A importância da indústria de base tecnológica para fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

O último dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Agenda 2030 fala em fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. Criada em 2015, com o aval dos 193 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU), a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável estabeleceu 17 objetivos, conhecidos como ODS.
Os objetivos abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo e, por isso mesmo, são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.
No item 17, os temas abordam as finanças, a tecnologia, a capacitação, o comércio e as questões sistêmicas, como a coerência de políticas e institucional e as parcerias multissetoriais. Com a inclusão da tecnologia entre as metas, a indústria de base tecnológica (IBT) não só não fica de fora como impacta fortemente o desenvolvimento sustentável.
A tecnologia no ODS 17
O quesito tecnologia do ODS 17 trata da melhora na cooperação Norte-Sul, Sul-Sul e triangular regional e internacional e o acesso à ciência, tecnologia e inovação. Também tem como meta aumentar o compartilhamento de conhecimentos em termos mutuamente acordados. Faz parte da Agenda 2030 promover o desenvolvimento, a transferência, a disseminação e a difusão de tecnologias ambientalmente corretas para os países em desenvolvimento, em condições favoráveis, inclusive em condições concessionais e preferenciais, conforme mutuamente acordado
O Brasil, segundo as metas específicas em relação ao ODS 17, quer chegar até 2030 operacionalizando plenamente o Banco de Tecnologia e o mecanismo de desenvolvimento de capacidades em ciência, tecnologia e inovação para os países de menor desenvolvimento relativo a até 2017, e aumentar o uso de tecnologias de capacitação.
Papel da IBT no desenvolvimento sustentável
A indústria de base tecnológica tem um papel importante na promoção do desenvolvimento sustentável com a criação de soluções inovadoras e da parceria com outras empresas, governos e organizações da sociedade civil. E para fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável, a indústria pode: investir em pesquisa e desenvolvimento, fornece soluções sustentáveis, estabelecer parcerias estratégicas e adotar práticas sustentáveis.
Como a indústria de base tecnológica pode fortalecer o desenvolvimento sustentável
Nesse sentido, as IBTs podem patrocinar pesquisas para encontrar soluções sustentáveis e novas tecnologias para ajudar a sociedade em termos de desenvolvimento econômico, social e ambiental. Lembrando que as soluções devem ser sustentáveis como por exemplo soluções que reduzam a pegada de carbono, aumentem a eficiência energética, promovam o uso de fontes de energia renováveis, gerenciem os recursos naturais e destaquem a economia circular.
Com parcerias estratégicas, as empresas de base tecnológica podem trabalhar em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável, com a colaboração em projetos de inovação, a partilha de recursos e conhecimentos. As IBTS também precisam adotar práticas sustentáveis em suas próprias operações, reduzindo resíduos, optando por energia renovável e ainda promovendo diversidade e inclusão.
Seguindo esses itens, as IBTS podem impactar ainda mais o desenvolvimento sustentável e ser protagonistas em uma grande mudança em prol do Brasil e do mundo.
Para saber mais com Sebrae
Confira como é a atuação do Sebrae em relação à Agenda 2030 e como ele atua para contribuir com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e para fortalecer os negócios de impacto social.
Foi um prazer te ajudar :)