Como a indústria de base tecnológica pode contribuir para o desenvolvimento sustentável, promovendo sociedades pacíficas e inclusivas conforme o ODS 16.

Criada em 2015, com o aval dos 193 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU), a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável estabeleceu 17 objetivos, conhecidos como ODS. Eles abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo e, por isso mesmo, são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.
E o item de número 16 é justamente o que trata de paz, justiça e instituições eficazes. O ODS 16 fala em promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. E assim como em todos os outros ODS, o Brasil tem suas metas específicas para o item 16.
Por exemplo, no item 16.1, a ONU diz “reduzir significativamente todas as formas de violência e as taxas de mortalidade relacionadas em todos os lugares". A meta do Brasil ficou assim “reduzir significativamente todas as formas de violência e as taxas de mortalidade relacionadas, em todos os lugares, inclusive com a redução de 1/3 das taxas de feminicídio e de homicídios de crianças, adolescentes, jovens, negros, indígenas, mulheres e LGBTQIAPN+”.
A contribuição da IBT no ODS 16
Com forte impacto no desenvolvimento sustentável do país, a indústria de base tecnológica (IBT) também é acionada para contribuir de várias maneiras com o ODS 16, relacionado à educação, à inovação e, claro, às oportunidades econômicas.
As IBTs podem ajudar a aumentar o acesso à informação e à educação, reduzindo as desigualdades e promovendo a inclusão social. O uso de tecnologias de comunicação e informação, como a internet e as redes sociais, permite que as pessoas se conectem e compartilhem informações, ideias e recursos, independentemente de sua localização ou status socioeconômico.
É também papel da indústria de base a criação de soluções inovadoras que abordam problemas sociais, econômicos e ambientais. Tecnologias como inteligência artificial, big data e blockchain podem ser utilizadas para criar soluções mais eficientes e acessíveis, desde sistemas de saúde e educação até sistemas de transporte e energia.
Responsabilidade social e oportunidades econômicas para o desenvolvimento sustentável
Ao aplicar certas tecnologias, as IBTs podem ajudar a promover a transparência e a responsabilidade social, permitindo que as empresas sejam mais responsáveis em relação aos impactos sociais e ambientais de suas atividades.
Por meio de tecnologias de monitoramento e rastreamento, as empresas podem monitorar e gerenciar seus impactos ambientais e sociais, garantindo que suas atividades sejam sustentáveis e justas para todos.
A questão financeira faz parte do impacto da indústria de base tecnológica no ODS 16, já que as IBTs podem contribuir para a criação de oportunidades econômicas para comunidades marginalizadas, com soluções inovadoras que promovam o empreendedorismo social e o desenvolvimento local. Um bom exemplo é a atuação das fintechs, que permitem o acesso a serviços financeiros para comunidades de baixa renda, enquanto soluções de agricultura de precisão podem aumentar a produtividade e a renda de pequenos agricultores.
Para saber mais com Sebrae
Sem agências físicas, as fintechs oferecem serviços financeiros 100% on-line, são ágeis e com baixo custo e, muitas vezes, têm maiores vantagens. Sua diferença em relação aos bancos digitais está apenas na configuração jurídica, ou seja, ambos são seguros e confiáveis.
Com papel fundamental na sociedade, a indústria de base tecnológica (IBT) engloba quase todos os setores econômicos, como máquinas e equipamentos, produtos químicos, saneantes, embalagens e eletroeletrônicos.
Leia também:
Foi um prazer te ajudar :)