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Wed Sep 14 17:09:36 BRT 2022
Empreendedorismo | ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Ganhe dinheiro com as eleições: aprenda a precificar seu produto

Entenda quais são os pontos de análise para chamar a atenção do seu cliente e aumentar o faturamento da sua empresa no período eleitoral.

· Atualizado em 14/09/2022
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As datas comemorativas são momentos oportunos para que o empreendedor possa aumentar suas vendas. E neste ano, com as eleições de 2022, não é diferente, basta compreender a dinâmica do mercado e realizar os devidos ajustes no seu comércio para poder faturar.

Nesse período eleitoral, é comum que haja um giro na economia, visto que a propaganda eleitoral movimenta a contratação de empregos temporários e informais para o ramo. O setor de serviços também aumenta a sua demanda com a necessidade de atividades como panfletagem, distribuição de santinhos, motoristas de carro de som e muitos outros. 

Oportunidades de venda

Por mais que as eleições possam gerar uma instabilidade, devido aos dias de fechamento do comércio, opte por enxergar esse cenário como uma oportunidade, seja para adquirir um novo segmento provisório com a temática eleitoral ou para gerar aproximação dos seus clientes

Preço de venda

E para início de conversa, o empreendedor precisa definir corretamente o preço dos seus produtos e serviços. O preço não pode ser muito alto, pois isso inibe o consumidor a comprar. Mas também não pode ser muito baixo, de modo a comprometer o seu faturamento

Como definir o preço de venda então? Nós, do Sebrae, vamos pontuar alguns aspectos que devem ser avaliados para estabelecer preços da forma mais assertiva. Vamos lá?

  • Custo dos serviços – Os custos são a parte mais sensível na formação de preço de venda de um serviço, pois será sobre este custo que será aplicado todos os outros componentes para se chegar ao seu preço final.  

Na prestação de serviços custo envolve a mão de obra que realiza os serviços, assim como os insumos utilizados em sua execução.

Suponha que você tem um salão de beleza. Para definir o preço da unha, por exemplo, você precisa avaliar aspectos como: valor do alicate, valor de manutenção das suas ferramentas de trabalho, custo do esmalte, acetona, algodão. Nesse sentido, avalie os custos dentro do seu segmento. 

  • Despesas fixas – São os gastos que permanecem constantes, independente de aumentos ou diminuições na quantidade vendida. Os gastos fixos fazem parte da estrutura do negócio, ou seja, aluguel, energia elétrica, funcionários, encargos etc. Considere que a média total da venda dos seus produtos precisa suprir essas contas. 

Do contrário, não fará sentido ter uma empresa que não gere lucro, não tenha saldo suficiente para garantir seu próprio funcionamento.

  • Lucro – Já que mencionamos o lucro no tópico anterior, vamos direto ao ponto. A margem de lucro é um dos principais indicadores da saúde financeira da sua empresa. A margem de lucro vai indicar a diferença entre o faturamento e os custos de produção. 

Com base nisso, é possível identificar se a sua empresa é rentável ou improdutiva. Caso perceba que possui alguns prejuízos, esta é a hora de traçar estratégias para reverter o cenário.

  • Impostos – Os impostos precisam ser analisados com atenção antes da definição do preço de venda. Isso porque o valor do imposto corresponde ao dinheiro que será repassado ao governo. E a falta de pagamento pode implicar, inclusive, no funcionamento da sua empresa. 

O ideal é estar em dia com todos os impostos cobrados sobre o seu produto, serviço ou estabelecimento. Se possuir dúvidas de como pode fazer isso, entre em contato com o seu contador

Importância do markup

Sabe outro ponto de extrema importância para te ajudar na definição de um preço de venda? O markup! Trata-se de um método de precificação, que ajuda o empreendedor a achar qual é o melhor preço final para determinado produto ou serviço.

O método consiste em calcular os custos fixos e variáveis da empresa, bem como o seu custo de produção e a margem de lucro esperada. Com todos esses cálculos expostos de maneira clara, o empreendedor saberá exatamente como definir o preço de forma que beneficie seu número de vendas e a gestão financeira de sua empresa.

Depois disso, basta criar a tabela de vendas e faturar. Vale ressaltar que esta tabela não é imutável, ela pode sofrer alterações de acordo com fatores externos - como o cenário da economia, a oferta e procura do mercado – ou internos – custos de produção, lucratividade e outros. 

Se você gostou do conteúdo, acesse o portal do Sebrae e confira uma série de dicas para alavancar os seus negócios.  Caso possua dúvidas sobre o assunto, entre em contato conosco pela central de relacionamento pelo número 0800 570 0800. 

Veja também:

Curso Sebrae: A formação do preço para o meu tipo de negócio


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