada setor.

Pontos mais importantes

Como usar o salário para motivar o colaborador:

1. Quanto maior o salário, maior a responsabilidade

Pague bem seus colaboradores e cobre-os na mesma medida. O melhor colaborador é aquele que “custa” caro e traz muito resultado.

2. Conheça os requisitos de cada cargo

É fundamental que você saiba exatamente quais são os requisitos do cargo, ou seja, o que um colaborador precisa saber para realizar aquela função na sua empresa. Quanto maiores forem os requisitos, maiores precisam ser o salário e o resultado que ele traz para a empresa.

3. Atrele o salário a um resultado importante

Aproveite a remuneração variável para aumentar um resultado importante para sua empresa. Se você tem uma equipe de vendedores, por exemplo, trabalhe com comissões variáveis em produtos que são mais difíceis de vender ou dão lucro maior. Quanto mais eles vendem, mais todos ganham!

É hora de mudar a mentalidade, empreendedor. Salário não é custo, mas investimento e viabilidade. A expansão do seu negócio começa com a expansão da sua mente, por isso entenda: o melhor tipo de colaborador que você pode ter na sua empresa não é o colaborador barato, é o colaborador que dá resultado.

Você está mais preocupado com o quanto gasta com os salários dos seus colaboradores ou com o resultado que eles trazem para sua empresa?

Saiba mais

Curtiu? Então aprenda mais no curso “Planeje Suas Metas e Resultados” direto no seu WhatsApp.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?