this is an h1

this is an h2

Tue Jul 19 20:36:28 BRT 2022
Empreendedorismo | OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Festival de Parintins (AM): um roteiro para encantar seu cliente

Disputa entre os fãs do Boi Caprichoso e Boi Garantido atrai mais de cem mil pessoas e injeta até R$ 100 milhões na economia. Aproveite e amplie seus negócios.

· 30/06/2022 · Atualizado em 19/07/2022
Imagem de destaque do artigo

O Amazonas é um dos grandes paraísos do ecoturismo no Brasil, que recomeça a retomar as atividades depois de dois anos de restrições associadas à pandemia do covid-19. Mas o Amazonas sedia, também, um dos mais importantes eventos de turismo de folclore do Brasil, o Boi-Bumbá, que, tradicionalmente, leva mais de cem mil pessoas a cada ano à ilha de Parintins, no final do mês de junho, dobrando a população local. A expectativa do Governo do Amazonas é de que a festa injete até R$ 100 milhões na economia local.

A volta do Boi-Bumbá depois de dois anos representa, de outra parte, uma ótima oportunidade de destino para você oferecer a seus clientes. E quanto mais você conhecer sobre o assunto, melhores as possibilidades de convencer o cliente a respeito desse roteiro turístico.

O ponto alto do festival é a rivalidade de dois grandes blocos, os fãs do Boi Caprichoso e do Boi Garantido, iniciada há cerca de cem anos em Parintins, que fica à beira do Rio Amazonas, a 420 Km de Manaus.

O Boi-Bumbá, uma variação do Bumba-meu-boi nordestino, narra a lenda de Mãe Catirina, que estava grávida e tinha o desejo de comer língua de boi. O marido, Pai Francisco ou Negro Francisco, decidiu então sacrificar o boi favorito do patrão, para satisfazer o desejo da esposa. Mas a intervenção de um pajé evitou o sacrifício e a previsível ira do patrão.

Como se nota, o Boi-bumbá apresenta uma mescla de tradições culturais brasileiras, com referências indígenas, africanas e portuguesas.

A origem

O festival surgiu no início do século XX mas ganhou proporção na década de 1960. A primeira comemoração “oficial” aconteceu em 1965, animada por um grupo que se intitulava Juventude Alegre Católica (JAC). No ano seguinte foi introduzido o desafio entre os dois blocos, do Boi Caprichoso e do Boi Garantido.  E a rivalidade crescente foi ampliando as comemorações, que passaram a durar três dias, atraindo turistas de todo o Brasil e do exterior.

A festa tem semelhanças com os desfiles de escolas de samba – incluindo alas, fantasias e alegorias, música e dança –, sempre com destaque para as tradições culturais da região. Tudo acontece no Bumbódromo, um espaço construído em 1988, com capacidade para 35 mil pessoas. Fora do período do Boi-Bumbá, o Bumbódromo é utilizado para exposições artísticas e outras atividades culturais. 

O ponto alto das apresentações são as porta-estandartes, que levam a bandeira-símbolo dos bois, e a Cunhã Poranga, uma personagem que representa a índia mais bonita da tribo. 

A turma do Boi Caprichoso é identificada pela cor azul, e a do Boi Garantido, pelo vermelho. Cada time apresenta cerca de quatro mil participantes, devidamente fantasiados. Até este ano o Boi Garantido havia ganhado 32 títulos ao longo da história, contra 23 títulos do Boi Caprichoso. 

Uma curiosidade é que em 1982, a equipe do Boi Caprichoso sentiu-se prejudicada na distribuição de verbas públicas e decidiu não participar do festival. A Prefeitura, para manter a disputa, convidou um time, do Boi Campineiro, que, sem condições de competir à altura, ganhou um vice-campeonato simbólico naquele ano. 

Quem vai ao Festival de Parintins também não pode deixar de visitar o “Curral dos Bois”. Cada equipe tem seu “curral”, onde acontecem os ensaios e onde fantasias e outros adereços são criados.

Outras atrações

Se você vai oferecer Parintins a seus clientes como destino turístico, é bom saber que a cidade tem outras atrações. Por exemplo, o Mercado Municipal, uma bela construção que hoje aloja também lojas de artesanato, cafés e restaurantes especializados na culinária amazônica. O mercado se localiza às margens do Rio Amazonas, garantindo uma paisagem maravilhosa, principalmente, ao nascer e ao pôr do sol.

A Catedral de Nossa Senhora do Carmo é outra atração importante em Parintins. O projeto foi elaborado na Itália e a construção da catedral terminou em 1981, graças a doações do Festival Folclórico. Entre os dias 6 e 16 de junho, quando o Boi-Bumbá se aproxima, a catedral atrai milhares de romeiros de todo o país para a realização da festa de Nossa Senhora do Carmo.

Telegram

 Participe você também, acompanhe as notícias
e dicas para sua área de atuação.

Confira abaixo os canais já existentes no Telegram: 


 Sebrae Turismo

https://t.me/sebraeturismo


 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?