this is an h1

this is an h2

Tue Apr 18 20:33:23 BRT 2023
Inovação | SUSTENTABILIDADE
Extrativismo sustentável: celeiro de bons negócios

Gerar trabalho e renda sem agredir a natureza. Esse é a base do extrativismo sustentável.

· 06/03/2023 · Atualizado em 18/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O extrativismo é a atividade econômica mais antiga da humanidade. Consiste em retirar da natureza recursos vegetais ou minerais. Antes da chegada dos colonizadores portugueses ao Brasil, grupos indígenas já praticavam o extrativismo.

Mas ele transformou-se em atividade econômica voltada ao mercado com a extração do pau-brasil, rumo a Portugal.

Hoje, as principais atividades extrativistas no Brasil são a extração de petróleo, ferro e outros minérios. Mas o extrativismo, principalmente vegetal (açaí, babaçu, castanha do pará, cacau, borracha), é uma atividade econômica, muitas vezes de subsistência, praticada em diversas regiões, país afora.

Extrativismo sustentável  

Nas últimas décadas, com o crescimento das ameaças ambientais, como o aquecimento do planeta por conta do efeito estufa, vem avançando também a consciência sobre a necessidade de uma ação firme dos governos e das pessoas.

Essa conscientização chegou também à economia, com o desenvolvimento do conceito de extrativismo sustentável.

O ponto de partida é garantir o extrativismo como atividade econômica sem afetar (ou afetando ao mínimo) o meio ambiente. É claro que isso não se aplica a todas as atividades extrativistas.

Fica de fora, por exemplo, a extração de petróleo que, combustível fóssil, por si só produz, na combustão, gases que aceleram o efeito estufa.

Mas o princípio da sustentabilidade já alcançou vários outros ramos, como a produção de papel que, hoje no Brasil, passa, em grande medida, pelas reservas certificadas de eucalipto.

Empresas responsáveis por outras atividades que geram efeitos negativos sobre a natureza realizam a compensação, plantando florestas ou recuperando nascentes.

Certificado de sustentabilidade

O Governo Federal emite o Certificado de Extrativismo Sustentável para pessoas e empresas que contem com áreas florestais florestas nativas primárias e/ou secundárias e que desejam realizar a extração/coleta de produtos não-madeiráveis, como frutas, folhas, sementes, cascas, bulbos e óleos essenciais.

Para obter o certificado, é preciso comprovar práticas sustentáveis ou não predatórias.

Exemplos de sucesso

Há, em todo o país, inúmeras iniciativas de sucesso em extrativismo sustentável, algumas já com décadas de história. Calcula-se que a atividade movimente cerca de R$ 5 bilhões ao ano.

A atividade mais importante talvez seja o reflorestamento com eucalipto, destinado à produção de papel e de móveis. Hoje, grande parte do papel consumido em publicações e escritórios tem o selo de origem de florestas certificadas.

O reflorestamento recuperou muitas áreas anteriormente degradadas. Confira neste material do Sebrae.

Diversas empresas também vêm abraçando a sustentabilidade como causa. A Natura, por exemplo, um dos principais nomes do país na área de cosméticos, desenvolve um projeto de grande porte, de apoio a comunidades que vivem do extrativismo. E a empresa adquire dessas comunidades produtos utilizados na produção de cosméticos. 

Outra iniciativa importante é a SaveCerrado, que atua no bioma hoje mais ameaçado pelo desmatamento, por conta do avanço descontrolado da fronteira agrícola. A SaveCerrado é uma Organização Não-Governamental (ONG) que visa a proteger o meio ambiente, a sustentabilidade econômica e as populações nativas no cerrado.         

Sustentabilidade e desenvolvimento

O Brasil está no centro mundial do debate sobre desenvolvimento sustentável, por conta do crescimento da devastação ambiental nos últimos anos. Assim, abrem-se, para o empreendedor, as possibilidades de “negócios verdes”.

Primeiro, porque os investimentos internacionais devem crescer. Inclusive por meio do apoio a ações de proteção ambiental, como a compensação por atividades econômicas predatórias realizadas nos países desenvolvidos.

Fique, então, atento(a) às possibilidades que se abrem na área de extrativismo sustentável. Veja este material preparado para o Sebrae: Especialistas debatem os desafios de aumentar a produção de alimentos no Brasil e atender à agenda da sustentabilidade | ASN Nacional - Agência Sebrae de Notícias (agenciasebrae.com.br)

E bons negócios!

Fonte: https://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/12/extrativismo-vegetal-450x300.jpg? 

Fonte: https://static.todamateria.com.br/upload/pi/ra/pirarucupesca.jpg?auto_optimize=low 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?