As indústrias de base tecnológica (IBT), como startups educacionais, contribuem para atingir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 - Educação de qualidade

Na Agenda 2030 da ONU, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 é educação de qualidade. Para cumprir o compromisso de garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, foram estabelecidas as seguintes metas:
- Garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário livre, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes;
- Garantir que todas as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, de modo que eles estejam prontos para o ensino primário;
- Assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo universidade;
- Aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive, competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo;
- Eliminar as disparidades de gênero na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de vulnerabilidade;
- Garantir que todos os jovens e uma substancial proporção dos adultos, homens e mulheres estejam alfabetizados e tenham adquirido o conhecimento básico de matemática;
- Garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável;
- Construir e melhorar instalações físicas para educação, apropriadas para crianças e sensíveis às deficiências e ao gênero, e que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros e não violentos, inclusivos e eficazes para todos;
- Substancialmente, ampliar até 2020, globalmente, o número de bolsas de estudo para os países em desenvolvimento, em particular os países menos desenvolvidos, pequenos Estados insulares em desenvolvimento e os países africanos, para o ensino superior, incluindo programas de formação profissional, de tecnologia da informação e da comunicação, técnicos, de engenharia e programas científicos em países desenvolvidos e outros países em desenvolvimento;
- Substancialmente, aumentar o contingente de professores qualificados, inclusive, por meio da cooperação internacional para a formação de professores, nos países em desenvolvimento, especialmente os países menos desenvolvidos e pequenos Estados insulares em desenvolvimento
Importância das startups de educação
A educação a distância (EAD) era uma tendência crescente, baseada principalmente no desenvolvimento tecnológico, quando a pandemia a tornou o estado da arte. O isolamento social decorrente da emergência sanitária, somado à inclusão digital, fez com que uma imensa massa de professores e alunos passassem a ensinar e aprender por meio de plataformas digitais.
A observação dos resultados e a inclusão digital foram responsáveis, juntas, por disseminar o aprendizado via internet e, assim, ferramentas não convencionais de ensino se tornaram cada vez mais presentes. Mesmo a educação formal, vinculada ao sistema de ensino tradicional, passa a utilizar as vantagens da tecnologia para alcançar melhores resultados no aprendizado e na comunicação com o aluno.
A própria procura por conhecimentos digitais, treinamentos e capacitação aumenta a cada dia. Startups de educação, atualmente, vicejam em um mercado favorável à inovação. O ensino se dá por meio de telas, e os materiais de estudo se adaptam a essas de forma orgânica. Assim, hightechs educacionais vêm solucionar problemas que há tempos impediam que o setor fosse afetado pelas inovações tecnológicas presentes no mundo contemporâneo.
Startups educacionais têm aperfeiçoado o ecossistema brasileiro em todos os níveis de ensino, e vêm contribuindo para atingir uma educação de qualidade no Brasil, contribuindo assim para que o país atinja a ODS 4.
Entre elas, destacam-se iniciativas como:
Br.ino: tem como objetivo democratizar o ensino de robótica, tornando acessível esse conhecimento para os jovens brasileiros e ajudando na inserção desse público no mercado de tecnologia.
ClassApp: melhora a comunicação escolar, um dos maiores gargalos da relação entre professores/pedagogos e pais de alunos, o que contribui para uma maior qualidade do processo. O aplicativo possibilita o envio de mensagens, individuais ou de grupos, marcar reuniões, enviar boletins e informativos com desempenho dos alunos e ainda realizar o registro das atividades escolares em tempo real.
Saiba Mais:
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Vídeo Tecnologias Educacionais // José Pacheco & Cláudio Sassaki
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